A Página de Vendas Perfeita, os 6 elementos essenciais

Uma página de vendas bem elaborada, com seu produto exposto para seu público de uma forma diferenciada pode alavancar suas vendas.

Pois com certeza, se você precisa de uma página de vendas é porque está investindo no mercado digital e quer ver o crescimento de seu empreendimento.

Seu foco como empreendedor deve ser nas ferramentas e estratégias que possibilitarão aumentar suas vendas de uma maneira eficiente, podendo inclusive aumentar seu número de leads.

Se é importante para você aumentar suas vendas e fazer seu empreendimento crescer, deixar de ser apenas uma ideia para se tornar uma realidade, confira o que você precisa saber sobre a página de vendas.

O que é uma página de vendas?

A página de vendas, muitas vezes nomeada como landing page, é uma estratégia de marketing usada não apenas para vendas, mas também para atrair leads, os quais você posteriormente poderá guiá-los pelo funil de vendas.

É uma página onde é requisitado que o visitante tome uma única ação, seja ela deixar seus dados em troca de algo, ou efetuar uma compra. E o importante nesta página de vendas é que não tenha outra alternativa e nenhum link que permita a saída da página.

Benefícios de montar uma página de vendas

As páginas de vendas aumentam sua taxa de conversão, pois ao usar de uma maneira persuasiva a chamada para ação, conhecida como CTA e evitando outras distrações para manter o foco do cliente na ação, você potencializa o resultado.

Além disso, sua página de vendas deve ser desenvolvida utilizando as palavras chaves específicas para seu produto ou serviço.

O que significa colocar sua página de vendas num bom posicionamento nos resultados de pesquisa do Google, com possibilidade de aparecer dentre os primeiros lugares.

E além disso você pode usar o Google Ads e gerar muito mais conversões usando tráfego orgânico e pago simultaneamente para um crescimento ainda maior.

Compor sua página de vendas perfeita

Você vai encontrar pela internet muita gente oferecendo fórmulas prontas e dizendo que basta mudar uma palavra ou outra e aquela página de vendas será um sucesso.

Na prática sabemos que não é bem assim que acontece, você pode até ter parâmetros, mas se não tiver sua originalidade e sua linguagem própria, sua página de vendas será apenas mais uma.

Sua abordagem deve ser diferente e voltada para seu público alvo, com um design e uma mensagem que cheguem aqueles que você quer impactar, mostrando todos os benefícios de sua oferta única.

O que é essencial para montar sua página de vendas

Uma boa página de vendas deve ser bem construída, sem limite de tamanho pois precisa abranger todo conteúdo fundamental para levar o cliente a comprar o produto.

Entretanto, esteja ciente de que não será a extensão de sua página de vendas que fará o visitante comprar seu produto, mas as informações e como você irá inseri-las fará a diferença em suas vendas.

Portanto, para conseguir os resultados esperados, a página de vendas deve proporcionar ao seu cliente ideal além de bons argumentos de venda, esclarecimentos sobre as soluções que seu produto realiza.

Dessa forma, alguns elementos são essenciais serem bem construídos para ter uma página de vendas de efeito

Definir Persona

A persona simboliza o seu cliente ideal, sendo a identificação de quem você quer atrair para comprar seus produtos.

A construção da persona deve ser baseada em pesquisas de fatos reais abrangendo comportamento e características demográficas.

Ao criar sua persona, você conseguirá enviar a mensagem certa para as pessoas que irão receber e agir de acordo com o que você espera.

Ao estabelecer sua persona, você conseguirá:

  • Saber qual o tom e o estilo de conteúdo deve usar;
  • Definir sobre o que você deve escrever;
  • Entender quais as informações que elas buscam;
  • O que sua página de vendas deve conter para que suas vendas cresçam.

Além de entender quais são as dores e desejos do seu cliente ideal, tendo uma comunicação mais adequada e convincente.

As pesquisas de sua persona

Já falamos sobre o posicionamento orgânico de sua página de vendas.

Esse posicionamento está ligado às pesquisas que sua persona faz sobre seu produto, pois os bons resultados dependem das palavras chaves usadas em sua página de vendas.

E essas palavras chave você descobre analisando como sua persona busca pelo conteúdo que sua página de vendas entrega.

Para você conseguir uma alta conversão, o público que visita sua página de vendas deve ter certeza de que está no lugar certo encontrando o que estava procurando.

Por isso é ideal você ter um mapa de palavras chave e integrá-las ao conteúdo de sua página de vendas, com foco no produto e soluções que ele entrega para seu cliente.

E caso seu negócio tenha um blog, considere escrever artigos usando essas palavras chave, pois além de dar mais credibilidade e autoridade a sua empresa e melhorar seu ranqueamento, você também pode guiar seu visitante até sua página de vendas.

Elementos Visuais

A identidade visual de sua página de vendas vai muito além da estética em si.

É importante que sua página de vendas tenha um design limpo, o visitante deve capturar a essência de sua oferta com uma rápida olhadela, pois você tem apenas alguns segundos para segurá-lo antes que saia da página.

Porém na hora de desenvolver a identidade visual de sua página de vendas, esta deve estar de acordo com sua marca para que esta inconscientemente seja lembrada pelo visitante.

Monte uma hierarquia visual em sua página de vendas, aliando o conteúdo com o design para que a leitura de sua página seja fluída.

Sempre tendo em mente que sua persona deve guiar todo o processo e você deve usar tudo o que sabe sobre ela para montar uma página de vendas que entregue o que ela busca.

Cores

Você deve usar a paleta da identidade visual de sua empresa, porém sem esquecer que o principal objetivo de sua página de vendas é vender.

O que pode significar que você tenha que usar cores contrastantes, para chamar a atenção, como por exemplo no botão de CTA, ou ter que modificar as cores de sua página de vendas, caso esta não esteja dando os resultados desejados.

Os elementos do design devem se sobressair, evitando o excesso de informações e de cores, portanto use três cores no máximo.

Imagens

A sua página de vendas deve ter imagens que realmente correspondam com seu produto ou serviço.

Evite usar banco de imagens em sua página de vendas, pois você pode acabar usando uma foto ou ilustração que de uma imagem errônea de seu produto e acabar gerando reclamações no pós venda, afastando o cliente de uma nova compra.

As imagens além de capturar a atenção dos visitantes da página de vendas, devem ser pertinentes com o que você está oferecendo em sua página de vendas.

A melhor opção é sempre a foto real do produto, mas se é um ebook, pode ser a imagem da capa, ou caso seja um webinar, a foto dos apresentadores.

Vídeos

O visitante tende a permanecer um maior tempo em sua página de vendas quando ela tem um vídeo.

Uma outra vantagem é o fato do Google dar prioridade em seu ranqueamento às páginas de vendas que utilizam esse recurso.

Portanto é muito válido expor um vídeo de apresentação do produto, ou mesmo um tutorial explicando detalhes de uso, além das fotos e da parte escrita, pois se torna uma experiência mais imersiva.

Escrita

Quando o assunto é conseguir tráfego orgânico para sua página de vendas, o texto é um dos principais elementos, pois é nele que você vai usar suas palavras chaves para influenciar no ranqueamento.

Um ponto muito importante é ter cuidado com o plágio, pois o Google penaliza conteúdo duplicado, por isso não copie conteúdos de outros sites, nem do próprio fabricante.

O seu texto deve ser rico em conteúdo e escrito de uma forma escaneável, evitando grandes blocos de texto. Faça:

  • parágrafos curtos;
  • use recursos como o negrito e itálico; e
  • listas.

Um texto com construções abstratas, explorando a proposta de valor do seu produto, envolvendo o leitor ao responder por seus desejos e resolver suas dores.

Ao colocar informações técnicas, exponha com uma linguagem que o cliente entenda para não perder a vontade de continuar em sua página de vendas.

Título e subtítulo

O título deve ser bem elaborado, deixando claro sobre o que é a página de vendas e ao mesmo tempo atraindo o visitante a continuar.

No título foque nos benefícios, indo direto ao ponto e indicando claramente o porque vale a pena realizar a ação proposta.

No subtítulo você irá esclarecer um pouco mais do que se trata a oferta, usando um bom toque de persuasão e expondo mais motivos de como seu produto irá solucionar o problema dos visitantes.

Descrição perfeita do produto

A sua página de vendas deve ter a descrição completa de seu produto, pois quando o cliente procura por determinado produto, deseja saber todos os detalhes antes de investir na compra do produto.

E não apenas a descrição, mas também deve conter as soluções que o produto traz, os problemas que resolve e por vezes o desejo que será suprido com ele.

Quanto mais benefícios, mais diferença esse texto fará na decisão de compra, pois o cliente precisa ser persuadido de que precisa do produto que você está ofertando.

Ao montar o texto, se coloque no lugar do comprador e pense em todos os detalhes que você procura saber ao adquirir um produto.

E esteja atento às diferenças ao expor um produto digital ou um produto físico em sua página de vendas, como por exemplo:

  • Produto digital: você deve deixar claro que o produto será entregue digitalmente, seja através de um e-mail, ou de um portal. Caso esteja vendendo um curso online, descreva-o com detalhes módulo a módulo, horas de gravação, bônus, etc.
  • Produto físico: especifique o máximo de informações sobre o produto, respondendo todas as dúvidas. E o mais importante os prazos de entrega, e valores de frete.

Engajamento do visitante

Através de mensagens sutis, você pode transmitir ideias como segurança, urgência, confiança, dentre outras.

E usar esses mecanismos em sua página de vendas pode ser muito útil para seu objetivo.

O seu texto deve usar esses gatilhos mentais do copywriting para envolver seu visitante na ação de comprar.

Por isso, falamos em expor os benefícios de seu produto numa linguagem clara e de fácil compreensão expondo as qualidades do produto, pois os consumidores não são especialistas e muito menos se comunicam com linguagem técnica, mas emocional.

Formulário

Esse é um elemento obrigatório em qualquer LP, é nele que os Leads são gerados e os dados são cadastrados no seu banco de dados.

Com um fluxo de vendas criado, após ser preenchido, o formulário deve guiar o consumidor ao fechamento da compra, mesmo que isso seja feito em outras páginas ou canais.

Portanto, por mais que você queira juntar vários dados de seus leads para depois guiá-lo em um Upsell ou Cross-sell, foque-se no mínimo necessário.

Pois quanto mais dados você solicitar, você pode estar afastando seu cliente, aumentando a taxa de rejeição e fazendo-o sair de sua página de vendas sem concluir a compra.

FAQ - Benefícios e vantagens

Tenha uma listagem de perguntas frequentes para responder as dúvidas e quebrar todas as objeções que ainda haja na mente subconsciente de seus clientes.

Reúna perguntas e respostas desde as características do produto, meios de pagamento e entrega do produto, validade e garantia, termos de cancelamento ou devolução. Deixe o seu FAQ o mais completo possível.

Ao listar os benefícios de seu produto você vai colocar na mente do visitante o que ele conseguirá ao adquirir seu produto, e quando ele entende a transformação que vai obter, está criado o desejo da compra sem mais nenhum obstáculo.

Induzindo à ação

A Página de Vendas Perfeita, os 6 elementos essenciais

Guie o olhar do visitante em sua página de vendas, usando técnicas de elementos visuais e texto escaneável para guiar todo o caminho que ele deve percorrer.

É importante direcioná-lo para os pontos principais que farão ele tomar a decisão de compra, como pelos depoimentos, garantia e CTA.

Depoimentos

Os depoimentos dos clientes são muito importantes para dar autoridade a sua empresa, pois comprovam como seu produto pode ajudar e transformar a vida de seu cliente.

Os depoimentos são as melhores provas sociais, por isso devem ser histórias reais para que seu potencial cliente se conecte com pessoas que têm histórias parecidas com as dele.

O depoimento pode ser por escrito, com fotografias dos clientes satisfeitos ou em vídeos. Dessa maneira, os clientes satisfeitos endossam a mensagem de sua página de vendas.

Garantia

Para seguir o Código de Defesa do Consumidor você deve dar a garantia que determina alguns dias para devolução de qualquer produto.

Quando o cliente fica ciente de que caso não fique satisfeito pode devolver o produto e receber seu valor de volta, uma das barreiras para a compra é quebrada.

Deixe sua mensagem clara no item da garantia de que você confia no produto e não tem preocupação de que ele vá pedir devolução, pois a possibilidade de seu produto não cumprir o prometido é praticamente nula.

CTA

É o item fundamental de sua página de vendas e deve ser estrategicamente distribuída pela sua página.

Os textos do call to action devem ser atraentes e irresistíveis, captando a atenção do usuário, e com destaque de cor contrastante para ficar bem visível.

Em uma página de vendas o link de saída do CTA deve direcionar o cliente diretamente para a página de pagamento.

O que não pode faltar em sua página de vendas

Existem alguns itens que devem estar presentes em sua página de vendas fora os descritos acima, e são eles:

Contagem regressiva

Essa ferramenta é um cronômetro que geralmente fica no alto da página. Pode ser um contador anunciando o fim de uma promoção, ou de uma data especial sazonal como a Black Friday por exemplo.

Usualmente usada quando se está promovendo alguma condição promocional.

Essa contagem regressiva é usada para apressar o cliente na tomada de decisão, despertando urgência e escassez, fazendo com que pense que perderá a oferta caso não realize a compra naquele tempo.

Formas de pagamento

Antes de chegar a esse ponto você deve ter montado sua página de vendas expondo o valor de seu produto e deixando claro o valor agregado que ele tem, validando seu preço fazendo o usuário ver todas as informações sobre o produto antes de chegar aqui.

As formas de pagamento são um ponto muito importante, pois quanto mais isso for facilitado para seu cliente, menor será a chance de abandono de carrinho.

Pagamento com cartão, seja parcelado ou dividido em dois cartões diferentes, pix, boleto, e os atuais parcelamentos no boleto ou em pix, esteja atualizado com todas as novas formas de pagamento.

Página responsiva

Esta é uma outra preferência do Google para um bom ranqueamento. Ter uma página de vendas responsiva é uma página que se adapta em todos os tipos de tela com uma boa disposição e legível, sem comprometer a leitura e as ações.

Além disso ter uma página de vendas responsiva e otimizada também:

  • Gera uma excelente experiência do usuário;
  • Acelera a velocidade de carregamento da página de vendas;
  • Reduzir o índice de rejeição;
  • Aumenta o número de suas vendas;
  • Torna sua página de vendas acessível em qualquer dispositivo.

Como no Brasil a grande maioria das pessoas acessam a internet pelo celular, não se esqueça de testar sua página de vendas para ter certeza de que está funcionando sem te deixar na mão.

Métricas

Medir suas métricas é um dos elementos essenciais, pois somente desse jeito você poderá detectar o desempenho de sua página de vendas.

Algumas das métricas importantes a serem feitas são:

  • Perfil dos seus consumidores;
  • Retorno sobre as despesas com marketing;
  • Custo por aquisição de clientes;
  • Fontes de tráfego na página de vendas.

Pois ao analisar essas métricas você saberá o que é necessário para otimizar sua página de vendas.

Testes A/B

O teste A/B, consiste em fazer duas versões de sua página de vendas. Cada versão deve ter apenas um item diferente da outra, para você poder testar qual das duas funciona melhor.

Você pode fazer o teste, verificar a que deu melhor resultado e depois com esta fazer outra versão testando outro item e seguir assim aprimorando sua página de vendas.

Agora é a sua vez

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