Aprenda a usar elementos visuais na sua landing page

As landing pages podem ter vários propósitos, algumas delas são feitas especificamente para em função de determinadas campanhas serem as primeiras visitadas. Todo negócio que tenha sua presença na internet deve se atentar para ter boas landing pages.

No Marketing de Conteúdo para criar um bom relacionamento com seus leads é preciso oferecer bons conteúdos com informações úteis, produzir materiais que além de chamar a atenção do leitor e tenha informações pertinentes, e também façam com que ele avance no funil de vendas.

Devido a isso, as landing pages costumam ser conhecidas como páginas de vendas, mas o princípio delas é a conversão, seja de venda, seja para transformar visitantes em seguidores, ou agradecimentos, e outros tipos.

O usuário pode chegar até sua landing page através da home do seu site, porém muitos deles são direcionados por outros meios, como por um link compartilhado através de redes sociais, por páginas de buscas do Google, banners de anúncios, etc.

Por isso você tem que ter uma landing page atrativa e que impacte para manter o visitante focado no que está sendo ofertado, pois geralmente o usuário que entra nesta página já está procurando pelo assunto específico da página.

Aproximar a empresa dos clientes de forma objetiva é uma das principais vantagens das landing pages, pois contribui para fidelizar a audiência.

Fora isso, com uma landing page de alta conversão você tem o recurso de conhecer as características de seu público e pelo que se interessam, tendo um melhor direcionamento para fazer melhores abordagens e convertendo ainda mais.

Quais os principais elementos de uma landing page?

O conteúdo de sua landing page deve ser envolvente para encantar o leitor, respondendo às perguntas do leitor, e o conduzindo a responder sua chamada para ação fazendo com que ele se engaje com sua mensagem e compre seu produto ou serviço.

Portanto esteja ciente de que sua landing page deve ser montada de forma estratégica fisgando logo de início a atenção do usuário e dando uma imediata experiência positiva, pois a decisão de continuar em sua página é feita em poucos milissegundos.

Alguns componentes são primordiais na montagem de sua landing page para a conversão como um título persuasivo que apresente a oferta de forma clara, um botão de CTA chamativo, texto bem escrito e convincente, bons depoimentos, um formulário simples para que a pessoa não se sinta invadida e desista no meio do caminho.

Além de ter o tamanho ideal para não se tornar cansativa, ter um único propósito para não confundir o usuário e ele poder tomar a ação que você deseja.

Elementos visuais

Aprenda a usar elementos visuais na sua landing page

Nosso cérebro capta mais rapidamente as mensagens visuais que os textos, por isso é crucial usar imagens pertinentes para fortalecer os benefícios descritos na landing page para cativar a atenção do usuário.

Contudo, tome cuidado para não exagerar e acabar poluindo a página visualmente com muitas imagens. As imagens e o visual geral da landing page devem ser relevantes e reportar ao que está sendo ofertado.

Hierarquia visual nas landing pages

Ao montar sua landing page faça um planejamento visual estratégico do que é mais importante ser mostrado e visto primeiro pois é a hierarquia visual quem conduz a percepção e interpretação do usuário sobre as informações exibidas em sua landing page.

Respeite a ordem de importância das informações que devem estar na landing page para conduzir a visão do usuário para o que realmente interessa, de forma que a hierarquia visual deixe a experiência mais agradável e dinâmica.

Tendo as informações estrategicamente organizadas de forma clara você terá uma comunicação mais efetiva com o usuário, causando um impacto emocional positivo e aumentando sua taxa de conversão.

Para deixar sua landing page com uma hierarquia visual adequada a sua estratégia, esteja atento aos seguintes itens:

  • Para onde a atenção do usuário deve ser dirigida;
  • O que mais atrai o olhar das pessoas ao entrar em minha landing page;
  • Qual ação quero que o usuário complete;
  • O layout da minha landing page está conduzindo o usuário para essa ação.

Ao verificar estes itens com um olhar crítico, poderá observar sua landing page com o olhar do usuário.

Exemplos de elementos visuais na landing page

Para aumentar o êxito de sua landing page é fundamental que além de entender a importância da hierarquia visual você aplique em sua página.

Por exemplo, ao montar seu texto com diferentes tamanhos, cores e pesos de fontes você cria contraste evitando que as informações confundam o usuário.

Há alguns itens importantes que devem ser considerados e seguidos em uma hierarquia visual bem trabalhada.

Texturas e cores com significado

Para tornar sua landing page mais dinâmica e interessante, use cores e texturas, pois você pode usá-las para atrair de forma natural o olhar do usuário para o que tiver mais contraste.

Na internet para passarmos nossa mensagem podemos demonstrar emoções e significados através das cores, pois quando bem usadas ajudam a transmitir o que você quer ao seu público. Ao entrar em sua landing page, antes de ler algo ou ver as imagens a primeira impressão serão as cores que você escolheu.

As áreas que devem ser trabalhadas em sua landing page por serem as principais são o título, o formulário e o CTA, elas devem chamar atenção pois são itens que o usuário não pode pular.

Escolha as cores contrastantes que condizem com sua marca, sem exageros. Normalmente 3 cores é uma quantidade boa, pois você tem que ter cuidado para não exagerar e cuidar para que o excesso não prejudique o visual.

Foque em cores da sua marca que mantenham a congruência da sua identidade ou uma combinação que traga uma resposta emocional do usuário.

Títulos e subtítulos persuasivos que ofereçam valor

Os títulos, por ser a primeira coisa que as pessoas prestam atenção ao entrar em sua landing page, têm que ser escritos de forma persuasiva, trazendo logo de início uma proposta de valor deixando claro o problema que sua oferta resolve.

A intenção é aguçar a curiosidade e fazer com que o usuário continue na página.

Trabalhe também o subtítulo impactante, com um texto que faça os usuários entenderem porque sua oferta é a escolha ideal para resolver o problema deles. Aqui você explica os detalhes da sua oferta e encoraja as pessoas a comprarem de você.

Você pode usar contrastes nas cores das letras mas tenha o cuidado de deixar tudo bem legível.

Imagem que represente a página significativamente

O design de sua landing page deve ter uma boa qualidade em seus elementos visuais, mostrando claramente os benefícios de sua oferta e despertando interesse.

As imagens devem ir de encontro com o conteúdo da página com propósito direto e bem definido.

Use imagens que ajam no emocional das pessoas, para que a landing page se torne mais atraente e impacte nas suas vendas. Essas ilustrações além de chamar atenção devem também incentivar o usuário a adquirir sua oferta.

Vídeos em adição

É possível que os usuários permaneçam em sua landing page por um tempo maior se houver um vídeo atraente. Ter um vídeo em sua landing page pode deixar a experiência do usuário mais valiosa.

Muitas vezes os usuários preferem ver imagens e vídeos do que estão planejando adquirir. Um vídeo de qualidade demonstrando o produto pode convencer em questão de minutos, pois faz o usuário ter confiança e pode ter uma resposta mais emocional.

Você pode fazer vídeos explicando o funcionamento, benefícios e uso da oferta e também colocar depoimentos ao final, pois são muitíssimo engajadores e ótimos para despertar o desejo de experimentar.

Sentido de leitura

Os meios que você for usar para conduzir o olhar do usuário, é um dos princípios fundamentais a ser considerado e deve ser planejado cuidadosamente.

Na landing page você deve usar a direção do sentido de leitura para guiar o usuário ao seu objetivo final, mostrando o caminho que ele deve seguir para que acompanhe os direcionamentos com o olhar.

O padrão da cultura ocidental é que a leitura seja feita de cima para baixo, da esquerda para a direita, e você deve entender que esse sentido de leitura influencia como buscamos as informações na landing page.

E caso use fotos com pessoas, preste atenção em fotos em que as pessoas estão olhando para algo, veja que nossa predisposição a olhar para o que elas estão olhando é natural. Portanto você pode fazer uso disso em sua landing page ao usar fotos com pessoas olhando o que você quer destacar e que ajude a converter mais em sua página.

Formulários simples

Nas landing pages que tenham qualquer tipo de formulário, este deve ser o mais simples possível e curto, prevenindo assim a taxa de rejeição e que as pessoas saiam da sua página sem realizar a conversão.

Um formulário grande para preencher pode ser intimidador e fazer com que o usuário se sinta invadido.

O formulário deve ser feito dependendo do tipo de landing page e do ramo de atividade da empresa, sempre pedindo o mínimo de campos possíveis.

Em formulários B2B, para a qualificação do lead, pode ser preciso usar mais campos ao passo que no B2C, nome, e-mail e whatsapp são suficientes.

Depoimentos

Use sempre que possível depoimentos em sua landing page, pois geram confiabilidade e credibilidade.

As análises dos usuários que adquiriram seu produto são valiosas para possíveis novos clientes, pois tornou-se normal as pessoas pesquisarem o nível de aceitação, se o produto é bom e se resolveu os problemas que promete.

Ou seja, esses depoimentos devem comprovar que seu produto atenderá as expectativas de seus possíveis clientes.

Se você tiver consentimento para usar depoimentos em vídeos das pessoas, ou fotos delas em depoimentos escritos, será ainda melhor para a conversão de sua landing page.

Fora os depoimentos, recomendações de empresas parceiras ou clientes em forma de logotipos também geram credibilidade para sua landing page.

Tutorial sobre o produto

Caso seu produto seja inovador ou complicado de usar é válido fazer um pequeno tutorial em vídeo ou ilustrativo para demonstrar seu uso. Isso aumentará a confiança para que o usuário adquira seu produto.

CTA

Seu Call to Action deve ter um único objetivo e estar distribuído estrategicamente em sua landing page, acima da primeira dobra da página e distribuído uniformemente.

Use cores contrastantes para chamar atenção e se destacar em relação ao restante de sua landing page.

Deixe seu CTA bem objetivo, deixando claro o que o usuário receberá ou o que acontecerá quando clicar.

Além do destaque nas cores, use a palavra chave pesquisada pelos usuários interessados em seu produto ou serviço, ou frases atrativas como “baixe agora” ou “acesse grátis”.

Monte uma landing page de profissional

Aprenda a usar elementos visuais na sua landing page

Para montar sua landing page de forma profissional é essencial uma ferramenta que ajude e facilite a montagem para que você não tenha que quebrar sua cabeça.

A ferramenta de automação para a criação da landing page deve facilitar sua gestão de leads para que você escale sua estratégia ao criar páginas com altas conversões.

Um bom criador de landing page deve ter um bom desempenho, auxiliar desde a edição, criação de formulários, com templates profissionais, análise de resultados, e integração com outros softwares.

Existem várias opções de criadores de landing pages no mercado, descubra aqui qual o melhor criador de landing page para você captar clientes e fazer seu negócio crescer.

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