O ser humano em sua essência é um ser com muita curiosidade, sempre busca aprender mais sobre os animais, as plantas, planetas, sistemas solares, galáxias e universos. Áreas como geografia, matemática, física, química, entre várias outras mais, foram sendo desenvolvidas, respondendo algumas perguntas e criando muitas outras.
Além de procurar entender sobre o seu redor, o ser humano também busca entender mais sobre si mesmo e a humanidade. Para isso, criamos a psicologia, em 1879, que nada mais é do que uma área da ciência que busca estudar e compreender os comportamentos e os pensamentos.
Desde essa época até hoje, aprendemos inúmeras coisas sobre nós mesmos, mas ainda temos um longo caminho pela frente. Um desses aprendizados foi a psicologia das cores, que explica como as cores afetam nossas emoções e escolhas de produtos ou serviços.
A psicologia das cores foi um marco para as empresas de marketing, pois através dela entendemos um pouco melhor dos fatores que influenciam o processo de aceitação e compra de uma determinada marca e produto.
E não seria diferente na landing page. Você sabia que a psicologia das cores tem enorme impacto na conversão de leads de sua landing page? Você sabe a melhor maneira de utilizar esse estudo? Não? Então continue conosco que mostraremos como a psicologia das cores pode otimizar os resultados de sua landing page.
Antes de mostrarmos como aplicar a psicologia das cores em sua landing page, precisamos primeiro entender o que esse termo significa. Landing page (na tradução literal, página de pouso ou página de aterrissagem) é a página em que o usuário pousa após ser atraído por alguma atividade de marketing ou através de alguma busca nos mecanismos de busca, principalmente o Google.
Essa ferramenta tem como principal objetivo atrair mais usuários para sua página e converter esses usuários em leads em potencial. Em outras palavras, a landing page é responsável por transformar as pessoas que entram em sua página em futuros clientes em potencial.
Para isso, geralmente a landing page oferece algo considerado valioso para o usuário em troca de informações dele. Um exemplo seria oferecer um cupom de desconto em determinado produto, porém para conseguir acesso a esse bônus, o visitante precisa preencher um formulário com algumas informações básicas como nome, email e telefone.
A landing page deve ser bem simples e objetiva, com menos elementos do que uma página de web normal, pois o único intuito dela é converter o usuário em cliente. Logo, ao criar a sua landing page, seja o mais objetivo possível e tenha um plano de marketing já traçado e seja fiel a ele, para assim extrair ao máximo do que essa ferramenta tem para lhe oferecer.
Portanto, landing page é uma ferramenta utilizada para converter os novos usuários que acessam sua página em prováveis clientes. Ela deve estar alinhada com sua estratégia de marketing, ser simples e objetiva, além de oferecer algo considerado valioso para os usuários. Dessa maneira, você obterá todos os benefícios dessa ferramenta e seu negócio terá resultados surpreendentes.
Vale ressaltar que é possível fazer landing page grátis e obter todas as vantagens sem a necessidade de um investimento inicial.
A psicologia das cores é a ciência responsável por estudar e tentar entender como as cores influenciam o comportamento e as emoções do ser humano. Em outras palavras, é a área da psicologia que realiza análises dos efeitos que variadas cores causam no cérebro humano, como alterações de humor, alteração de necessidades básicas como fome e sede, alteração nos sentimentos, instigar o desejo, entre vários outros.
Ao decorrer dos anos essa ciência tem renovado a maneira que as estratégias de marketing atraem e cativam os clientes. As grandes marcas têm aprendido com a psicologia das cores e aplicando em seus logotipos, propagandas e em seus planos de marketing e os resultados têm sido cada vez melhores.
De acordo com Neil Patel a cor é responsável por 85% da razão pela qual você compra um produto. Em outras palavras, apenas a cor do seu produto ou serviço é responsável por mais da metade da decisão de compra dos seus clientes, logo ela deve ser muito bem pensada e alinhada junto com a estratégia de marketing de seu negócio.
Estudos mostram também que as pessoas fazem um julgamento inconsciente sobre seu produto ou serviço nos primeiros 90 segundos após o contato visual. A cor sozinha impacta 90% nesse julgamento, ou seja, seu cliente gostar ou não de seu produto depende quase que inteiramente apenas da cor que você escolheu utilizar.
Portanto a psicologia das cores é imprescindível na hora de montar sua estratégia de marketing pois o seu cliente inconscientemente decide se vai gostar ou não e se vai comprar ou não seu produto ou serviço apenas ao olhar para a cor dele. Logo, dedique tempo e esforço no uso das cores em sua landing page.
Agora que você já sabe como as cores impactam em sua estratégia de marketing, mostraremos um pouco mais dos significados de cada cor e quais sentimentos e emoções estão ligados a elas. Com isso, você poderá entender melhor qual cor usar em sua landing page de acordo com seu planejamento de marketing.
No infográfico abaixo elaborado pela equipe da The Logo Company podemos perceber a relação das cores com emoções e sentimentos, além de alguns exemplos de grandes marcas que as utilizam.
No infográfico percebemos algumas das emoções associadas às cores. Abaixo preparamos uma lista mais detalhada dos sentimentos relacionados a cada cor.
Agora que você já aprendeu o que é landing page, o que é psicologia das cores e qual o significado das cores para a mente humana, está na hora de entender como todos eles impactam no momento de criação de sua landing page.
Quando você cria a sua landing page, você tem como objetivo principal converter os usuários atraídos por alguma estratégia de marketing em um possível lead em potencial certo?
Imagine que, um novo usuário entra em sua landing page e, ao chegar lá, ele encontra um carnaval de cores, totalmente desconexas, simplesmente jogadas na tela. Ou então, sua empresa tem foco na área de saúde e as cores usadas não dizem respeito a essa área. Qual a chance desse visitante se tornar um possível cliente? Quase nulas, concorda?
Logo, a influência da psicologia na landing page está relacionada ao sentimento que você quer que seu visitante sinta e na aceitação do visitante ao entrar em contato com as cores de sua página.
Portanto você deve sempre utilizar da melhor forma possível as cores em sua landing page, sempre pensando na impressão causada em seu visitante pelas cores e alinhar essa impressão com sua estratégia de marketing.
Após entender que a psicologia das cores tem bastante influência em sua landing page e no processo de aceitação de seus futuros leads, mostraremos algumas dicas de como utilizar essa ciência em seu favor e maximizar os resultados de seu negócio.
A psicologia das cores, além das emoções mostradas nos tópicos acima, também está relacionada ao gênero e a idade da persona (representação do cliente ideal). As estratégias adotadas para o público feminino e masculino assim como para os mais jovens e mais velhos são diferentes.
As mulheres preferem as cores azul, roxo e verde e são menos atraídas pelas cores marrom, laranja e cinza.
Os homens também preferem o azul e verde, adicionando o preto. Eles também são menos atraídos pelo marrom e laranja, além do roxo.
Lembre-se disso ao criar sua landing page.
Quanto a idade, o público mais infantil e mais jovem preferem cores com brilho mais forte e mais chamativas, relacionadas a positividade e energia como o vermelho, rosa, laranja e amarelo. Eles são menos atraídos pelo roxo e azul.
Já os adultos e mais velhos tendem a preferir tons mais frios e a cor azul predomina.
Portanto, a psicologia das cores deve ser utilizada em sua landing page de acordo com a mensagem que você deseja transmitir para seu cliente, além da idade e do gênero dele.
Desse modo, a aceitação tende a ser maior e os resultados de seu negócio certamente serão potencializados.
Uma vez que você já entendeu como e porque utilizar a teoria das cores em sua landing page, você pode estar se perguntando: Existe alguma ferramenta para me auxiliar nessa tarefa? E a resposta para sua pergunta é sim, existem várias ferramentas que, de forma gratuita, serão suas parceiras nessas jornadas.
Abaixo listamos 4 principais ferramentas grátis que te ajudarão nessa missão.
Com essas ferramentas para te auxiliar e o conhecimento passado nesse artigo, é possível criar sua landing page se adequando ao máximo ao usuário e convertendo ele em um futuro cliente apenas utilizando a psicologia das cores.
A psicologia das cores é uma ciência de total importância para as áreas de marketing atual, pois ela estuda a reação do cérebro humano com as cores utilizadas pelas marcas em seus logos e publicidades.
Portanto, a utilização dessa ciência na criação da sua landing page é imprescindível, pois sem ela seus resultados com certeza não serão tão otimizados quanto aqueles que fazem um ótimo uso da psicologia das cores.
Agora que você já sabe disso, não perca tempo e aprenda os 10 elementos de uma landing page de sucesso e crie já sua página utilizando todo seu conhecimento adquirido nesses artigos.
Seu tempo é agora! Vá atrás de seus objetivos e sonhos hoje!
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