A humanidade tem como traço marcante em sua história a incessável busca por conhecimento e o desejo ardente de aprimorar e otimizar todos os processos considerados importantes em nosso dia a dia. Isso inclui tanto nossas necessidades básicas (se alimentar, se relacionar, etc) quanto nossos desejos mais latentes (conhecer a nossa galáxia, descobrir um planeta habitável, etc.)
Essa vontade de otimizar nos trouxe bastantes novas descobertas e facilidades para nosso dia a dia, aumentando nossa qualidade de vida. A tecnologia foi uma das formas encontradas para nos otimizar e responsável pelas maiores mudanças em nossas rotinas e atividades diárias.
Focando nessa otimização e na tecnologia, neste artigo focaremos em uma das principais estratégias de marketing atuais onde inúmeras empresas adquirem ótimos resultados quando a utilizam de maneira otimizada. Uma dessas estratégias é a landing page.
Criar landing page para seu negócio pode trazer inúmeras vantagens e ampliar a sua cartela de clientes, fazendo que você e sua marca se destaquem em seu nicho de mercado. Porém, para criar landing page você precisa conhecer bem essa estratégia e as melhores práticas em sua aplicação, para otimizá-la e ampliar seus resultados.
Portanto, ao decorrer deste artigo te explicaremos tudo o que precisa saber sobre criar landing page totalmente otimizada com o intuito de maximizar os resultados em SEO. Nos acompanhe nessa leitura e se inteire sobre esse assunto. Com toda certeza isso trará mais vantagens para seu negócio.
Antes de aprender mais sobre como otimizar e criar landing page maximizando os resultados em SEO, primeiro você precisa entender mais sobre o conceito do termo landing page e das aplicações do SEO nessa estratégia. Neste tópico, focaremos em explicar mais sobre o significado do termo landing page e suas principais características.
Landing page é um termo em inglês que, ao traduzirmos ao pé da letra, significará página de pouso, mas também pode ser conhecida como página de captura ou página de aterrissagem. Isso quer dizer que a landing page é a página onde um usuário aterrissa após ser capturado por alguma campanha de marketing ou após realizar alguma pesquisa em um mecanismo de busca.
Essa página tem como objetivo principal converter os usuários que aterrissaram nela em leads em potencial para as empresas e obter a maior quantidade possível de informações sobre esse usuário, para futuras campanhas de marketing mais certeiras e mais focadas. Portanto, ao criar landing page, você deve apenas focar em seu único objetivo, ou seja, focar em converter.
Para obter essas informações, geralmente as empresas oferecem algo valioso para o usuário, afinal ninguém fornece o nome, email, gênero ou número de telefone sem receber algo em troca não é verdade? Os mais comumente oferecidos são os e-books, infográficos, planilhas, cupom de desconto, um serviço grátis ou acesso ao serviço por tempo limitado. Não importa por qual escolha, seu cliente deve perceber valor na troca.
Portanto, landing page é uma página com intuito de converter um usuário em leads e futuros clientes do seu negócio, captando informações e oferecendo algo valioso em troca dessas informações. Lembre-se disso ao criar landing page e não fuja desse objetivo, para maximizar os seus lucros.
Agora, após aprender tudo sobre o termo, você precisa entender um pouco mais sobre o que é SEO e como utilizar esta estratégia ao criar landing page para o seu negócio.
SEO (“Search Engine Optimization” ou otimização para motores de busca em português) nada mais é do que um conjunto de técnicas e estratégias com objetivo de alcançar as primeiras posições orgânicas (posições adquiridas sem utilizar anúncios pagos) nos mecanismos de buscas, principalmente o Google.
Ou seja, ao utilizar o SEO ao criar landing page, você tem como principal objetivo garantir que sua página esteja nas primeiras posições nos mecanismos de busca, garantindo que ela seja encontrada pela maior quantidade de pessoas possível. Dessa maneira você converterá mais usuários em leads e aumentará as chances de obter uma maior quantidade de clientes.
Para exemplificar como o SEO funciona ao criar landing page, imagine que seu negócio é uma pousada em uma praia em Porto Seguro. Quando as pessoas procurarem por “pousadas em Porto Seguro” e começarem a pesquisar quais alugar, muito provavelmente elas escolherão as primeiras oferecidas pelo mecanismo de busca. Caso sua página não esteja ali, provavelmente você perderá essa oportunidade de venda.
Portanto, o SEO é um conjunto de estratégias utilizadas para garantir as melhores colocações nos mecanismos de busca e é de extrema importância ao criar landing page, pois pode ser fator determinante no processo de compra dos usuários.
Como descrevemos no tópico anterior o conceito de SEO e como ele deve ser utilizado ao se criar landing page, agora iremos te mostrar quais as vantagens de utilizar esse conjunto de técnicas em suas landing pages atuais e futuras.
A primeira e, pode-se dizer a mais importante, vantagem de usar o SEO no processo de criação de landing page é a garantia das melhores posições nos mecanismos de busca. Ao utilizar de maneira eficaz essas estratégias você aumenta as chances de ter um bom rankeamento e garantir uma maior quantidade de acessos a sua página.
Essa quantidade maior de acessos nos leva para a próxima vantagem, mais leads e mais clientes. Com mais pessoas visitando a sua landing page, você tem mais chances de conseguir captar esses visitantes, obter as informações dele e converter ele em um novo cliente para seu negócio.
Com mais clientes, temos outra vantagem que é o fortalecimento de sua marca no nicho do mercado em que seu negócio está inserido. Aumentando a sua cartela de clientes, você aumenta seu faturamento, seu negócio fica mais conhecido, as pessoas começam a comentar mais sobre ele e até indicar aos amigos e familiares. Com isso, sua empresa se fortalece no mercado e começa a se tornar referência.
Portanto, utilizar as técnicas de SEO ao criar landing page garante várias vantagens para o seu negócio e pode fazer com que seu negócio se torne referência entre seus concorrentes.
Depois de entender as vantagens de utilizar as estratégias de SEO ao criar landing page tem a oferecer para o seu negócio, te mostraremos algumas práticas super importantes para implementar o SEO em suas páginas.
Utilizar o SEO ao criar landing page sem se atentar a alguns tópicos e passos importantes pode fazer com que seus resultados sejam inferiorizados e isso pode proporcionar uma certa frustração.
Portanto, essas práticas ajudam a garantir com que os resultados e as vantagens citadas no tópico anterior sejam potencializados, otimizando o máximo possível o conteúdo oferecido.
Logo, recomendamos atenção a essas práticas e dedicação no momento de executá-las. Seu negócio depende muito de seu total empenho e esforço!
Uma prática muito importante ao criar landing page com intuito de otimizá-la com as estratégias de SEO é passar uma mensagem clara e objetiva aos seus visitantes. A landing page tem como principal objetivo converter e para isso, você deve passar sua mensagem de forma direta para os usuários que acessam sua página.
A atenção humana no geral está cada vez menor e, quando falamos de landing page, não se pode perder tempo com informações desnecessárias para a conversão dos usuários. Seja direto, mostre as vantagens de seu produto ou serviço e o porquê dele se destacar dos demais oferecidos por seus concorrentes. Você tem pouco tempo para convertê-los, utilize esse tempo com sabedoria.
Além da objetividade, as palavras-chaves podem te auxiliar a ter um conteúdo mais assertivo e com maiores chances de alcançar as primeiras posições no ranqueamento. Pesquise os termos mais procurados em relação ao seu negócio e coloque-os em seu conteúdo. Dessa maneira seus futuros clientes terão acesso a sua página e seu conteúdo será mais certeiro.
Portanto, para ter um conteúdo claro e objetivo, elabore textos diretos, apenas com as informações realmente necessárias e não perca tempo com futilidades. Pesquise palavras-chaves e crie textos em torno delas, para ajudar seus futuros clientes a encontrarem sua página.
Outra prática muito importante é criar landing page com acesso rápido e com todas as funcionalidades dela com total funcionamento. Afinal, você planejou, executou e lançou sua página para converter os usuários e, quando eles entram em sua página, o mínimo que ele espera é um carregamento rápido e com tudo funcionando, certo?
Portanto, ao criar landing page pense em design chamativos mas também em design leves, fáceis de carregar quando o usuário acessar sua página. Além de carregar rápido, sua página deve ser o mais fácil possível de ser utilizada por todos aqueles que o acessem, sendo intuitivo e sem gerar dúvidas para ninguém.
Vale ressaltar também que todos os itens “clicáveis” de seu landing page devem funcionar. Imagine o usuário sendo captado em sua página mas no momento de clicar em realizar o teste grátis nada aconteça. Ele provavelmente irá tentar mais uma ou duas vezes e, caso continue falhando, fechará sua página e irá para o concorrente. Portanto garanta que tudo esteja funcionando.
Outro fator importante no quesito rapidez de acesso e responsabilidade é a adaptação de sua página para dispositivos móveis. Grande parte de seus clientes irão acessar sua página através de seus celulares e sua página deve estar otimizada para os dispositivos móveis. Perder a conversão pelo fato de sua landing page não abrir em celulares é inadmissível.
Logo, depois de criar landing page, teste sua página e todas as suas funcionalidades. Garanta que tudo esteja funcionando conforme planejado e só então lance sua landing page no mercado.
Por último, mas tão importante quanto todos os outros, ao criar landing page elabore um CTA bastante chamativo e atrativo para seus usuários, garantindo com que eles realizem a ação planejada por você.
O CTA (“Call to Action” ou chamada para ação em português) é o momento onde você prepara uma estratégia para convencer o usuário a executar alguma ação pré estabelecida por você.
Nas landing pages o CTA geralmente aparece em forma de botão ou de banner e com frases curtas e objetivas, capazes de criar um senso de urgência nos leitores e o sentimento de perda de algo importante caso ele não execute aquela ação. Alguns exemplos são, “baixe grátis agora mesmo”, “aproveite apenas hoje essa oportunidade”, “não perca tempo, baixe agora”, entre outros.
Além de instigar o leitor com as palavras, o CTA deve se destacar visualmente do restante de sua página. Ao criar landing page você deve se atentar às cores utilizadas e usar cores diferentes na área onde seu CTA estará, destacando e chamando a atenção do seu leitor para essa área.
Portanto, o CTA tem papel importantíssimo na conversão dos novos usuários. Separe um tempo para planejá-lo e elaborá-lo da melhor maneira possível. Desta maneira sua taxa de conversão com certeza aumentará.
Criar landing page otimizada visando obter melhores resultados em SEO exige conhecimento nessas estratégias e empenho para elaborar a melhor página possível com alto grau de conversão.
Porém, existem ferramentas e plataformas capazes de te auxiliar nessa tarefa. Algumas delas conseguem até criar landing page grátis e desfrutar de todos os benefícios sem investir nenhum capital.
Portanto não perca mais tempo! Faça um teste grátis hoje mesmo e aumente suas taxas de conversão de leads!
Essa pode ser a oportunidade que seu negócio precisa para se destacar no mercado. Sua empresa merece o melhor de você!
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