Criar uma landing page de sucesso não é uma tarefa fácil. Muito pelo contrário, requer dedicação, atenção e planejamento. Até porque, a página de vendas ou de captura, pode ser uma porta de entrada para o cliente ter o primeiro contato com a empresa.
Isso acontece, porque muitas empresas, apesar de terem websites, criam anúncios e enviam seus novos visitantes diretamente para a landing page com o intuito de criar uma conexão primária. Geralmente, a página de captura é a escolhida nesse primeiro momento.
No entanto, há quem prefira ser mais agressivo e enviar o novo - ou futuro - lead, diretamente para a página com bons elementos de copywriting para vender determinado produto. Quando isso acontece, as empresas geralmente estão vendendo produtos digitais.
Produtos físicos ou empresas que estão querendo leads e gerar relacionamento primário com o cliente para chegar em uma venda futura, geralmente escolhe a página de captura.
Mas é necessário que você saiba também que uma landing page de sucesso precisa de alguns elementos específicos para fazer o seu negócio decolar com mais fluidez e, sobretudo, solidez!
Neste artigo, nós iremos falar alguns pontos que são necessários serem observados para criar uma landing page de sucesso!
As landing pages são páginas utilizadas para converter visitantes em leads, com os contatos, sua empresa, por exemplo, pode criar uma relacionamento com os novos visitantes através do e-mail, SMS e outros canais.
Usar landing pages para aumentar as conversões do seu negócio é uma das estratégias de marketing digital mais bem planejadas para empresas, independente do tamanho e do setor de atuação.
Também conhecida com a nomenclatura de “página de captura” ou “página de vendas”. O que pode ocorrer nas páginas, vai ficar dependendo do seu objetivo principal. O ciclo, geralmente, é preencher o formulário, assistir o vídeo e comprar.
Mas esse é um dos ciclos mais simples e populares, existem várias outras maneiras, que variam de acordo com o estágio do funil.
Nesse caso, você pode criar várias páginas diferentes e independentes do seu site de acordo com seus objetivos e campanhas ativas.
Para melhorar os resultados com estes recursos, procure criar uma página neutra, sem distrações, mas sim com frases impactantes, as chamadas headlines, simples e direta, que corresponda aos objetivos que definiu.
Uma boa dica é oferecer valor, pois o acesso à sua landing page é essencial para gerar conversões, caso contrário você terá visitas mas não as converterá em leads porque não tem nada a oferecer de valor agregado ao produto.
Esse valor pode ser na forma de conteúdo, seja através de PDFS, livros, cupons de desconto ou outro material que seu público estiver mais à vontade ou desejando receber.
Por isso, criar uma landing page é um processo e você precisa saber também os desejos da sua pessoa.
Se você criou o site da sua empresa, você já deu um passo à frente. Agora você precisa ter certeza de que todos esses empenhos levam a vendas do seu produto.
Se você está procurando uma ferramenta eficaz de conversão de leads, as landing pages são o caminho óbvio a seguir, neste processo.
As páginas de captura, por exemplo, podem ser uma excelente maneira de direcionar tráfego, melhorar o SEO e trazer mais conexão da marca com o cliente.
Aproximadamente 68% das empresas B2B usam landing pages para gerar leads para futuras conversões. Essas páginas podem dar uma direção aos clientes para que eles conheçam os produtos, serviços ou ofertas específicos.
Esta é a sua chance de aumentar as conversões e edificar sua base de dados de clientes.
Já que as landing pages são tão importantes, por que nem todas as empresas as usam? Há um equívoco de que é difícil criar e manter. Felizmente, isso não é verdade.
Construir uma página de captura ou mesmo de vendas, de forma eficaz significa menos exibicionismo da marca e mais obtenção do que o consumidor está procurando. Ou seja, solucionando a dor do cliente e lhe oferecendo algo de valor.
Na prática, algo simples e direto, em busca de gerar conversão. Sem conteúdo institucional, mas sim, material de valor.
Vamos falar 10 pontos, que você deve ter atenção, na hora de criar a sua landing page ou da sua empresa. Lembrando, que você deve ficar bem atento se os elementos estão casando entre si. Caso contrário, você pode prejudicar a função da sua página.
Esse, sem dúvidas, é um dos pontos principais e por isso ficou logo como primeiro ponto chave para que você tenha atenção absoluta. Segundo especialista em copywriting, a headline é o que vai prender, de cara, a pessoa que está lendo o conteúdo.
Desta forma, é um dos ítens mais importantes de uma landing page. Por exemplo, vamos supor que sua landing page é de um treinamento de emagrecimento, você pode expor um mistério e também um benefício, alocado na headline.
Exemplo: “Perca 5kg em duas semanas, utilizando um método inovador, sem precisar de dietas malucas e nem passar fome”.
Daí, você já prendeu a atenção da pessoa, que vai ler os pontos seguintes da sua página. Por isso, não deixe esse ponto de lado. Sem dúvidas, é um dos mais importantes que merece uma boa atenção nossa.
Muita gente diz que uma imagem vale mais que mil palavras. Já ouviu essa expressão? Podemos dizer que isso é verdade, quando se trata de landing pages.
Assim como uma boa imagem, que reflete bem a proposta de valor da oferta e auxilia na conversão, uma imagem genérica ou que vá contra o que os textos propõem pode ser constrangedora.
Usar uma imagem que reflita sua oferta é muito importante. Evite imagens genéricas ou comumente colocadas, pois pode prejudicar ou até mesmo impedir a conversão.
Além disso, tente trazer fotos ou ilustrações para que suas personas possam se ver refletidas nelas, dessa forma você induz uma aproximação rápida com o seu conteúdo.
No caso de ofertas de software ou produtos que possam ser exibidas de alguma forma, opte por fazê-lo. Mostre capturas de tela do software e partes do webinar ou ebook.
Caso você ou sua equipe tenha dificuldade com edição de imagens, sites como placeit.net e canva.com podem ajudá-lo a criar imagens para capas de eBooks e outros conteúdos da página.
O formulário é um dos elementos-chave que possibilitam a conversão. Ao configurá-lo, é importante sempre pensar que deve haver um equilíbrio, como a quantidade de informações necessárias e o número de leads que serão obtidos.
Isso não é uma regra, mas em geral, quanto mais informações, menor a taxa de conversão da página.
No entanto, preencha o formulário com as informações que você precisa coletar de clientes em potencial. Isso ajudará bastante na movimentação de leads do marketing para as vendas.
Escolha um local especial na página de vendas para a chamada à ação, o famoso CTA, Call To Action. Deve estar após o conteúdo que visa incentivar os visitantes a agir. Algumas landing pages usam variadas CTA para o produto.
Como o exemplo que nós falamos do programa para perda de peso: “Inicie hoje a jornada para perder 5kg até a semana que vem”. Geralmente, empresas usam: “compre seu produto hoje”, “mude de vida hoje com o treinamento X”, e por aí vai.
Pedidos de ação do consumidor devem ser atraentes. Ou seja, você precisa que seus visitantes o olhem e digam qual é o próximo passo.
A landing page ainda é um elemento do seu negócio. Portanto, sua marca deve estar realmente presente, por exemplo, por meio de um logótipo mostrando que pertence à empresa X.
É esta presença que permite ao indivíduo saber onde pisar. Então, para responder o que não pode faltar em uma landing page, podemos classificar que não pode faltar o logotipo, fontes e o nome da marca são ítens indispensáveis.
Se a landing page foi criada para divulgar um produto ou serviço específico que sua empresa oferece, o elemento deve ficar em evidência. Neste caso, o produto.
Fornecer informações detalhadas sobre seus produtos torna sua marca mais confiável. Isso também incentiva os visitantes a mudar-se de leads para compradores em potencial.
Seja específico e faça com que a pessoa se sinta segura para adquirir o produto em questão.
As landing pages têm objetivos muito específicos. É necessário ter cuidado ao adicionar informações, que podem distrair seus visitantes e impedi-los de realizar a ação recomendada.
Colocar muitos links pode ter um impacto negativo nas conversões. Busque a simplicidade, que é fundamental. Por isso, a recomendação é que os únicos links clicáveis devem ser para o seu CTA.
Adicionar um vídeo à sua página de destino pode torná-la uma experiência muito mais valiosa para o visitante.
As pessoas tendem a ficar mais tempo nesta página se houver videos interessantes. Por isso, aposte nos vídeos para garantir mais conversão da sua landing page!
A parte central da estrutura da landing page é o quanto a sua oferta terá qualidade. Uma oferta é algo que você dá aos seus visitantes em troca de uma resposta ao seu apelo à ação.
Essa oferta pode vir através de um ebook, um desconto ou até mesmo um outro elemento grátis para fidelizar o cliente.
Há quem oferece minicursos gratuitos para “fisgar” o visitante e assim conseguir fazer com que ele vire um cliente recorrente. Oferecendo cursos de ticket baixo, médio e alto.
É uma verdadeira esteira de produtos que pode ser gerada, através de uma landing page de sucesso.
Você deve entender porque uma landing page otimizada para dispositivos móveis é importante. Adivinha? Quantas pessoas no seu ciclo usam o celular por horas, ao invés do computador? A resposta é essa!
Hoje, mais e mais pessoas acessam a internet por meio desses dispositivos. Consequentemente, uma landing page otimizada é importante para as taxas de conversão e captura.
Páginas para vendas ou de captura bem projetadas permitem que você tenha uma conversão maior, do que em sites convencionais, os quais possuem apenas as informações do produto e serviço oferecido, de forma robusta.
Imagina que a cada 1000 visitas ao seu site, 50 visitantes realizam a ação desejada, então você tem uma taxa de conversão de 5%. Imagina se essa conversão for para vender um produto ou serviço. Seu lucro vai ser ótimo!
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