Muita gente se pergunta: o que é uma landing page? Como colocar a landing page em evidência? Como captar mais clientes ou vender mais produtos, serviços e etc.

Hoje, nós vamos falar o que é uma landing page, como é possível vender através dela e os seus principais elementos, que sempre devem estar na página de vendas, como é chamada popularmente no marketing brasileiro.
O que é uma Landing Page?
Página de captura, essa é a nomenclatura utilizada que se tornou popular entre os analistas de marketing.

Porém, caso você seja um usuário do Google Analytics você irá se deparar com o termo que vamos falar aqui: Landing Page.

A landing page pode ser definida como uma página do seu site focada em converter um público, produto ou serviço em lead ou venda.

Ela se parece muito com um site completo, porém essas páginas, em sua quase totalidade, contêm menos elementos que o normal, o que a torna mais direta.

Também contém menos links do que a página inicial de um site normal. Isso é feito de propósito, já que é para a landing page o intuito é direcionar um visitante do seu site, blog ou rede social a uma conversão dentro do seu funil de vendas.
Para que serve uma landing page?
As páginas de destino têm objetivos relacionados às ações tomadas pelos visitantes da página. Ou seja, o conteúdo apresentado nesta página tem como objetivo fazer com que o visitante tome uma atitude.

De um modo geral, há a possibilidade de dois objetivos principais na criação de landing pages: venda direta e aquisição de leads.

As landing pages de vendas também são conhecidas como páginas de produtos. Eles geralmente apresentam o produto com fotos, vídeos, descrições de recursos e CTAs, que são botões de chamada para ação.

Já as landing pages de geração de leads têm tudo a ver com a captura de leads, ou melhor, a conversão de visitantes em leads.

Caso a sua empresa seja uma amante do inbound marketing, você saberá o quão importante é esta etapa para atrair novos clientes.

O inbound marketing é importante pois, ao adquirir leads, uma empresa inicia um relacionamento contínuo com seus possíveis compradores e, para nutrir essa relação é necessário captar informações como: telefone e email

Depois da captura dessas informações é possível seguir algumas estratégias de inbound, como por exemplo o email marketing.

Todas as estratégias de email marketing começam em busca de manter um relacionamento e nutrir o lead capturado pela landing page para que ele saia da inércia e se torne um comprador do seu produto.
Como fazer uma landing page rankear e converter em vendas?
Existem alguns elementos e boas práticas que você pode usar para ter uma página que, além de se posicionar e aumentar a visibilidade da sua marca, possa se converter e ser um motor de vendas para o seu negócio.
Tenha títulos impossíveis de serem ignorados
Os títulos de uma página de captura ou de vendas, são chamados de headlines. São eles que fazem com que você tenha a atenção do consumidor presa ao seu conteúdo.

Eles são o primeiro contato que os visitantes têm com o conteúdo da página e devem incentivar o usuário a ficar e convencê-lo de que esse conteúdo é realmente valioso para sua experiência.

O título deve ser objetivo e focado nos benefícios proporcionados ao usuário. É importante também que ele contenha a palavra-chave principal e seja estruturado de acordo com a busca do usuário.

Para te auxiliar a descobrir qual o seu título matador, pense em como pode encontrar esse produto ou serviço nos mecanismos de busca.

O headline deve ser a formulação da pergunta ou uma resposta para o questionamento.
Defina bem o seu público-alvo
A fim de tentar convencer as pessoas a comprar seu produto ou serviço, além de se cadastrar na sua página de captura, você precisa conhecê-las.

Primeiro, saiba o que elas querem, precisam ou esperam de um possível contato com sua marca.

Para fazer isso, crie sua persona corporativa, um perfil semi-ficcional de seu cliente ideal que não possui nenhuma objeção ao contato em potencial e com maior probabilidade de se tornar um consumidor leal.

Quanto mais você souber sobre seu público, mais eficaz serão seus mecanismos de vendas e marketing, especialmente em direcionamentos de forma digital.

É interessante que você imagine uma pessoa real, pode inclusive ser inspirado em um cliente real, com desejos, dores, hobbies, nome, idade…

A partir disso, utilize uma linguagem específica para eles. Como se você entrasse na mente deles, oferecendo serviços, promoções e ofertas.
Sua oferta deve ser o mais clara possível
Os visitantes precisam saber o que você tem a oferecer, de cara. Portanto, seja claro ao comunicar sua oferta.

Liste as principais funcionalidades, recursos, vantagens, e outros atributos do produto.

Além de minimizar possíveis objeções, você aumenta suas chances de classificação para uma palavra-chave associada ser ranqueada ou uma intenção de pesquisa informativa relacionada ao seu produto ou serviço.

As linhas que falam do produto devem ser objetivas, tendo o botão “comprar” bem explícito ou “adquira hoje”, “saiba mais” e etc.

Outra ótima dica é enfatizar os benefícios da oferta. Ao invés de escrever “adquira já o produto para emagrecer”, você pode escolher a alternativa de “Quero perder 10kg em 30 dias agora!”.
Dê uma atenção ao design
O design é essencial para a conversão. Estratégias são utilizadas frequentemente nas landing pages para aumentar o índice de conversão.

Estas, são baseadas em cores, tipografias, animações e outros elementos que possam fazer o consumidor clicar no CTA e ser persuadido por determinada empresa.

Por exemplo, é necessário espaço negativo para melhorar a legibilidade da página. Sem usar esse padrão, não adianta adicionar muito conteúdo ou pôr muitas imagens e outros recursos visuais. Deve haver espaço vazio na página entre parágrafos, linhas e caracteres.

Muita gente confunde que o design deve ter recursos demais, só que na landing page isso é o contrário. É necessário ter uma página limpa para que o consumidor tenha uma visão clara da ação que deve ser tomada.

Fontes que são menores, para serem usados, exigem alturas de linha mais elevadas. Com isso, é interessante dividir grandes parágrafos, em textos mais curtos, a fim de aumentar o espaço livre e deixar o conteúdo com mais legível.

Uma das práticas recomendadas do web design diz respeito a colocar elementos específicos, em locais que formam a letra F. Sendo este um mapa de calor, que mostra o comportamento do comprador e dos eleitores durante a visita.

É também uma boa prática que os elementos sejam dispostos primeiramente da esquerda para a direita, além de cima para baixo na tela.
Botão de chamada para ação, o CTA
O botão CTA se move pelo caminho e pelo funil de vendas. Ele serve como uma resposta aos adjuntos de título e frase na página de destino.

Eles devem comunicar claramente aos visitantes o que você espera deles. Adquirir um produto? Inscrever-se para uma newsletter? Acessar sua página de comércio eletrónico?

Experimente diferentes CTA’s para ver quais funcionam melhor. Além disso, considere adicionar vários CTAs à mesma página para que todos resultem no mesmo comportamento. A ideia é fortalecer continuamente a chamada.

A localização do botão CTA também é importante na página, que deve ser colocado de forma estratégica.

A regra dos terços divide visualmente a página inicial em quatro interseções. O canto mais legal para pôr o CTA é dentro dessas interseções, já que elas se atentam ao que o público deseja.
Como divulgar a landing page?
O objetivo da landing page é ser vista e, para isso existem dois caminhos: o tráfego orgânico e o tráfego pago.

Se a sua landing page tiver todos os itens descritos acima e as palavras-chave tiverem sido escolhidas com maestria, o tráfego orgânico acontecerá naturalmente.

Porém, quando se trata de anúncios pagos, o Facebook Ads, que além de divulgar lá na própria rede também divulga no Instagram, pode ser uma boa alternativa.

Tendo em vista que os anúncios podem ser baseados em interesses do seu público, além das pessoas que procuram por serviços ou produtos como o seu.

Você pode também colocar a página para ser anunciada através do Google Ads ou do Bing Ads, considerados os maiores buscadores que existem. Inclusive, quando uma pessoa busca por produtos como o seu, ele estará lá em um dos primeiros lugares.

Estas são algumas das alternativas, que geralmente dão resultado aos que promovem produtos através da internet.
Quais são os elementos da landing page?
Título e subtítulo
Vários testes já foram feitos em diversas landing pages e uma das coisas que mais chamam atenção é o título e subtítulo da página que geralmente mostra algum benefício ou solução para a dor de determinado público, que já está a procura do produto ou serviço oferecido.

Considerando esta informação, entendemos que os principais elementos de uma página são títulos, ou seja, as headlines.

Isso significa que esses elementos devem transmitir de forma clara e direta o valor proposto de sua oferta, para que quando o visitante chegar à página ele pense que realmente está no lugar certo, com o conteúdo que ele desejava.
Vídeos e imagens
Os vídeos são mais utilizados para as páginas de vendas. Podemos classificar válido, porque existem pessoas muito visuais, em busca de produtos. Elas preferem “ver para crer”.

Assim como uma boa imagem, que reflete bem a proposta de valor da oferta e auxilia na conversão, uma imagem genérica ou que vá contra o que os textos propõem pode ser constrangedora.

Usar uma imagem que reflita sua oferta é muito importante. Portanto, tenha cuidado com isso.

Evite fotos genéricas ou comumente colocadas, pois pode impedir a conversão. Além disso, tente trazer fotos ou ilustrações para que suas personas possam ser refletidas nelas. Com isso, você proporciona mais aproximação com o consumidor.

No caso de ofertas de programas ou produtos que possam ser exibidas de alguma forma, opte por fazê-lo.

Mostre capturas de tela do software, em um webinar, ebook ou apresentação em vídeo para transmitir a autenticidade da oferta.

Se você ou alguém da sua equipe tiver experiência em edição de imagens, sites como placeit.net e canva.com podem ajudá-lo a criar imagens para capas de e-books e outros conteúdos.
Descrição de oferta
Na maioria dos casos uma página de conversão precisa de várias descrições de ofertas para vender bem a ideia, esclarecer dúvidas e alinhar expectativas.

Importante que todos os detalhes do produto estejam descritos, inclusive, os termos e condições para o consumidor ter aquele produto ou serviço.
Ferramentas para criar landing page
Fazer sua landing page em minutos nunca foi tão fácil! Imagine começar a converter visitantes em leads e leads em clientes, com uma página estruturada e com todos os recursos disponíveis para facilitar essa jornada do consumidor.

Pois é, o editor da Landing Pro é de arrastar e soltar, além de possuir integrações fáceis de serem utilizadas. Faça um teste gratuito e crie já a sua página de vendas e comece a capturar leads!

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