A internet é um universo de oportunidades. Através dela é possível conhecer sobre diversos assuntos, culturas e os mais diversos assuntos possíveis.

É claro que para um negócio ter sucesso é fundamental ter uma presença ativa na rede e para isso nada melhor que ter uma página com a sua cara e a mensagem ideal que deseja passar para as pessoas.

Seguindo esse pensamento surge um questionamento: Qual a melhor opção utilizar? É comum na hora da escolha se deparar com as opções de site e landing page.

Para acabar de vez com todas as suas dúvidas sobre esse assunto, preparamos esse post mostrando a diferença entre as duas opções. Confira!

Landing page ou site?

Apesar de ambas as opções serem ferramentas para a internet, a landing page possui características únicas, diferentes de um site, e vice-versa.

Para ficar mais claro vamos explicar o que é cada um deles e quais são as suas particularidades:

O que é uma landing page?

Existem alguns diferentes tipos de landing page, porém, em comum, elas têm como principal função converter o usuário em um lead.

Ela possui uma estrutura atraente e texto objetivo que apresenta oferta de valor para o visitante com o principal objetivo de coletar os seus dados, através do preenchimento de campos de um formulário ou algo parecido.

Existem landing pages para cada etapa do funil de vendas de uma estratégia. Apesar dessa diferença, a estrutura é muito parecida entre elas e são constituídas de:

  • Título chamativo com a oferta do negócio;
  • Copy;
  • Formulário ou campos para preenchimento de dados;
  • CTA (Call to Action).

Também é muito comum apresentarem alguma vantagem em contrapartida do compartilhamento dos dados.

Geralmente as landing pages do início ou meio de funil oferecem como recompensa acesso à a materiais ricos e com bastante informação relevante como: e-books, planilhas, check lists, apresentações, entre outros.

Já os usuários de meio e fundo de funil podem ter acesso à conteúdos voltados para essa etapa como webinars, vídeo-aulas, acesso a demonstrações, contato com um consultor e mais vantagens.

Essas recompensas podem variar de acordo com o produto ou serviço oferecido. O importante é seguir as etapas do funil de vendas e alinhar a estratégia de acordo com a posição que o lead se encontra.

O que é um site?

Diferente das landing pages, um site é uma plataforma completa com informações sobre o seu negócio.

Ele também possui menus clicáveis e páginas de navegação, que podem variar de layout, design e formas de escrita. Geralmente é possível navegar em ambas que falam de:

  • História da empresa;
  • Produtos ou serviços;
  • Cases;
  • Clientes atendidos;
  • Matérias.
  • Blog,
  • Contato, entre outros.

O site tem um objetivo mais ligado ao institucional, voltado para apresentar a sua empresa ao público em geral.

Ele representa a presença online do negócio e é uma ótima ferramenta de ranqueamento no Google e em outros sites de pesquisa.

Para isso é muito importante que seja responsivo, ou seja, se adapte às telas de dispositivos móveis como smartphones e tablets, que são muito utilizados hoje em dia para acessar a internet.

Diferença entre landing page e site

Agora que já falamos um pouco de cada um dos modelos vamos mostrar algumas diferenças entre cada um deles.

Landing page

A landing page não possui menus para navegação, ela é feita em apenas uma página com a estrutura bem direta.

O objetivo principal, como dito anteriormente, é a conversão, por isso, ela não apresenta pontos sobre outro assunto que possam tirar o foco do objetivo. Quanto menos distração o visitante tiver, maiores as chances de conversão.

A landing page apresenta menos componentes e é mais “direta ao assunto”. As landing pages podem variar entre alguns diferentes tipos. Isso mudará de acordo com a estratégia empregada na campanha utilizada na empresa. São algumas delas:

  • Landing page de captura - Tem como maior objetivo gerar leads por meio da captação de informações das pessoas que a visitam;
  • Landing page de vendas - Focada em vender, através de mensagens diretas e um layout bem atrativo;
  • Landing page de oferta direta - Nesta página é oferecido diretamente o seu produto ou serviço à venda;
  • Landing page de obrigado - Também conhecida como “Thank you page” é usada para agradecer os leads, seja pela sua inscrição para acesso a informações ou por dispor de seus dados.

É muito importante analisar qual delas faz mais sentido para a sua empresa e utilizar de forma correta a que melhor se encaixar no seu objetivo.Assim aumentando a chances de geração de leads e vendas.

Alguns negócios utilizam diferentes tipos de landing page dentro da mesma estratégia. Claro, sempre respeitando as especificidades de cada uma delas e as principais motivações para incentivar a conversão do visitante da página.

Site

O site é uma plataforma "navegável", repleta de informações e opções de conhecimento que podem aproximar a pessoa da empresa. Ele é o endereço do seu negócio de forma online.

O site hospeda dentro de um mesmo domínio, várias páginas diferentes relacionadas com a sua empresa, diretamente ou indiretamente. O visitante pode encontrar todos os dados disponíveis sobre a sua marca.

Como ele apresenta diversos menus clicáveis para selecionar a página que o visitante deseja navegar, é muito importante que ele seja organizado e facilite a estádia e o uso durante a sua utilização.

A organização do site, além de facilitar a navegação do visitante, também serve para demonstrar a organização da própria empresa. Além disso, quanto mais dificuldade a pessoa tiver para utilizar o site, maiores são as chances dela desistir e abandonar. aumentando as chances dela desistir do seu trabalho e ir para um concorrente.

Apesar das diferenças, um não substitui o outro e não existe uma opção melhor para trabalhar, o ideal é utilizar os dois modelos.

Uma estratégia de marketing digital eficiente usa os dois e trabalha com diferentes estratégias que aplicam eles de formas complementares. Eles se completam e um pode redirecionar para o outro de forma estratégica.

Quanto custa criar uma landing page e um site?

Uma das maiores preocupações na hora de criar um site ou uma landing page são os valores de cada um deles. Os preços são relativos, geralmente uma média de valores, visto que os números variam de acordo com o tipo de negócio e a complexidade de sua criação.

A média de valores para a criação de uma landing page pode variar entre R$497 a R$7.100 no mercado atual. Esse valor em alguns casos pode ser até maior, de acordo com o projeto que ela será utilizado.

Já um site profissional possui um valor médio de criação de R$12.000. Ele também tem a necessidade de manutenção mensal que tem um valor que gira em torno de R$400 normalmente.

Lembrando que existem diversas formas de se fazer um site, desde as mais simples até as totalmente profissionais. Os valores podem ser muito maiores dependendo da complexidade de criação e da quantidade de armazenamento de dados presentes no seu domínio.

O que é um hotsite?

Provavelmente você já deve ter ouvido falar nesse nome. Basicamente, um hotsite é um microsite vinculado ao site da empresa. Ele é muito utilizado em campanhas para destacar novos produtos ou serviços ou anunciar datas especiais, como Black Friday.

Ele é utilizado para promoções sazonais, promovendo algo por um tempo determinado. O hotsite ajuda a manter a estabilidade de um site em caso de muitos acessos simultâneos, principalmente em datas especiais ou comemorativas do nosso calendário.

O hotsite é uma ótima ferramenta de demonstração do novo produto, serviço ou promoção que está sendo lançado. Para aproveitar o seu melhor, é muito importante colocar todas as informações de forma bem chamativa.

Também deve-se aproveitar esse espaço para divulgar imagens, principalmente, se o que será promovido for algo que exista fisicamente. Abuso dos ângulos, cores e proporções das fotos.

Outra característica que não pode faltar são os campos para o visitante preencher com os seus dados, principalmente, o seu melhor contato, como e-mail e telefone. uma boa estratégia para incentivar o preenchimento é ofertar algo em troca como um cupom ou assinatura da newsletter.

Onde fazer uma landing page e um site?

Existem empresas e profissionais autônomos que são especializados em criação de sites e landing pages. A escolha deles é essencial para os resultados do trabalho. Isso porque o conhecimento na área e a experiência na criação fazem total diferença na hora de contratar esse serviço.

Além disso, a execução bem feita aumenta consideravelmente as chances de conversão de novos clientes para o seu negócio. É muito importante optar por profissionais com experiência no mercado, especializada nesse tipo de trabalho e principalmente resultados comprovados e clientes satisfeitos.

Uma boa opção para escolher é pesquisar referências em outras empresas que já trabalharam com quem vai fazer o seu site ou landing page e ver como foi trabalhar com eles, o que foi feito, quais foram os resultados e outras informações.

Como criar uma landing page que converte?

As landing pages fazem parte de uma etapa da conversão de um cliente dentro das estratégias de marketing digital escolhida para utilizar na sua empresa.

Elas têm o papel de criar conversões de forma estratégica com leads qualificados, com objetivo de diminuir os custos com aquisição de novos clientes.

Para ter uma landing page que realmente converta, evite distrações e vá direto ao assunto principal.

Todos os elementos da página devem ser pensados com o único objetivo de conversão. É preciso ter atenção em tudo, links, imagens, layout, texto e o que mais for fazer parte da sua landing page.

Confira algumas informações primordiais que a sua landing page deve possuir para converter:

  • Evite distrações,
  • Foque nas informações essenciais;
  • Design responsivo;
  • Bom CTA.

É muito importante também realizar testes A/B para saber qual modelo tem o melhor poder de conversão.

Essa diferença pode aparecer na cor de um botão ou no uso de uma imagem no lugar de um gráfico, por exemplo.

Para fazer isso, é preciso publicar duas páginas com as opções escolhidas (design, cor de botões, texto, etc) e ver qual delas terá mais conversão em um determinado tempo. Através disso é possível observar qual terá o melhor desempenho entre elas.

Como criar uma landing page grátis?

Agora que você já sabe as diferenças entre site e landing page nada melhor que ver funcionando na prática. Apesar de ser uma ferramenta assertiva e que pode gerar muitas conversões para a sua empresa, é possível criá-la de forma grátis.

E não pense que só por ser totalmente grátis, não irá render resultados. Pelo contrário! Todas as funcionalidades são aplicadas e o funcionamento da landing page é totalmente profissional.

Aqui na Landing Pro você pode fazer um teste completo de criação de landing page totalmente gratuito. Descubra agora mesmo como é intuitivo e rápido e tenha uma página criada e pronta para converter.

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