Descrever é uma característica humana que sempre esteve presente em nossa sociedade em qualquer época, tanto na pré-história quanto nos dias de hoje. Antigamente utilizávamos pintura rupestre, papiro, hieroglifos, rodas de conversa, entre outros, para compartilhar os fatos ocorridos em nosso dia a dia com os demais.

Hoje em dia fazemos isso com a internet e as redes sociais. Nunca foi tão fácil descrever nossas atividades para os outros, basta apenas pegar seu celular e começar a filmar ou começar a escrever uma mensagem. Logo, pode-se dizer que hoje, mais do que nunca, descrever é parte de nosso dia a dia.

Porém, além de situações corriqueiras, a descrição pode ser utilizada em outras áreas além da social, como por exemplo no marketing. Descrever um produto ou serviço é um fator fundamental para conseguir que o usuário saiba tudo o que precisa saber sobre o que está sendo oferecido para ele, e possa tomar uma decisão sobre comprar ou não o seu produto,

Portanto, é muito importante que você saiba como fazer uma descrição persuasiva em sua página de vendas. Uma descrição capaz de te garantir os primeiros lugares numa página de busca. Uma descrição que maximize os lucros de seu negócio.

Logo, no decorrer desse artigo, te mostraremos e explicaremos tudo o que você precisa saber sobre a descrição de um produto ou serviço na página de vendas, além de dicas sobre essa técnica. Nos acompanhe nessa leitura, ela te trará conhecimentos que te ajudarão a destacar o seu produto no mercado.

O que é a descrição do produto?

Antes de explicar como fazer uma ótima descrição de seu produto ou serviço para sua página de vendas, precisamos primeiro nos familiarizar com o significado desse termo. Descrição do produto, nada mais é do que um conjunto de informações que definem as principais qualidades do produto ou serviço que você está ofertando em sua página de vendas.

A descrição do produto não pode ser feita de várias maneiras diferentes. Pode ser séria e objetiva, focando diretamente nas utilidades daquele produto em específico. Pode ser leve e engraçada, mostrando para o seu cliente de maneira sutil e divertida todas as vantagens de seu produto. Ou podem ainda contar uma história, envolvendo situações do dia a dia de seu cliente que seu produto possa ser um diferencial de grande relevância.

Independente da maneira que você escolha descrever seu produto na sua página de vendas, a descrição deve servir como um guia para seu cliente. Ou seja, ela deve possuir todas as informações necessárias para convencer e persuadir os visitantes de sua página a comprar seu produto ou contratar seu serviço.

Uma boa descrição, além de instigar o usuário de sua página de vendas a comprar, também deve solucionar as principais dúvidas dele. Dúvidas como, marca, tamanho, modelo, especificações técnicas, cores, material de confecção, entre várias outras, dependendo do ramo em que seu produto se encontra.

Logo, a descrição do produto é a oportunidade que você tem de conquistar o seu cliente em sua página de vendas, solucionando toda e qualquer dúvida, mostrando todos os benefícios que o usuário terá após a compra e utilizando de situações reais que serão resolvidas ou melhoradas caso o usuário adquira seu produto.

Qual a importância da descrição do produto na página de vendas?

Agora que você já sabe o significado do termo, está na hora de entender o papel que a descrição do produto desempenha em sua página de vendas.

Para explicar bem a importância da descrição do produto, vamos imaginar a seguinte situação: Você está em busca de um casaco, na cor preta e de algodão. Você entra em várias páginas de vendas e, após uma busca no navegador, começa a analisar. Fazendo isso, você nota que apenas uma página possui todas as informações necessárias, além de uma tabela de tamanhos com as medidas especificadas em centímetros.

Muito provavelmente você escolherá o produto dessa página de vendas certo? Isso porque ela te deu todas as informações que você precisava, além de uma informação bônus, sobre como escolher o tamanho de seu casaco com base em suas medidas reais.

Logo, a descrição do produto é extremamente importante no processo de compras na página de vendas online. Uma vez que seus clientes não conseguem tocar e sentir seu produto, você deve contornar essa situação, dando o máximo de detalhes que conseguir, fazendo com que ele imagine seu produto da melhor forma possível.

Além disso, a descrição do produto na sua página de vendas, acelera o processo de compra, aumenta a confiança do seu cliente em sua marca, é capaz de gerar desejo nos seus visitantes, garante com que seu produto seja encontrado por futuros clientes, evita que o usuário encontre seus principais concorrentes e consegue desafogar os seus canais de comunicação.

Portanto, aplicar de maneira eficaz a descrição do produto em sua página de vendas aumenta significativamente os resultados de seu negócio, além de colaborar com a satisfação de seus clientes.

Como fazer uma descrição do produto de forma mais persuasiva?

Depois de aprender a importância da descrição do produto na sua página de vendas, você precisa saber como fazer essa descrição e como persuadir ainda mais seus clientes.

Primeiro, você deve conhecer o seu público. Trace o perfil de sua persona (personificação do seu cliente ideal) e entenda tudo aquilo que ela entende como realmente importante, se coloque no lugar dela e se familiarize com suas dores e desejos. Fazendo isso, você será capaz de fazer uma descrição certeira, que atingirá sua persona e provavelmente a levará a finalizar o processo de compra.

Outra dica é utilizar adjetivos que transmitam a sensação sensorial para o seu cliente. Por se tratar de uma página de vendas online, o seu cliente não sentirá seu produto em mãos antes de fazer a compra. Portanto, utilize adjetivos como macio, cheiroso, saboroso, suave, elegante, forte, intenso, etc, para transmitir a sensação que o cliente terá quando o produto chegar em sua casa.

Você deve também relacionar as características de seu produto com os benefícios que ele proporciona para seu cliente. Citar apenas as informações técnicas de seu produto pode muitas vezes não ser o suficiente se seu cliente não entende como essas informações irão auxiliar no seu dia a dia. Logo você deve mostrar para ele como o produto é fundamental para o dia a dia dele.

Além disso, a prova social é um fator muito importante na descrição do produto em sua página de vendas. Expor opiniões e comentários dos clientes que compraram seu produto ajuda a estabelecer uma relação de confiança entre sua marca e seus usuários.

Com essas dicas, você já estará apto a conseguir elaborar uma descrição do produto com grandes chances de persuadir os visitantes de sua página de vendas a comprar e se tornarem clientes.

Como otimizar a descrição do produto para ferramentas de busca?

Escrever uma ótima descrição de produtos em sua página de vendas é o primeiro passo para aumentar seus resultados. Outro passo que também é muito importante para seu negócio é otimizar sua descrição para as ferramentas de busca.

Esse passo é conhecido com SEO, Search Engine Optimization (em português Otimização para Motores de busca) e tem como objetivo alcançar as primeiras colocações organicamente (sem pagar para isso) nos mecanismos de busca, principalmente o Google.

Para isso, existem várias ferramentas e processos que devem ser utilizados. Preparamos para você 3 delas que são indispensáveis atualmente para sua página de vendas. Elas estão listadas e explicadas a seguir.

Use palavras-chaves

As palavras-chaves, ou keywords, são os termos relacionados ao seu conteúdo que serão pesquisados pelos usuários no Google. Por exemplo, seu produto é um celular com foco em jogos e as pessoas costumam buscar por “celular gamer” nos mecanismos de busca. Logo, celular game seria sua keyword.

Elas devem ser usadas como estratégias para sua página de vendas alcançar cada vez mais pessoas e alavancar seus resultados. Existem ferramentas que te auxiliam na definição das keywords, escolhendo as mais pesquisadas no seu nicho de mercado.

O Ubersuggest é uma ferramenta que possui funcionalidades gratuitas capazes de te ajudar na hora de definir sua palavra-chave, mostrando o volume de busca de cada uma delas e dando ideias de keywords similares. Veja na imagem abaixo um exemplo prático dessa ferramenta, utilizando a mesma keyword que usamos acima, celular gamer.

Ferramenta para auxiliar na definição de keywords para sua página de vendas.

Portanto, as palavras-chaves são de total importância na divulgação do seu produto ou serviço. Sem elas fica muito difícil o usuário chegar a sua página de vendas e se tornar seu cliente. Logo, escolha com sabedoria e bastante pesquisa de mercado.

Utilize o storytelling

Storytelling é uma estratégia que vem cada vez mais conquistando espaço junto às técnicas de SEO. Consiste basicamente em contar histórias de um jeito envolvente, onde o leitor embarca com você numa jornada e, sem que ele perceba, você consegue atrair totalmente sua atenção e persuadi-lo a fazer aquilo que você deseja.

Utilizando recursos audiovisuais na sua página de vendas como imagens, gráficos e palavras, o storytelling tem um caráter mais persuasivo e convincente, e promove seu negócio e sua marca de maneira mais indireta. Você divulga seu produto sem que o leitor perceba que você está realmente divulgando seu produto.

Além disso, essa técnica vem ganhando mais espaço pois está cada vez mais difícil atrair a atenção dos leitores e mantê-los focados nos textos. Logo, quando você começa contando uma história sobre como seu produto pode auxiliá-lo no dia a dia, o leitor tende a ficar mais focado e terminar a leitura para saber o desfecho da história.

Portanto, seja criativo e sincero no momento de criar suas histórias para envolver seu leitor em sua página de vendas. Utilize também metáforas, pois elas conseguem captar o seu leitor e mantê-lo envolvido no texto, além de facilitar a compreensão dele.

Seja original

Um dos fatores relacionados ao rankeamento do Google é o plágio. Quando você copia a descrição dos produtos de outra página de vendas, você está dizendo para o Google que o seu conteúdo é irrelevante para os usuários, que não traz nada de novo e não irá agregar nada para as pessoas. Logo, ele não colocará sua página em uma boa posição nas buscas.

Por outro lado, quando você cria uma descrição original e criativa, você passa a mensagem para o Google que seu conteúdo irá agregar valor para as pessoas que o lerão, logo ele te colocará nas melhores posições quando pesquisarem sua keyword.

Tirando o fato de plágio ser crime, busque sempre ser original. Sua página de vendas só receberá recompensas com sua originalidade e criatividade e ficará mais fácil para você conseguir se destacar no mercado.

Separe um tempo e reúna ideias para sua descrição do produto, certamente valerá a pena.

Entenda agora a diferença entre página de vendas e página de conversão

A descrição do produto na página de vendas é fundamental para garantir que seu produto seja encontrado por seus futuros clientes e para conseguir convencê-los a comprar.

Com ela você consegue, além de conseguir novos clientes, garantir que sua página alcance boas colocações no rankeamento dos mecanismos de busca, utilizando as técnicas de SEO. Portanto dedique um tempo para a descrição do produto na sua página de vendas.

Além da página de vendas, você também pode utilizar as páginas de conversão para atrair mais clientes e ampliar seus lucros. Mas, você sabe qual a diferença entre as duas?

Preparamos para você um artigo onde explicamos tudo sobre essa diferença. Não perca tempo e aprenda tudo sobre a diferença entre página de vendas e páginas de conversão.

Não deixe para depois, aquilo que você pode fazer hoje! Adquira conhecimento e cresça no mercado!

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