Nossa sociedade sempre soube, mesmo inconscientemente, a importância de se divulgar e se promover para os demais com o intuito de se destacar e alcançar um objetivo. Em várias situações de nosso cotidiano, precisamos provar nosso valor e mostrar qual o nosso diferencial entre tantos outros.

A partir de estudos mais aprofundados sobre essa divulgação, criamos o termo marketing e, junto com ele, desenvolvemos teorias e ferramentas capazes de nos auxiliar nesse processo de ser conhecido e se destacar das outras pessoas e organizações. O que no começo era bem simples, atualmente se encontra num nível mais elevado e complexo.

A tecnologia nos ajudou a aprimorar as estratégias de marketing e uma delas já se destaca quando falamos de captar novos clientes. Criar landing page se tornou fundamental para conseguir ampliar a cartela de clientes das empresas e organizações no mercado online, aumentando os resultados daqueles que a utilizam de maneira adequada e otimizada.

Mas você sabe o significado do termo landing page? Sabe as vantagens que essa ferramenta oferece para você e seu negócio? Como o design pode te auxiliar a criar landing page de sucesso? Conhece como funciona o processo de criar landing page? Sabia que é possível criar landing page grátis?

Se você ainda não sabe a resposta para alguma dessas perguntas, você está no lugar certo. Neste artigo iremos te explicar tudo sobre como criar landing page e como o design pode ser o diferencial para maximizar seus resultados. Nos acompanhe nessa leitura e aprenda tudo sobre essa ferramenta de marketing digital.

O que é landing page?

Antes de saber como criar landing page e como utilizar o design para te auxiliar nesse processo, você precisa se familiarizar com o termo e entender o significado dessa ferramenta de marketing que vem crescendo cada vez mais.

Se traduzirmos o termo landing page ao pé da letra teremos algo parecido com “página de pouso”, “página de aterrissagem” ou a mais usada “página de captura”. Mas qual o significado disso? A landing page nada mais é do que a página em que o novo visitante "aterrissa" após ser atraído por alguma campanha de marketing de sua empresa.

O objetivo principal ao criar landing page é converter esses novos visitantes em um lead em potencial, ou seja, obter mais informações das pessoas que estão acessando sua página com o intuito de torná-las em clientes no futuro. Por isso, a landing page deve ter foco total nesse objetivo e não perder tempo tentando fazer algo diferente disso.

Para conseguir converter os visitantes em novos leads para sua empresa, existem algumas estratégias como formulários onde as pessoas fornecem seus dados pessoais (nome, telefone, e-mail, entre outras) em troca de algum benefício.

Geralmente são oferecidos e-books, infográficos, planilhas, cupom de desconto ou testes grátis para conseguir obter as informações dos visitantes. Com essas informações você conhece um pouco mais dos visitantes e consegue introduzi-lo nas estratégias de marketing para convertê-los em novos clientes.

Portanto, ao criar landing page você deve focar completamente no seu único objetivo, gerar novos leads em potencial. Seja direto e sem rodeios, ofereça algo de valor para os novos visitantes e convença-os de que a sua empresa é diferente das demais.

Como o design pode ajudar a criar landing page de sucesso?

Agora que você já entendeu o significado do termo, chegou o momento de aprender como o design pode te auxiliar a criar landing page de sucesso, capaz de alcançar vários novos usuários e convertê-los em leads em potencial.

Para explicar detalhadamente e facilitar o seu entendimento, criamos uma lista bem detalhada de como usar o design para aprimorar e otimizar sua página, caso já possua uma, ou a criar landing page caso ainda não utilize essa ferramenta.

Nos acompanhe nessa leitura e fique por dentro dessa união de ferramentas de marketing que aumentarão os resultados de sua empresa.

1 - Utilize títulos e subtítulos claros e objetivos

Um fator muito importante no momento de criar landing page são os títulos e subtítulos de sua página. Eles são o destaque da sua landing page e são a porta de entrada de sua página, pois o título e o subtítulo é a primeira coisa que o usuário irá ler.

De acordo com estudos realizados pelo Copyblogger, um site especializado em copywriter, 80% das pessoas que acessam sua página lerão apenas os títulos. Esses estudos também concluíram que apenas 20% dos visitantes leem os títulos e seguem lendo todo o conteúdo de sua landing page.

Os seus títulos e subtítulos devem chamar a atenção de seus visitantes. Eles devem ser motivados e instigados a continuar a leitura, para que você possa transmitir sua mensagem através de um conteúdo curto e interativo, resultando na conversão desses visitantes em novos leads em potencial.

Para evitar a distração das pessoas que entram em sua página, quando criar landing page utilize o negrito nos seus títulos e subtítulos. Fazendo isso você destaca essa área de seu conteúdo e chama a atenção dos visitantes, estimulando a leitura dessas partes diferentes de sua landing page.

Por isso, no momento de criar landing page, separe um tempo para reunir ideias e elaborar os melhores títulos e subtítulos para sua página, pois, caso não faça isso, as chances do visitante ler apenas os títulos e se desinteressar serão extremamente altas.

2 - Chamada para ação precisa e convincente

Outro fator primordial a ser destacado quando criar landing page é o CTA (Call to Action, ou chamada para ação).

O CTA tem como objetivo principal instigar o leitor a realizar alguma ação pré estipulada por você. Vamos imaginar a seguinte situação: sua empresa atua no ramo de consultoria financeira e você preparou um material rico para explicar as novidades do mercado com o objetivo de atrair futuros clientes.

Quando criar landing page para atrair clientes para esse curso, o seu CTA deve estimular os leitores a se inscrever e receber o material rico com a intenção de aprender todo conhecimento ofertado por você. Para isso utilize expressões como: “baixe agora esse e-book”, “aprenda hoje mesmo tudo sobre” ou “se atualize com as novidades do mercado”.

Lembre-se sempre de mostrar o quão importante é para o leitor realizar a ação que você deseja que ele faça. Crie senso de urgência e utilize gatilhos mentais para convencer cada vez mais usuários.

Outro fator importante para se lembrar quando criar landing page é utilizar cores diferenciadas no CTA. Ele precisa se destacar e chamar a atenção de seus leitores, por isso a cor dele deve ser diferente dos demais e bem chamativa, para induzir ainda mais o seu leitor a fazer a ação.

3 - Utilize o contraste de cores ao criar landing page

Continuando os pensamentos sobre cores, utilize bastante do contraste de cores quando criar landing page. As cores podem fazer com que seu leitor continue a leitura ou desista imediatamente após o primeiro contato.

Claro que você deve usar as cores de sua identidade visual em sua landing page, mas crie destaque através do contraste para as áreas mais importantes de página, os títulos, subtítulos, CTA e formulário. Eles devem se destacar dos demais e chamar a atenção dos clientes.

Caso as cores de sua empresa não se contraste o suficiente e você perceba que não está convertendo muitos leads, mude as cores de sua landing page para conseguir reverter essa situação. As cores de seu negócio não precisam mudar, mas uma landing page que não converte é uma página desperdiçada.

Uma dica é aplicar a psicologia das cores ao criar landing page. Existem vários estudos sobre os significados das cores e das emoções que elas transmitem para as pessoas ao entrar em contato com elas. Portanto vale a pena dedicar um tempo para entender um pouco mais sobre a psicologia das cores.

Logo, não menospreze o valor das cores quando for criar landing page. Elas podem ser o diferencial entre seu leitor continuar ou não a leitura de todo o conteúdo que você preparou. Dedique um tempo e pense bem em qual cor usar.

4 - Otimize seus textos com as técnicas de SEO

O SEO (Search Engine Optimization, ou otimização para motores de busca) é um conjunto de técnicas utilizadas com o objetivo de garantir as melhores posições no ranqueamento orgânico (sem utilizar anúncios pagos) nos sites de busca, principalmente o Google.

Utilizar as estratégias de SEO ao criar landing page é importantíssimo para garantir que mais pessoas visitem sua página. Aumentando o número de visitas, as chances da quantidade de leads e de clientes aumentar é bem maior quando comparado a uma página que não utiliza o SEO.

Algumas técnicas que devem ser utilizadas são: palavras-chaves, o CTA, storytelling (contar histórias durante o conteúdo para envolver o leitor), persona (definição do perfil de seu cliente ideal), estruturação e formatação.

Cada uma dessas técnicas de SEO possuem suas próprias características e devem ser utilizadas de maneira adequada e otimizada. Fazendo isso no momento de criar landing page, certamente seus resultados serão bem melhores do que anteriormente.

Separa um momento para aprender um pouco mais sobre essas técnicas. Seu negócio merece o seu esforço!

Como criar landing page?

Agora que você já sabe o conceito do termo e como o design pode ajudar a otimizar seus resultados, você deve estar se perguntando como criar landing page, certo? Fique tranquilo, pois neste tópico iremos te explicar como você pode elaborar sua página.

Criar landing page, como mostramos nos tópicos anteriores, exige uma grande quantidade de conhecimento e aplicação de técnicas de marketing digital e design.

Além disso, caso deseje criar landing page do zero você ainda deve ter conhecimento avançado em programação e web design, para montar uma página totalmente funcional e capaz de converter leads.

Portanto, acaba sendo muito inviável criar landing page por conta própria. Por isso existem no mercado várias ferramentas que te auxiliam nesse processo. Elas facilitam toda a criação de landing page, sendo necessário apenas elaborar o conteúdo e aplicar nos templates já disponibilizados por elas. Algumas até te auxiliam no processo de criação de conteúdos.

Também é possível criar landing page grátis através das plataformas. As páginas grátis são mais limitadas do que a versão paga, porém ainda sim são capazes de alcançar seu objetivo principal de converter leads.

Logo, para criar landing page, você precisa adquirir conhecimentos como os que te mostramos nesse artigo e contar com a ajuda de uma ótima ferramenta de criação de landing page.

Pesquise no mercado os criadores de landing page e escolha aquela que melhor se enquadra no seu orçamento e nos seus objetivos.

Conheça agora os melhores criadores de landing page

Criar landing page é um processo que exige planejamento e conhecimento de várias técnicas e estratégias de marketing digital, além de utilizar ferramentas auxiliares como o design e a psicologia das cores para otimizar as páginas e os resultados obtidos.

Para auxiliar nesse processo, além de muita pesquisa e aprendizado, existem criadores de landing page que fornecem várias ferramentas prontas e que se enquadram nas necessidades gerais do mercado.

Mas você sabe quais delas se destacam e são as melhores para você e seu negócio? Pensando nessa dúvida, preparamos um artigo onde listamos os 6 melhores criadores de landing page do mercado.

Aprenda hoje mesmo quais os melhores criadores de landing page e saiba mais sobre as ferramentas de criação disponíveis para você e tenha mais informações que te ajudarão no processo de escolha!

Seu negócio irá agradecer e seus resultados serão maximizados!

Compartilhe

Este artigo foi útil?
Sim
não

Nós usamos cookies e outras tecnologias para melhorar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda com nossa  Política de Privacidade