O marketing digital é impressionante e quando se começa aplicar as suas técnicas em um novo negócio digital, muitos termos e ferramentas podem ser diferentes de tudo que você já viu.
Uma das principais ferramentas são as páginas focadas em conversão de o máximo de clientes. Mas você sabe qual é o nome correto desse tipo de página? Se sua resposta foi não, está prestes a descobrir.
Landing page, lead page, lend page ou land page? Os nomes são bem parecidos, mas, será que todas elas realmente existem? Se sim, elas têm função diferente? São iguais?
As dúvidas podem ser diversas e pensando nisso preparamos esse post com todas as respostas sobre esse assunto. Fique totalmente inteirado sobre esse assunto agora mesmo!
Apesar de serem parecidos, principalmente durante a pronúncia da palavra, o correto e único termo utilizado é a landing page.
A palavra vem de um termo em inglês, o que é muito comum ser usado no marketing digital. Mesmo as outras palavras existindo no vocabulário e até algumas estarem correlacionadas com o termo, o landing com o sufixo “ing” cria o direcionamento de ação, que é exatamente a proposta da ferramenta.
O objetivo principal da landing page é criar conversão. Para que isso aconteça de forma eficiente, ela é construída em uma só página com o objetivo final de passar a mensagem ao usuário de forma clara e objetiva é coletar os seus dados.
Por ser diferente de uma página de um site, ela apresenta menos componentes e é mais “direta ao assunto”. Qualquer componente que possa servir como distração ao usuário são descartados. Fazendo com que o foco permaneça na oferta promovida.
Lead page também pode ser usada para nomear a página principal ou página inicial de um site, porém, tem um sentido totalmente diferente do landing page e a sua proposta.
Lead no marketing digital é o termo usado para algo que serve de oportunidade de negócio para a empresa.
Lead é aquela pessoa que já visitou uma landing page e deixou os seus dados de contato, como nome, telefone e e-mail, recebendo, em contrapartida, alguma oferta de valor existente no seu site como um conteúdo ou uma ferramenta.
Já as outras expressões citadas não existem e nem são usadas em nenhuma metodologia. Geralmente Landing page, lead page, lend page ou land page são usadas para se referir a Landing Page, sendo justificado por um erro de digitação ou até mesmo não conhecimento do termo correto.
É possível encontrar outros termos incorretos que algumas pessoas usam para se referir a landing page como: lady page, landing paige, lading page, lend paige, dentre outros.
Esses erros acontecem principalmente em países que não utilizam a língua inglesa como sua principal forma de comunicação.
Traduzindo literalmente, landing page, significa página de aterrissagem. Porém, no marketing digital ela é usada com o sentido de página de destino.
Isso é justamente o papel dela, conduzir o visitante a executar uma ação, transformando ele em um lead ou até mesmo finalizando uma venda, dependendo de como ela for aplicada.
Como falamos anteriormente, a landing page tem um objetivo bem simples: converter. Para isso ela é feita em uma página exclusiva com a finalidade de ser visitada pelo usuário e chamar o máximo de sua atenção.
Ela é diferente de uma página de um site, apresenta menos componentes e menus e é mais direta, focada no seu objetivo. Existem diferentes tipos de landing pages que são usadas de acordo com a estratégia escolhida na campanha. Algumas delas são:
É comum utilizar mais de um modelo de landing page dentro de uma mesma estratégia. Isso pode variar de acordo com o seu negócio e os objetivos da campanha. Porém, uma não anula a utilização de uma outra.
Pelo contrário, existem landing pages que são construídas justamente para complementar as informações de outras e conduzir o usuário a executar outra ação ou permanecer consumindo materiais da sua empresa.
O importante é analisar qual delas faz mais sentido para a sua empresa e utilizar de forma correta, aumentando a chances de geração de leads e vendas. Dependendo da estratégia usada quando mais e melhor fizer o uso das landing pages, maiores podem ser os seus resultados.
Mesmo existindo diferentes tipos de landing page para funções diversas, elas seguem uma estrutura de criação bastante parecida. Elas são construídas basicamente nesse formato:
Os valores podem variar de acordo com o modelo de landing page que será criado para o seu negócio.
Mas, de uma forma geral, os preços podem variar entre R$497 a R$7.100, ou até mais.
Como a sua criação envolve o trabalho de mais de um profissional, as versões de entrada costumam ser mais básicas e o valor vai mudando de acordo com a quantidade de elementos que serão acrescentados.
É comum cobrirem apenas o design da página e a estrutura. O restante fica a cargo do cliente que contrata o serviço. Seguindo essa lógica, as que têm maior valor, entregam mais serviços atrelados a sua criação.
O momento financeiro do seu negócio pode ditar muito do valor a ser investido. Com os resultados aparecendo, é comum o aumento nos investimentos e uma quantidade maior de retorno.
O importante é sempre respeitar o momento que a empresa vive e evitar arriscar grandes valores sem ter planejamento e caixa para suportar tais investimentos.
Apesar de em um primeiro momento a landing page e um site parecerem ser semelhantes, existem características que diferenciam completamente um do outro.
A landing page não possui menus para navegação, ela é feita em apenas uma página com a estrutura bem direta. Quanto menos distração o visitante tiver, maiores as chances de conversão.
Já o site é uma plataforma "navegável", repleta de informações e opções de conhecimento que podem aproximar a pessoa da empresa. Ele é o endereço do seu negócio de forma online.
O site hospeda dentro de um mesmo domínio, várias páginas diferentes relacionadas com a sua empresa, diretamente ou indiretamente. O visitante pode encontrar todos os dados disponíveis sobre a sua marca.
Apesar das diferenças, os dois modelos se complementam e não existe uma opção melhor para trabalhar, o ideal é utilizar ambos.
Uma estratégia de marketing digital eficiente usa os dois e trabalha com diferentes metodologias que aplicam eles de formas complementares. Eles se completam e um pode redirecionar para o outro de forma estratégica.
Assim como outros produtos digitais, a landing page pode ser feita por profissionais da área ou sistemas especializados que facilitam a sua criação. Apesar do objetivo bem assertivo e direcionado, é possível fazer uma landing page de forma rápida e fácil.
Existem algumas formas de fazer a sua landing page que são:
Essas são as formas disponíveis no mercado para a criação da sua landing page. uma grande vantagem em você mesmo criar a sua é o conhecimento do seu próprio negócio, do seu público e das estratégias que mais fazem efeito para a sua empresa.
Outra vantagem de você mesmo construir a sua landing page é acompanhar todo o processo de criação, sabendo exatamente tudo que será feito e como será aplicado.
Além disso, você aprende cada vez mais sobre estratégias de marketing digital e aplica elas para o benefício da sua própria empresa.
Agora que você já sabe as diferenças entre landing page, lead page, lend page ou land page e qual é o certo de se usar nada melhor que ver funcionando na prática. Colocando a mão na massa!
Apesar de ser uma ferramenta assertiva e que pode gerar muitas conversões para a sua empresa, é possível criá-la de forma totalmente grátis. E o melhor, sem perder todas as vantagens que ela pode oferecer para o seu negócio.
Aqui na Landing Pro você pode fazer um teste grátis para criação de landing page de forma rápida e simplificada.
Não perca tempo e aproveite para alavancar o seu negócio digital com uma das melhores ferramentas de conversão existentes no mercado. Comece a usar e descubra um novo mundo de oportunidades e crescimento.
Nós usamos cookies e outras tecnologias para melhorar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda com nossa Política de Privacidade