A landing page se tornou uma excelente opção para aumentar as conversões de negócios, atraindo sempre mais clientes e leads para a empresa.

No entanto, para ter sucesso, você precisa saber como fazer todo o processo de uma landing page da melhor forma possível.

Para isso, você precisa de uma ferramenta de landing page que seja eficiente e atenda todos os critérios a serem seguidos para uma página de sucesso, que impressione, encante, converta e fidelize os seus clientes.

No entanto, criar uma landing page não é uma coisa simples, é necessário ter um esforço, logo após planejar qual é o seu objetivo.

Em um primeiro momento, a landing page geralmente é utilizada para capturar dados dos possíveis clientes e, no segundo momento, realizar a venda.

Por que é importante ter uma landing page?

Se você estiver criando um site da empresa, isso é um bom sinal. Agora você precisa ter certeza de que todo esse esforço se traduz na venda do seu produto, com efetividade.

Se você está procurando uma ferramenta eficaz de conversão de leads, a landing page é uma opção que pode te ajudar e muito.

Com uma página de captura, você consegue captar um lead e gerar uma conexão com ele, através do relacionamento, via canais de comunicação.

Hoje em dia, cerca de 68% das empresas B2B usam landing pages para gerar leads para futuras conversões.

Essas páginas podem orientar os clientes a conhecer um produto, serviço ou uma oferta. Esta é a sua oportunidade de aumentar as conversões e conseguir aumentar o número de clientes.

Construir efetivamente uma página de captura ou de vendas é propor a solução que o consumidor está procurando. Ou seja, resolver a dor do cliente e oferecer a ele algo de valor.

Na verdade, algo simples e direto já faz a diferença. Nenhum conteúdo institucional, mas material valioso que seja possível entregar ao consumidor naquele momento.

Quais os tipos de landing page mais populares?

Página de captura

Esse modelo de landing page é conhecido como página de captura, que é uma página simples projetada para coletar detalhes de contato de clientes em potencial. Você pode criar uma lista de clientes em potencial por e-mail, nome ou telefone.

Para ter sucesso, você precisa fazer uma oferta em troca de algo que seus clientes possam estar interessados, como se inscrever em um webinar ou baixar um e-book.

Página de vendas

O objetivo de uma página de vendas é mostrar um serviço ou produto específico em um modelo de oferta.

Para ser eficiente, deve persuadir o cliente de todos os benefícios da oferta oferecida e esclarecer como pode resolver todos os problemas do lead. Em resumo, matar as objeções e fazê-lo comprar.

A seção de perguntas frequentes e depoimentos de clientes é uma boa abordagem persuasiva. Tudo deve terminar com um call to action (CTA) que leve o usuário a uma página de checkout onde a compra é completada.

Página de obrigado

Esse formato de landing page é uma página de agradecimento, que é usada, geralmente, para completar a conversão. Ela pode ser usada não apenas para compras, mas também para download de materiais, cadastro e preenchimento de formulários.

O principal objetivo da página é mostrar que você está ligando para o cliente, ou seja, sendo empático, colaborando para o aumento de confiança entre sua empresa e o usuário.

Além disso, o uso de uma landing page de agradecimento no início ou durante o processo de realização da meta já pode indicar os próximos passos que o lead deve tomar.

Essa etapa pode ser baixar outro material, se oferecer para ler um post ou até mesmo adquirir um produto ou serviço que possa aliviar a dor que o usuário está sentindo.

Mas quais são os critérios para escolher ferramenta de landing page?

Ter ferramentas para criar landing pages é essencial para empresas, que utilizam o marketing de conteúdo, até mesmo para produtividade e velocidade de criação de determinado conteúdo.

No entanto, isso não significa que é fácil criar uma landing page do zero, porque para isso você deve ter pelo menos um web designer à disposição.

Ou, no mínimo, saber as linguagens de programação para criar toda a integração, após comprar um template que se adeque a sua proposta.

Isso tudo parece um grande investimento de tempo e dinheiro. Felizmente, já surgiram ferramentas de criação de landing pages que reduzem esse trabalho a minutos e aumentam a produtividade do marketing e comunicação.

Variação de templates

As landing pages possuem vários formatos. Com apenas um formulário, incluindo imagens e descrição, a depender da oferta que está sendo oferecida ao cliente, um modelo pode ser mais eficaz do que o outro.

É possível separar os modelos também por datas comemorativas, como Natal, Dia das Crianças e Black Friday, facilitando as ofertas, em determinada estratégia.

Porém, ao escolher uma ferramenta de landing page, não se esqueça de considerar a quantidade de templates disponíveis.

Conversão social

A conversão social é uma oportunidade para os visitantes fazerem downloads de materiais ricos, aqueles mais elaborados, através das suas redes sociais.

Esta é uma função válida, pois não é necessário preencher o formulário devido ao reaproveitamento de informações das redes sociais.

Preencher cada campo individualmente é uma objeção que leva muitas pessoas a não preencherem os formulários, e a conversão social é uma forma de contornar esse problema.

Edição fácil e flexível

O trabalho se torna mais fácil, quando o editor da página é simples de mexer.

Com uma ferramenta de landing page flexível, você pode alterar textos e cores de fundo, inserir imagens, editar seu botão de Call to Action, entre outras ações importantes para tornar sua página mais atrativa para os visitantes, levando-os a converter.

Formulários inteligentes

Os formulários inteligentes permitem que você solicite itens na página de conversão para os quais você não tem informações sobre seus leads.

A importância disso é porque evita que os visitantes saiam da página que não querem preencher o mesmo formulário repetidamente.

SEO e seus parâmetros

Alterar o título, a descrição do URL e outras configurações de otimização do mecanismo de enquête é importante para que suas landing pages sejam classificadas no Google e sejam achadas com mais facilidade.

É interessante também que você otimize suas tags para redes sociais, afinal você não quer que o subtítulo a imagem e a descrição da sua Landing Page não apareçam ou simplesmente tenha erros na hora que aparecem, quando compartilhados nas redes sociais. Então, se atente nisso também.

Consequentemente, ao escolher a ferramenta certifique-se de configurar esses detalhes: editar meta tags para SEO e mídias sociais – subtítulo, descrição, slug, subtítulo do OG, descrição do OG e imagem do OG. Não esqueça também do e-mail de agradecimento e e-mail pós-conversão.

Integração de sistemas

Também é interessante notar que a ferramenta permite integração com outros sistemas e ferramentas posteriores, agregando funções que não estão disponíveis nela.

Além disso, se você deseja implementar recursos avançados, é importante adicionar outros recursos ao seu código.

Seja nativo ou forneça código para incorporar a ferramenta. Importante também ter uma certa liberdade para inserção de códigos para outras ferramentas avançadas.

Estatísticas apresentadas

Essa ferramenta não apenas ajudará você a criar páginas de captura personalizáveis ​​e facilmente otimizadas. Mas também facilita a análise dos resultados, a partir dela.

A fim de identificar pontos a serem melhorados, é importante conhecer sua taxa de conversão e o tráfego, se este é qualificado.

Consequentemente, configure uma ferramenta que mostre as estatísticas de suas páginas publicadas.

Tenha segurança através do HTTPS

O Google não se atrai por sites que não proporcionam segurança ao usuário. Inclusive, defende o uso do HTTPS. Quando um site começa antes do “www” com a siglas HTTPS, significa que a página possui o certificado SSL/TLS.

O certificado de segurança é responsável por verificar a autenticidade do site e criptografar as informações que os usuários enviam ou recebem do site. Neste caso, torna os visitantes mais seguros.

No Google Chrome, os sites que usam esse recurso possuem um cadeado no início da barra, onde colocam o endereço ou link do site.

Aqueles que não concordarem podem exibir um aviso de site inseguro quando os usuários tentam acessar a página, o que faz a página perder credibilidade entre os novos visitantes. É pior ainda quando são solicitados dados dos usuários.

Isso ocorre porque os mecanismos de pesquisa também tendem a priorizar páginas seguras como fator importante para ranquear dentro das pesquisas.

Responsividade

Páginas de captura também devem ser projetadas para funcionar em dispositivos móveis, pois o tráfego oriundo dos dispositivos mobile corresponde a uma alta escala, se tratando de visitas.

Isso acontece porque os consumidores recorrem cada vez mais a seus smartphones para pesquisas e compras.

Custo acessível

Tem pessoas que acreditam que só ferramentas caras trarão resultados a ela, o que não é verdade.

Existem provedores de páginas que, simplesmente, cobram fortunas, por ter um design “inovador”, quando na verdade existem várias nuances que prejudicam ranqueamento, não possuem visualização de métricas suficientes e etc.

Na realidade, o custo da página deve ser acessível para caber dentro do orçamento que a empresa deseja. Claro, quando mais recursos e aumento no número de páginas, esse valor pode aumentar, mas pelo menos será proporcional.

Criação rápida, pronto em 9 minutos

Outro ponto que deve ser considerado, porque o consumidor muda seu comportamento e nós precisamos acompanhar o mercado. A empresa que não dá valor a isso, fica para trás, como muitas já ficaram.

Uma ferramenta de landing page que proporcione isso, com certeza ganha mais prestígio para aqueles que têm zelo em adequar o que o consumidor precisar para solucionar a dor do público.

Por isso, um dos critérios é escolher uma ferramenta que proporcione uma rápida criação.

Teste antes de pagar

É importante que a landing page tenha um período de testes para que você veja se aquela ferramenta de criação vale ou não para você. Infelizmente, quase nenhuma plataforma no mercado permite que você teste antes de adquirir.

A questão é que a maioria prefere “prender” o cliente, mas na verdade, eles estão enganados. Quando o contrato daquele cliente terminar, o mesmo não vai voltar, porque se sentiu lesado, enganado.

Pegar uma plataforma que te dá a possibilidade de testar, vai fazer o seu conceito mudar e você enxergará se vale a pena adquirir a ferramenta de landing page.

Crie agora sua landing page de sucesso com teste grátis!

Páginas de captura ou de vendas bem projetadas permitem que você consiga levar informação de qualidade, de como aquele consumidor pode resolver o problema que ele tem. Isso, de uma forma mais confiável e fidedigna.

Seu lucro será grande se pensar na conversão que uma landing page pode dar. Um site, o visitante vai, olha e vai embora. Se der sorte, ele liga ou entra em contato para comprar um produto ou serviço.

Na landing page, o cenário muda, geralmente a conversão gira em torno de 5%. Imagina se você tem 1000 pessoas entrando na página e 50 se cadastrando?

Agora isso, todo dia? Seu lucro será grande em breve.

Por isso, crie sua landing page de sucesso agora e aproveite a avaliação gratuita! Milhares de empresas testaram e avaliaram essa experiência.

Hoje, muitos deles se beneficiam de landing pages bem construídas. Sua hora chegou! Inscreva-se para um teste gratuito agora!

Compartilhe

Este artigo foi útil?
Sim
não

Nós usamos cookies e outras tecnologias para melhorar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda com nossa  Política de Privacidade