Quando falamos de e-commerce e toda a dinâmica que envolve o gerenciamento dos negócios e o tráfego digital de empresas, uma das pautas mais importantes e que exigem devida atenção e investimento diário, sem dúvida, é a geração de leads.

Nesse contexto atual, em que as empresas se encontram inseridas no mundo digital e a sua porta de entrada, apresentação e sua loja de compras são os sites, redes sociais e outras plataformas, a construção, aparência e acessibilidade desses meios é primordial.

Isso porque quando se trata da captação e principalmente, conversão de leads em clientes, investir em landing page adequada, atualizada de acordo com seu segmento de negócio e com as necessidades de quem busca pelos seus serviços, é o que irá mover essa máquina.

Todavia, em muitos negócios, seja por falta de conhecimento, tempo ou profissionais especializados no assunto, muitas empresas acabam optando por tipos de landing page mais padronizados, não buscando dar a sua cara e personalidade para a apresentação.

Visando justamente dar dicas de como reverter essa situação e melhorar a capacidade de captação, alcance e transparência do seu negócio, hoje vamos te mostrar quais são os tipos de landing page ideais para cada etapa e como aplicá-los de forma simples e prática.

Afinal, o que é uma landing page?

Para entender qual a importância da landing page na esfera dos negócios digitais e online, além dos tipos de landing page existentes e conseguir visualizar qual melhor se adapta ao seu negócio, é preciso saber de fato o que significa e como surgiu nesse contexto.

Landing Page é um termo do inglês que em tradução, significa “página de aterrissagem”. ou seja, a landing page é um local em que as pessoas vão se concentrar para visualizarem o que procuram, em que, no caso das empresas, os produtos que desejam consumir ali.

Assim, a landing page é uma página voltada para a conversão, visto que a sua existência vai muito além de uma vitrine de exposição dos produtos, mas um ambiente em que o visitante encontra a possibilidade de se tornar cliente a partir do interesse de compra.

O seu objetivo é único: capturar dados dos leads. Seja através da captura de informações como e-mail, telefone para contato, estimular a inscrição em formulários que apuram os gostos e interesses próprios; entre outros, o foco será potencializar a conversão de leads.

Todavia, independente de qual o objetivo em foco naquele momento e qual sua empresa busca alcançar, a landing page possui características padrões em relação às suas formalidades, por outro lado, permitindo que haja criatividade na apresentação e visual.

Dentre essas características, podemos concluir que os tipos de landing page possuem poucos ou até mesmo nenhum link de saída da página, da mesma forma em que prende a atenção por ter uma chamada objetiva, alinhando os elementos para que haja a conversão.

Esse roteiro que gera os tipos de landing page são muito mais eficientes a nível de comercialização, visto que o site é a loja digital na esfera do e-commerce, logo, a sua visualização, facilidade e amplitude de funcionalidades, é o que permite o fluxo do negócio.

Outro ponto é que os tipos de landing page tem como foco fazer com que haja uma escolha: ou o visitante entra e converte, ou ele fecha a página e se retira. Isso porque a estratégia é tão potente, que ao se interessar, apenas irá cumprir os passos e converter-se em cliente.

Por fim, os tipos de landing page em geral são muito bem centrados em cumprir o seu papel, de forma que não oferecem meios para distração ou desfoco do objetivo proposto, fazendo com que o visitante de cara já saiba exatamente como deve prosseguir.

Tipos de landing page: como escolher o melhor para o seu negócio?

Ao estabelecer o seu funil de vendas, é preciso passar por certas fases, sendo elas: atrair, engajar, vender e fidelizar. Baseado em cada uma dessas etapas, existe um tipo de landing page apropriada, que serve para levar o visitante até o próximo gatilho de conversão.

Assim, o foco agora é mergulhar nas suas especificações e conhecer cada detalhe dos tipos de landing page mais utilizados, potentes e atrativos do mercado, visualizando qual se adapta melhor para cada caso. Bora lá?

Landing page página de captura

Um dos tipos de landing page mais comuns, a página de captura consiste em uma mensagem de marketing colocada sobre a promoção ofertada, sendo necessário disponibilizar um e-mail para receber essa oferta.

Para se ter exemplos, você pode buscar oferecer guias gratuitos, e-books para download, webinars e white papers são fontes utilizadas no tipo de landing page da página de captura, podendo ser oferecidas em troca do contato do cliente, visando criar um meio de conexão.

Assim, na personalização desse tipo de landing page, busque incluir títulos destacados, fortes e chamativos, que evidenciam o benefício ofertado. Ainda, seja o mais visual possível, explorando CTAs e solicitando informações objetivas de maneira adequada.

Objetivo: capturar leads por meio da criação de contato para newsletters, prospecção e marketing aplicado.

Landing page Click-through

Mais um dos tipos de landing page, o fornecimento de informações acerca de uma oferta de forma detalhada, visa com que o visitante “clique” no local indicado, sendo redirecionado para uma página capaz de realizar a transação, e até mesmo, a conversão.

Esse tipo de landing page é uma espécie de intermediária entre o anúncio e a loja digital, permitindo com que o visitante vá se adaptando ao ambiente, sem se sentir forçado a fazer uma compra.

Assim, as empresas devem buscar oferecer cupons de desconto, avaliações gratuitas e outros do tipo que irão permitir essa troca de página. O foco aqui é personalizar esse tipo de landing page com botão de CTA e mensagens direcionadas.

Objetivo: Crie uma oferta e permita com que o visitante acesse a página de compra.

Landing page Splash Pages

Esse tipo de landing page tem o intuito de chamar a atenção do visitante para alguma manifestação a ser cumprida antes de concluir sua tarefa ali. Aqui o foco não é converter, mas atuar como intermediária para dar algum anúncio, fazer alguma promoção, etc.

Como exemplo, pode solicitar a idade do visitante, solicitar que selecione o idioma de preferência, entre outros. Explorar imagem e ser objetivo nas palavras é o foco.

Objetivo: Definir preferências, fazer anúncios ou perguntar dados como idade.

Landing page Squeeze

Dos tipos de landing page, a Squeeze é responsável por, a partir de páginas curtas e sem muitas imagens ou textos, conduzir as transações. Geralmente oferecem downloads, agendamento de consultas ou algum tipo de evento disponibilizado.

Outro ponto é que esse tipo de landing page é perfeito para iniciantes, pois auxilia em bons resultados em poucos tempo, já que são mais simples e dinâmicas.

Objetivo: Em troca de uma oferta gratuita, receba dados como o e-mail do seu visitante.

Landing page de agradecimento

Investir em agradecer a visita em seu site através de um tipo de landing page direcionado a isso é muito importante, proporcionando melhor cuidado com os leads. Por isso, ao final do preenchimento de um formulário por exemplo, agradeça seu visitante antes de mais nada.

Após isso, invista em solicitar um comentário, sugestão, ou ainda direcionar para o seu blog ou oferecer uma oferta.

Objetivo: Incentivo de agradecimento e oferecimento de ofertas.

Landing page vendas

O tipo de landing page destinado a vendas atua como uma espécie de comercial. Aqui o foco é a exibição de conteúdo com depoimentos, vídeos, destaques e CTAs que possam induzir o visitante a comprar, podendo associar algum desconto para facilitar o processo.

Objetivo: Incentivar o visitante através da persuasão, fala, boa escrita e possível desconto a comprar e efetuar o pagamento.

Landing page para cancelamentos

Como bom negociante, você não vai permitir perder seu assinante com facilidade, sem proporcionar uma chance de melhoria e que possa ficar. Por isso, um tipo de landing page voltado para o cancelamento de assinaturas é o ideal.

Seja pela tentativa de mantê-los dando a oportunidade de personalizar as suas preferências, ou então mostrando serviços e adicionando um desconto, vantagens e novidades, o importante é tentar manter essa pessoa e tentar mostrar o seu melhor.

Objetivo: Última tentativa de manter o visitante e assinante interessado em seus serviços, permitindo mais autonomia em suas preferências ou no contato com a empresa.

Landing page “Em Breve”

Não perca tempo em dar indícios que está desenvolvendo um novo projeto, serviço ou melhoria na sua loja. O tipo de landing page “Em Breve” serve justamente para dar uma prévia de que você está investindo em melhorias para seu cliente.

Coloque uma contagem regressiva, data, uma forma de ativar a curiosidade das pessoas para que possam acompanhar. Além disso, busque fornecer CTA para que a pessoa ao clicar, seja notificada da abertura, aproveitando ainda para coletar os dados ali colocados.

Objetivo: A criação de uma oferta ou serviço futuro que possa atrair a atenção e coletar dados dos leads.

Landing page página de produto

Muito comum no varejo, esse tipo de landing page informa uma análise detalhada do produto ofertado, desde o que é, como funciona e seus benefícios, dando destaque a esse produto que pode ser o mais vendido, o mais procurado ou que vem agradando mais.

Por isso, busque investir em imagens e conteúdos de vídeo na página do produto, chamando a devida atenção para o produto ou serviço que pretende destacar.

Objetivo: chamar a atenção para um produto estratégico.

Landing page de eventos

Criar um tipo de landing page específico para eventos, é capaz de dinamizar o trabalho do seu visitante, lead ou cliente em saber porque deverá investir seu precioso tempo naquele evento, podendo demonstrar sinteticamente os principais objetivos que o envolvem.


Aqui também é válida a contagem regressiva, dando amostras do evento de forma que a pessoa pense que se não participar, irá perder algo. Por fim, busque informações através de formulários, solicitando apenas dados importantes e diretos.

Objetivo: Via de mão dupla, em que você pode oferecer informações do seu evento em troca de inscrições e participantes ativos.

Crie agora a landing page que falta para alavancar o seu negócio!

Agora que você já conhece cada um dos tipos de landing page mais famosos e utilizados para iniciar, intermediar e concluir a experiência do seu visitante, para que se converta e possa se tornar um cliente, não deixe de investir agora mesmo na landing page para você!

Entenda quais os objetivos da sua marca, dos seus produtos e serviços e o que falta para dar uma luz ao seu visitante, retirando as dúvidas e proporcionando a certeza necessária para que se torne um cliente fiel, interessado e participativo em sua empresa.


Por isso, a Landing Pro te convida a fazer um Teste Grátis de Criação de Landing Page, permitindo com que você entenda o funcionamento e já saia de lá com sua página criada e pronta para atuar.

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