Criar landing page eficaz pode ser considerado a pedra angular de qualquer estratégia de marketing online de sucesso.

Seu produto ou serviço pode ser o melhor do mercado e seus anúncios bem trabalhados e otimizados, mas sem uma boa página de destino, seu negócio provavelmente passará por dificuldades.

Uma landing page persuasiva é um fator fundamental para atrair a atenção dos visitantes de seu site, obrigando-os a se tornarem leads qualificados.

Mas como ter uma landing page de sucesso? Quais os principais requisitos que ela precisa atender? É sobre isso que falaremos nos próximos tópicos. Acompanhe!

1. Defina uma meta ao criar landing page

Antes de começar a desenvolver sua landing page, o passo mais importante é determinar qual a sua meta de conversão.

Nesse sentido, é necessário ter atenção a fase do funil em relação a jornada do cliente, pois a partir disso é possível avaliar e considerar diversas metas:

  • criar uma conta em uma loja online;
  • assinar uma newsletter;
  • instalar um app;
  • agendar uma demonstração;
  • baixar materiais gratuitos;
  • obter uma avaliação gratuita, entre outros.

Essencialmente, tenha em mente que a página de destino precisa ter somente um objetivo, e este precisa ser bastante claro ao visitante/usuário. Fazer com que ele se inscreva em um boletim em um canto e inicie uma avaliação gratuita em outro apenas o confundirá.

2. Crie um título conciso

Ao criar landing page sempre parta do princípio de que o título é a primeira coisa que o visitante verá ao chegar à sua página.

Pensar na proposta do título e na sua clareza é fundamental para que o usuário determine rapidamente sobre o que é sua página e se ela oferece a ele aquilo que está buscando. Por isso, gaste quanto tempo achar necessário nesse ponto!

3. Forneça uma prova social

A principal finalidade de fornecer uma prova social em sua página de destino é ajudar o visitante a ter uma percepção melhor daquilo que você está oferecendo e, consequentemente aumentar as chances de ele se tornar um cliente em potencial, melhorando a probabilidade de uma conversão acontecer.

De acordo com o contexto, ao criar landing page você poderá usar recursos como vídeos com entrevistas com clientes, vídeos de cases de sucesso, avaliações do produto/serviço, depoimentos e, até mesmo, logotipos de clientes que foram atendidos.

É interessante observar que a prova social pode ser exibida várias vezes em uma landing page. Por exemplo, apresentar logotipos acima da dobra e depoimentos dos clientes próximos ao botão de chamada para ação, o CTA.

Aliás, é especialmente importante incluir uma prova social o mais próximo possível do call to action de sua página, pois dessa forma estará deixando claro aos seus leads que seu produto funciona.

Obviamente, isso pode contribuir para aumentar significativamente a confiança dos clientes, bem como as possibilidades de conversão.

4. Atenha-se ao que é simples

Um dos aspectos mais importantes em termos de otimização de conversão, é garantir que a página de destino seja limpa, com frases de atração claras, sem distrações inúteis e com uma navegação natural.

Pense da seguinte maneira: sua landing page precisa fornecer todas as informações essenciais para levar a conversão, nada mais que isso.

Nesse sentido, existem algumas boas práticas que podem ser seguidas:

  • manter o design limpo e simples, com bastante espaço em branco para ajudar o visitante a se concentrar apenas em seu produto/serviço e no call to action;
  • a utilização de fontes grandes é um ponto-chave para facilitar a verificação das informações da landing page pelos visitantes;
  • é sempre bom evitar animações excessivas e controles deslizantes. Esses recursos podem até parecer interessantes, no entanto, tornam a página lenta e representam uma distração desnecessária ao usuário;
  • faça testes em sua página para verificar a capacidade de resposta, especialmente avaliando como ela se comporta em dispositivos móveis.

5. Foque em um design limpo e organizado

Acima abordamos um pouco a questão da simplicidade ao criar landing page. Neste tópico, vamos explicar detalhadamente essa questão.

Bom, a sensação, a aparência e a estrutura geral do design de sua página impactarão enormemente na eficácia sobre como ela será capaz de gerar conversões.

Tendo em vista que o objetivo aqui é facilitar ao máximo a conversão do visitante, é fundamental que todos os elementos da página de captura sejam desenvolvidos voltados para a conversão, seja baixar um e-book, se inscrever em um formulário para receber um boletim informativo, fazer uma compra ou um teste grátis.

Uma landing page com design eficaz é algo que envolve várias etapas e processos. Por exemplo, é necessário ter extrema atenção ao uso das cores e imagens, pois esses aspectos podem contribuir para aumentar as conversões da página de destino.

No entanto, acima de tudo, é preciso se certificar que haja um forte contraste entre o plano de fundo e o botão de chamada para ação.

Aqui, vale lembrar que existem diversos atributos de botões diferentes, por isso, vale a pena testar as opções disponíveis para avaliar qual delas atende melhor às expectativas da página.

Uma dica bastante útil nesse sentido é pesquisar como são estruturadas as melhores páginas de captura. É possível encontrar milhares de exemplos em sites especializados, nacionais e internacionais.

Mas lembre-se que tal pesquisa deve ser para inspiração e jamais para uma cópia de algo que seu concorrente fez bem feito!

6. Seja adepto do minimalismo

Criar landing page perfeita também significa colocar em prática o “menos é mais”. Lembra que falamos sobre navegação limpa, natural e sem distrações?

Pois bem, o ponto-chave é sempre incentivar os visitantes, o que passar disso pode ser dispensado.

Muitas informações, ou pior, muitos dados irrelevantes podem deixar o usuário/visitante sem saber o que fazer ou qual caminho seguir.

Portanto, mantenha sua landing page o mais minimalista possível, focando apenas nas informações essenciais que serão usadas por quem acessar a página para viajar pelo funil.

Os dados que você apresentar na frente e no centro de sua página de captura precisam ser facilmente escaneáveis. Usar marcadores para explicar aspectos importantes ou detalhes sobre o produto é uma boa prática.

Também leve em consideração quais informações fundamentais precisam ser mostradas em cada parte da página, seguindo a linha de visão do visitante. Tenha em mente que a maioria das pessoas rola a página em busca de mais informações.

Sendo assim, não tenho receio de colocar descrições mais completas em locais onde elas ficarão discretamente ocultas.

Também é possível adicionar mais informações ao visitante sem sobrecarregá-lo com textos excessivos usando páginas de vídeo.

Por exemplo, você pode optar por destacar os principais aspectos de sua oferta com texto e fazer uso de um vídeo clicável para dar mais detalhes ao visitante.

7. Faça um bom uso dos aspectos visuais

Um dos piores erros que podem ser cometidos ao se criar uma landing page é usar imagens aleatórias na página apenas com objetivos decorativos.

Em vez de agir dessa maneira, o ideal é usar recursos visuais que sejam atraentes e que chamem a atenção dos visitantes dando vida aos produtos ou serviços oferecidos.

Se sua oferta inclui produtos físicos, tais como itens de moda, procure incluir imagens diversas e que mostrem as peças de ângulos diferentes.

Caso seja um produto digital, a exemplo de um software, aproveite os recursos visuais para demonstrar como a ferramenta em questão funciona. Aqui é possível incluir capturas de tela personalizadas e vídeos demonstrativos.

8. Impulsione a conversão usando um call to action (CTA) atraente

O princípio básico por trás de criar landing page é impulsionar a conversão. Com isso em mente, a chamada para ação de sua página (CTA), deve ser objetiva, clara e facilmente acionável.

Para começar do jeito certo, você precisa saber em que estágio do funil de vendas seus leads estão e, a partir disso, adaptar o seu CTA. Por exemplo, se sua página é voltada para seguros de automóveis, é preciso que tenha uma chamada clara para o visitante fazer uma cotação.

Além disso, crie sua call to action de forma bastante cuidadosa para que a mensagem seja entendida perfeitamente. Para isso, tenha certeza de que ela é envolvente, incentiva ações e é direta.

Algumas boas práticas para a elaboração de CTA’s eficazes incluem:

  • fazer o CTA se destacar dos demais elementos visuais da página;
  • criar uma sensação de urgência com o objetivo de levar o visitante a clicar no seu CTA;
  • personalizar o CTA para que ele alcance públicos diversos, ampliando as chances de conversão;
  • considerar a adoção de diferentes elementos de design para deixar o call to action clicável;
  • ter certeza de que o CTA está perfeitamente adaptado para dispositivos móveis.

Outra sugestão interessante é colocar os botões de call to action tanto na parte superior da página quanto na parte inferior. Dessa forma, os visitantes não terão que ter o trabalho de rolar a página para baixo ou para cima para poderem clicar.

Se preferir, é possível criar um banner fixo nas partes superior, inferior ou até mesmo de canto para facilitar o processo de clique por parte de seus leads.

Dica bônus: faça testes A/B após criar sua página de destino

No campo do marketing digital, fazer testes é uma das práticas mais importantes. Afinal, de que outra maneira poderíamos saber se determinada ação ou projeto está funcionando como deveria.

O teste A/B é uma alternativa bastante funcional quando o assunto é criar landing pages de sucesso.

Ele serve para que você possa comparar duas versões de sua página de destino com o mesmo conteúdo, mas com alguma alteração, para ver qual apresenta o melhor resultado.

Ao executar testes A/B em sua landing page será possível torná-la cada vez mais otimizada. Sem contar que isso também contribui para aumentar suas vendas e o seu conhecimento em relação ao comportamento de seus visitantes.

Isso é especialmente importante quando você pensa em uma landing page para o Facebook ou outra rede social. Normalmente, os usuários desses serviços não gostam de surpresas ou de serem redirecionados “do nada” para alguma página.

Por meio deste simples experimento, você conseguirá obter informações de forma gradual, mas muito importantes que o ajudarão a entender o que seu público-alvo gosta e não gosta.

Também poderá manter esse aprendizado para colocá-lo em prática em campanhas futuras, evitando erros e economizando seu tempo.

Alguns dos elementos que você pode usar para fazer testes A/B em sua landing page são:

Porém, é importante você ter em mente que esse tipo de teste é um processo que deve ser feito regularmente, a menos que sua página de captura tenha atingido 100% de conversão.

Portanto, para criar landing page que traga resultados inclua diversas variações e versões para obter os melhores insights.

Para além disso, sempre mantenha a constância em suas análises, pois qualquer que seja o dado obtido, ele poderá ser usado para ampliar suas chances de conversão, melhorando suas expectativas e de seus visitantes.

Até aqui você acompanhou algumas dicas e considerações importantes sobre criar landing page para campanhas.

Mas você sabia que é possível fazer tudo isso e muito mais de um jeito prático e sem precisar saber sobre programação?

O LandingPro disponibiliza os melhores recursos para que você crie sua página de destino com as melhores funcionalidades do mercado. Conheça nossos serviços fazendo um teste grátis!

Compartilhe

Este artigo foi útil?
Sim
não

Nós usamos cookies e outras tecnologias para melhorar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda com nossa  Política de Privacidade