Não tem como falar de Marketing Digital sem pensar em investir em técnicas de SEO. Todos que atuam na área buscam gerar resultados que são capazes de gerar cada vez mais oportunidades, tanto de lucratividade e vendas, como em qualidade de serviço.

Dentre tais estratégias que envolvem todo o tráfego, gestão e desenvolvimento de um e-commerce, loja virtual ou segmento de negócio pela internet, além da utilização conhecida do SEO, é muito importante estudar ele acompanhado das famosas landing pages.

Buscar aplicar a utilização de landing pages em seu negócio, é uma das estratégias de Marketing mais eficazes quando se trata de estratégia para captura, e quando associada às técnicas de SEO, ocorre uma potencialização de resultados, aumentando o sucesso.

Por isso mesmo, hoje vamos trabalhar com o SEO para landing page, explicando o que é essa técnica e como a junção dessas duas ferramentas permite a manutenção, controle e crescimento do negócio exponencialmente, auxiliando empreendedores nessa jornada.

O que é SEO para landing pages?

Para já começar introduzindo o assunto, é muito importante saber exatamente o que é o SEO para landing page, e, para isso, vamos primeiramente separar os conceitos de SEO e de landing page, para que possa ser facilitado o entendimento de ambos somados.

O que é SEO?

Começando por uma das ferramentas mais populares e exploradas quando o assunto é Marketing Digital, o SEO é o Search Engine Optimization, que traduzindo, é a Otimização para Mecanismos de Busca, atuando enfatizadamente com posicionamentos no Google.

Assim, o SEO é um conjunto de técnicas do Marketing Digital, aplicadas nos sites e lojas virtuais de forma a melhorar a capacidade de obter resultados de pesquisas avançadas e em grande quantidade, através do bom posicionamento do Google e facilidade de clique.

Dessa forma, é uma das melhores maneiras para se obter visibilidade em pouco tempo, ter cada vez mais visitantes e claro, mais conversão em clientes. Além disso, potencializando as posições do Google, possibilita com que a sua página seja rapidamente encontrada.

Nesse sentido, serão utilizadas técnicas que vão buscar um tráfego qualificado, que em contrapartida irá atuar também na conversão daquela página e assim, conquistar o domínio e autoridade sobre aquele assunto, tornando- se uma fonte de referência.

O que é landing page?

Agora, a landing page é uma página de conversão, ou seja, uma página de aterrissagem que permite capturar informações claras, objetivas e precisas acerca do visitante, de forma que possam ser criadas estratégias para mantê-lo em contato e buscar a conversão.

Dessa forma, o visitante, ao entrar em uma landing page, que não possui ou possui poucos links de saída, será direcionado a um tipo de ação, que pode ser preenchimento de formulário ou outra manifestação, que visa despertar o interesse em conhecer melhor.

Então, o que seria SEO para landing page? Qual a relação dos dois quando estão juntos?

SEO para landing page

Agora, a partir do conceito de ambos separados, ficou fácil entender o SEO para landing page.

Consiste que, a partir de landing pages construídas utilizando as técnicas de SEO, ocorre uma otimização para que sejam ótimas fontes de busca, se tornando atraentes e com mais conversão, já que definem o que vai aparecer nos resultados pesquisados.

O que acontece é que, como as landing pages são bem diretas, as pessoas acreditam que não há porque investir em SEO para landing page, pois não precisam de otimização para aparecerem nas primeiras posições do Google e serem referência de busca.

Por haver muita divulgação em mídia paga das landing pages, essa ideia de que SEO para landing page não é eficaz é reforçada. Contudo, os negócios online precisam de resultados orgânicos para ter conversão e desenvolvimento, sendo importante essa associação.

Como fazer SEO para landing pages?

Após entender o que é SEO para landing page, é preciso saber da sua aplicação prática e qual a importância na produção de resultados, não apenas nas vendas, mas na capacidade de conversão, ranqueamento de pesquisas, alcance, e claro, lucratividade alcançada.

Defina as suas palavras chave

Um dos primeiros passos a serem dados para implantação do SEO para landing page é a escolha da palavra chave, que irá envolver o foco daquela empresa e determinar a qualificação da persona e a etapa do funil de vendas em que sua empresa se encontra.

Assim, para leads/clientes que estão ainda nas etapas iniciais, como topo e meio do funil, é importante destacar dicas de como resolver problemas, oferecer guias, e-books e etc. Ou seja, algo mais noticiário e com intuito informativo, para que haja atração.

No caso do fundo de funil, o foco da persona já é mais sobre a oferta, saber a fundo sobre aquele produto ou serviço e ter facilidade para fazer sua compra. Essas mudanças mudam o foco da palavra chave e como deverá ser aplicada nesse contexto.

Assim, busque aprofundar em palavras chaves long tail ao aplicar SEO para landing pages, ampliando a captação de visitantes mais qualificados que podem garantir mais certeza na conversão para cliente.

Desenvolva conteúdo qualificado

Não há como aplicar SEO para landing page se não investir em conteúdo qualificado que proporcione segurança e confiabilidade aos seus visitantes. Assim, é preciso associar a produção de textos que atraiam o público alvo, mas que se adeque ao algoritmo.

Aqui, o foco deverá ser a relevância do conteúdo, de forma que o trabalho em aplicar SEO para landing page será relacionado a experiência e vínculo a ser criado para que haja satisfação ao ler o conteúdo e navegar em sua página, aumentando a taxa de conversão.

Invista em imagens

Outra forma de aplicar SEO para landing page é investindo em uma imagem que busque chamar para a conversão, ou algum outro tipo de conteúdo visual que possa complementar o texto e conteúdo ali disposto.

Assim, busque associar o conteúdo com a imagem, usando a inserção de alt text para puxar a palavra chave e aumentar mais ainda as chances de ranqueamento. Por fim, escolha tanto conteúdos como imagens que irão carregar mais rápido, sendo mais objetivo.

Ajuste os templates. Tenha responsividade

Pesquisas mostram que as pessoas acessam mais o Google por celulares do que em computadores.

Nesse sentido, outra técnica de SEO para landing page é organizar os templates e a responsividade de modo que em ambos os casos, haja boa visualização.

Isso permite com que a entrega da experiência seja adequada, visto que a diferença do tamanho da tela e da disposição entre um celular e um computador, por exemplo, interfere na visualização do conteúdo exposto, sendo necessário ter esse controle.

Deixe a sua landing page rápida

Por fim, apontamentos do Google mostram que os sites devem ter um carregamento de aproximadamente 2 segundos, devido ao comportamento analisado dos usuários.

Isso porque quando um site demora a carregar, é muito lento, a primeira coisa que fazemos é fechar e partir para outro de mesmo conteúdo. Isso mostra que nossa atenção é presa em um segundo, mas muito mais que isso pode ser responsável por soltá-la.

Assim, como técnica de SEO para landing page, invista na rapidez da sua página. Para isso, existem dicas e meios para acelerar e permitir o alcance de forma quase que instantânea, atingindo os critérios estabelecidos pelo Google e pelos próprios usuários.

O que o empreendedor ganha quando utiliza SEO para landing page?

Agora, para entender a prática sob um outro ponto de vista, o do empreendedor, é importante entender que aplicar SEO para landing page leva em consideração dois indicadores importantes nessa jornada da compra: o tráfego e a conversão.

Por isso, vários são os canais em que a divulgação de uma landing page seja mais destacada, e aplicar SEO para landing page se torna mais dinâmico, qual seja, pelo tráfego qualificado de informações e o alcance do momento ideal para que haja a conversão.

A otimização a partir de SEO para landing page diretamente, visando colocá-la entre os primeiros resultados da primeira página do Google é um indicativo de que o visitante terá menos passos a serem concluídos até chegar no desejado, facilitando e muito a conversão.

Imagine por exemplo uma busca sobre o que é Marketing Digital que alcança mil pessoas em 30 dias. A média de cliques na primeira posição ultrapassa 30% e na segunda, chega à metade do valor.

Isso mostra que o SEO para landing page possui potencial para gerar 300 visitas mensais de forma orgânica, que, somadas à taxa de conversão da página em si (vamos supor 50%), podem ultrapassar um valor bem considerável (+ de 120 leads por mês).

Auxilie os mecanismos de pesquisa na estrutura dos conteúdos

Paralelamente a essas informações, é importante destacar que no SEO para landing page, é preciso muito mais do que investir na palavra chave, imagens e rapidez no fluxo. O conteúdo a ser explorado, conforme buscado, deve ter a sua devida estruturação.

Mesmo falando acima dessa categoria, é muito importante ampliar a possibilidade de SEO para landing page, no próprio conteúdo, a fim de que seja demonstrado que não é apenas colocar conteúdo na página, mas ter domínio sobre o que se está propondo a fazer.

Confira então o que é necessário conhecer antes de escrever e disponibilizar o conteúdo em sua landing page, garantindo mais eficácia e conversão a partir de técnicas devidamente aplicadas, como:

  • Tag de título: Título curto, com palavra chave, colocando no início da frase;
  • Tag Alt: Nas imagens em HTML, pode ser adicionado tags alt que descrevem o conteúdo permitindo a leitura pelos bots, possibilitando a descrição da imagem e o contexto;
  • Descrição: Um fator que pode auxiliar no mecanismo de pesquisa é uma descrição objetiva e direta acerca do que irá ser encontrado na landing page;
  • Cabeçalho: Invista na estrutura do seu texto, com títulos e subtítulos, indo do H1, até o H2 e H3, por exemplo;
  • Links internos: com links internos você pode usar o texto âncora de forma apropriada, fazendo com que os mecanismos de busca entendam o contexto.

Foque na URL e na criação de backlinks

Para fechar, não podíamos deixar de aprofundar em dois itens acima comentados, para que você conclua de vez como a aplicação de SEO para landing page estuda até os detalhes mais minuciosos, de forma a ter estratégia em todo e qualquer ponto.

Na URL, ela ajuda na comunicação das informações sobre o conteúdo a ser encontrado na página. Assim, ela reflete na estruturação do site, mostrando os pontos de conexão e permitindo maior engajamento.

Aqui, a dica de SEO para landing page consiste em investir em URL curta (até 65 caracteres), podendo usar barras de separação de conteúdos, de forma a encontrar as categorias ali presentes e ainda facilitar o trabalho dos bots de mecanismos.

Por fim, a criação de backlinks é uma técnica de SEO para landing page importante para direcionar o usuário para o site. Quando possuem qualidade alta e um site já bem posicionado, o impulsionamento do SEO para landing page será bem feito.

Ao mencionar fontes, ou citações, indique a fonte, para que aumenta as chances da sua página servir como referência também. Ainda, conteúdos compartilháveis com gráficos e vídeos são ótimas ferramentas para compartilhar informações de forma precisa.

Invista em SEO para landing page criando uma!

Agora que você já aprendeu todas as dicas e informações sobre SEO para landing page, não pode deixar de aplicar na prática todo esse conteúdo a partir da criação de uma landing page dinâmica, adaptada e desenvolvida para fazer o seu negócio alavancar!

Para isso, nós te oferecemos o Teste Grátis para Criação de Landing Page, de forma que você consiga a partir de um clique, transformar a história do seu negócio e fazer da sua empresa, uma das melhores fontes e referência de conhecimento, conversão e vendas.

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