Desde a pré-história, a humanidade está familiarizada com o marketing. O termo em si não era usado, mas historiadores acreditam que a muitos anos já utilizamos práticas de marketing seja em textos bíblicos, discursos de antigos filósofos e sociólogos ou até mesmo em jogos de gladiadores.

Entretanto, apenas em 1902 o termo marketing foi consolidado e se tornou uma área de estudo. Dessa época até hoje, ele passou por várias mudanças, adaptando-se ao mercado e as suas necessidades. Mas uma coisa não mudou, quem possui conhecimento e domina as principais práticas de sua época, sempre se destaca e tem melhores resultados que os demais.

Dito isso, uma das principais ferramentas de marketing atual é a landing page. Criar landing page para o seu negócio fornece inúmeros benefícios e pode ser o diferencial que você precisa para se destacar no mercado e finalmente alcançar o lugar que você sempre sonhou.

Portanto, te fazemos uma pergunta: O que é landing page? Sabe como criar landing page que converte usuários em possíveis leads? Conhece os principais passos para se criar landing page de sucesso?

Caso ainda não saiba as respostas para essa pergunta, fique tranquilo que durante a leitura desse artigo, te mostraremos tudo o que você precisa saber para criar landing page que converte. Siga conosco nessa leitura, garantimos que será importante para você e para seu negócio.

O que é landing page?

Antes de aprender como funciona o processo de criação de landing page que converte, primeiro vamos explicar te explicar o que significa o termo landing page. A tradução literal significa “página de aterrissagem”, “página de pouso” ou “página de captura”. Em outras palavras, é a página em que um usuário entra após ser capturado por uma campanha de marketing ou após pesquisar em algum mecanismo de busca.

Essa ferramenta tem como principal objetivo, converter esse novo usuário em um lead em potencial. Lead em potencial, nada mais é do que um cliente em potencial, uma pessoa que demonstrou certo interesse em seu produto ou serviço e forneceu alguns dados básicos como nome, telefone ou email, através de um formulário ou cadastro.

Para conseguir esses dados do usuário, geralmente quem cria landing page oferece algo em retorno para ele, como por exemplo um material rico (planilhas, infográfico ou e-books), um cupom de desconto ou até mesmo um teste grátis do serviço ou produto ofertado. Mas lembre-se, essa estratégia tem que ser usada com algo que o usuário entenda como valioso a ponto de fornecer os dados dele em troca.

Além disso, as landing pages devem ser o mais simples e diretas possível. Estudos mostram que atualmente a média de tempo em que nós ficamos concentrados em algo é de apenas 8 segundos. Portanto, você não pode perder tempo com informações desnecessárias. Quando for criar landing page, coloque seu foco no que realmente é importante e naquilo que garanta uma conversão.

Portanto, a landing page é uma ferramenta do marketing que te auxilia na conversão de futuros clientes em potencial para seu negócio. Como toda ferramenta, deve ser utilizada de forma estratégica, sempre se atentando ao seu público e em como alcançar cada vez mais clientes.

Como criar landing page que converte?

Agora que você já se familiarizou com o conceito do termo, está na hora de aprender como criar landing page que atinja seu objetivo principal, ou seja, que converta seu usuário em um lead.

Para isso, separamos algumas dicas que serão de grande valia no momento em que você criar landing page.

Nos acompanhe nos tópicos abaixo onde detalharemos um pouco mais sobre cada dica.

01. Defina a persona e os objetivos de sua landing page

Antes de criar landing page, você precisa planejar muito bem quais são os seus principais objetivos ao utilizar essa ferramenta e quem é a sua persona, ou seja, a principal pessoa que sua landing page será direcionada, a representação do seu cliente ideal.

A persona deve ser muito bem definida. Não tente abraçar todo o mercado de uma vez só, pois no final das contas, você não conseguirá alcançar ninguém. Identifique a sua parcela do mercado, entenda quem faz parte dessa parcela, entenda as necessidades e desejos deles e trace uma estratégia voltada para eles.

A partir da persona, você elabora o seu objetivo. Ele deve ser muito bem detalhado e especificado, sendo direto e nunca desviando o foco. Você vai oferecer um cupom de desconto, um e-book para download, um teste grátis por determinado período de tempo ou uma assinatura do newsletter de seu negócio?

Seu objetivo deve ser certeiro. E não tente resolver tudo de uma vez. Ao criar landing page, você deve ter apenas um objetivo. Identifique um possível problema de seu público alvo e apresente apenas uma solução para ele. Seja direto e assertivo.

Após a definição da persona e dos objetivos, você já está preparado para a próxima etapa da criação de landing page. Porém não se precipite, tome o tempo que for necessário para definir muito bem seu cliente ideal e suas metas.

02. Prepare um bônus valioso e relevante para sua persona

Após definir a persona e o objetivo da criação de landing page, você deve pensar na seguinte pergunta: O que minha persona gostaria de receber em troca dos seus dados pessoais?

Para responder essa pergunta, você deve entender tudo sobre a persona. No primeiro passo você já descobriu um pouco mais sobre ela. Nesse passo você deve se tornar um amigo de sua persona, a ponto de saber o que a deixaria bastante animada de receber a ponto de nem pensar duas vezes na hora de fornecer os dados.

Caso o seu negócio seja um produto, ofereça um teste grátis por algum período de tempo, ou uma versão mais simples do seu produto para testes.

Outra opção seria também o download de materiais ricos. Nesse caso, se atente a assuntos que são de total interesse de sua persona, que agregam muito conhecimento para ela.

Seja qual for o bônus que você venha oferecer para seus futuros leads, lembre-se que o ser humano geralmente retribui gentileza. Quando você oferece algo de bastante valor para eles de graça, eles tendem a retribuir, seja retornando ao site, comprando o seu produto e se tornando um cliente fixo, ou indicando para seus amigos e familiares o seu site e sua marca.

03. Crie um título chamativo e uma CTA instigante

O terceiro passo é um dos mais importantes. Isso não significa que os outros passos não são importantes, mas o título e o CTA (call to action, ou chamada para ação) são os elementos que ditam se a criação de landing page terá muito sucesso ou cairá no esquecimento.

Isso acontece porque uma simples mudança no título e no CTA causa impactos muito significativos no desempenho de sua landing page. Portanto, tenha bastante cuidado na hora de planejar esta etapa.

O título é a primeira coisa que as pessoas que visitarem sua página irão ler, logo, capriche nele. Crie um título chamativo, que instiga a curiosidade e te faz querer saber mais sobre o assunto. Evite títulos vagos e vazios, que desestimulem o seu usuário, pois no título mesmo eles podem desistir e sair de sua página.

Já o botão CTA deve ser bastante visível e chamativo, além de instigar o usuário a clicar nele. Deve possuir palavras que transmitem um senso de urgência e escassez como por exemplo adquira hoje, baixe agora, é fácil, é simples, você não pode perder, entre outros.

Um exemplo seria, ao invés de utilizar “Adquira sua mensalidade” utilize “Encontre hoje sua academia e adquira sua mensalidade!” caso o seu produto seja ofertar planos de academias.

Logo, dedique bastante tempo e esforço nessa etapa do processo de criação de landing page, pois ela impactará diretamente nos resultados alcançados. Esse esforço certamente será recompensado no futuro.

04. Apresente sinais de confiança relevantes como prova social

A prova social é de extrema importância para converter novos usuários e com certeza você vai querer usá-la ao criar landing page.

Isso porque ao provar que outras pessoas são clientes de seu produto ou serviço e se sentem felizes com isso, transparece uma confiança maior na sua marca. E a confiança é vital para gerar novos leads e fidelizá-los como futuros clientes.

Tudo é válido para gerar confiança com o usuário como por exemplo: quantidade de clientes, seu produto já ter sido mencionado por outras grandes marcas, quantidade de seguidores em suas redes sociais, celebridades e influencers que são seus clientes, entre outros.

Portanto, não tenha medo de expor opiniões e feedbacks dos seus clientes ao criar landing page, ou apenas mostrar a quantidade de clientes que sua marca tem. Muito provavelmente as pessoas que acessarem sua página se sentirão mais seguros e confiantes em investir dinheiro ou suas informações pessoais em seus produtos ou serviços.

Estabeleça uma conexão com seu cliente e faça ele se tornar um cliente assíduo de sua marca.

05. Coloque a landing page nos ciclos de venda

Inserir a sua landing page nos ciclos de venda é de total importância, em ambas etapas, início e fim do ciclo de compra e venda.

Isso ajudará o usuário que se encontra no início do ciclo de compra, ou seja, aquele que acabou de chegar em sua página a ter todas as informações que precisa para realizar uma futura compra ou contratar algum serviço imediatamente após preencher um formulário, por exemplo.

Esses usuários serão futuramente convertidos em leads através do seu planejamento de marketing e possivelmente retornará em sua página para realizar o processo de compra,

Em contrapartida, também ajudará os seus clientes e usuários que já entraram em sua página com a intenção de realizar uma compra, também terão todas as informações que precisam para prosseguir com o processo de compra.

Esses usuários que já são leads serão os seus futuros clientes fiéis, que consumirão seus produtos e serviços com certa frequência.

Portanto, após criar landing page, sempre coloque sua página nos ciclos de venda, tanto inicial quanto final, para maximizar seu alcance, aumentando também os seus resultados e lucros de sua marca.

Conheça os melhores criadores de landing page

As landing pages são ferramentas de extrema importância para o marketing de qualquer organização atualmente. Ela tem o potencial de converter novos usuários em leads em potencial e, muito provavelmente, em clientes fiéis de sua marca.

Criar landing page que converte pode ser um desafio, mas neste artigo te apresentamos algumas dicas que, se seguidas e levadas em consideração, podem fazer total diferença nos resultados alcançados por essa ferramenta.

Além dessas dicas, preparamos também um artigo onde te mostramos os 6 melhores criadores de landing page disponíveis no mercado! Alguns criadores dessa lista permitem criar landing page grátis!

Portanto, não perca tempo e confira agora mesmo essa lista e aprofunde ainda mais seus conhecimentos no processo de criação de landing page. Seu negócio certamente irá progredir e obter resultados melhores.

Não espere pela mudança, seja você a mudança que você tanto precisa!

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