No marketing digital existem várias estratégias para atrair leads e convertê-los em clientes.Dependendo da etapa do funil de vendas, cada uma dessas estratégias terá um objetivo diferente.

Para criar a landing page perfeita para sua estratégia e aumentar as taxas de conversão você não pode abrir mão do material rico. É a partir dele que você poderá criar um vínculo de gratidão e confiança junto ao seu lead, convertê-lo em cliente e fidelizá-lo..

Mas, o que é o material rico? Quais tipos posso utilizar? Como ele se encaixa em cada etapa de vendas e como exatamente podem funcionar para atrair visitantes ?

São muitas perguntas feitas por quem já sabe a importância de uma landing page atrativa, mas quer ir além e entender o material rico para acertar em cheio na conversão de leads

Nesse artigo vamos aprender tudo sobre material rico e como você pode utilizá-lo sem erro ao criar sua landing page de conversão.

O que é Material Rico?

O material rico é um conteúdo que entrega valor ao visitante de uma página.Trata-se de um oferecimento que gera gratidão nos leads e nos visitantes, o que pode ser uma excelente estratégia para gerar conversão. Ele é aprofundado e tem como objetivo nutrir visitantes e leads com informações relevantes.

Ao criar uma landing page é importante oferecer materiais de interesse aos visitantes. Assim, ao nutrí-lo com informações relevantes, gera-se a sensação de gratificação e um vínculo de gratidão para com a página que oferece o conteúdo.

Por que é importante converter para material rico?

Por vários motivos. Primeiro, por criar um vínculo positivo com o visitante. Segundo, porque em troca do material rico, o visitante acaba informando dados de contato, o que automaticamente já o converte em um lead.

Dependendo do tipo de relação que a empresa estabelece com esse lead, a possibilidade de ele fechar negócio aumenta consideravelmente.

Imagine só que você entra na página de uma ótica para pesquisar sobre tipos de lente de contato e além de receber informações coerentes e relevantes sobre o assunto, pode ganhar um e-book explicativo sobre saúde dos olhos e como escolher óculos ou lentes de contato?

Para ganhar o livro basta deixar os dados pessoais ao clicar no botão e a página envia o brinde por e-mail.

Perfeito, não? Você recebeu seu e-book de brinde e ele é bonito, bem diagramado, com informações de fácil leitura e trouxe dicas diferenciadas e preciosas.

Se não ficar apaixonado pela empresa, no mínimo, vai desenvolver simpatia por ela .E o melhor: quem era apenas um visitante da página, agora é um lead, com potencial para comprar e fechar negócio.

Quais são os principais tipos de Material Rico?

Dependendo do produto, da campanha e do objetivo pode haver muitos tipos de material rico. Ao criar landing page de conversão para material rico, lembre-se que todo conteúdo aprofundado sobre um tema de interesse do visitante é um material rico.

Sendo assim, um vídeo pode ser um material rico, um e-book, uma revista digital, um link para um podcast exclusivo ou um webinar..

Todo material aprofundado que esteja de acordo com o interesse do visitante e que possa nutrí-lo em conhecimento e em desejo de adquirir o produto ou o serviço é um material rico.

Veja a seguir, uma lista dos principais tipos de material rico utilizados no inbound marketing:

Blog Posts

Os Blog Posts são ótimos materiais de divulgação e nutrição de leads e visitantes, pois proporcionam informações relevantes, atribuindo autoridade ao seu domínio.

Além de converter e conquistar visitantes, fazem com que o blog da empresa se torne uma referência no assunto, agregando valor e credibilidade.

Mas para isso, é preciso atentar-se à qualidade dos texto e à relevância das informações.

Ebooks

Ebooks são mais do que um simples material rico. Eles são um presente para seu visitante e geram muitas conversões exatamente por acionar a sensação de gratificação.

A qualidade da diagramação, do conteúdo e da dinâmica visual do ebook colaboram com a imagem da empresa e da marca. Então capriche na hora de escolher e produzir o seu.

Webinars

Essa forma de divulgação está em alta. Com ela é possível fazer a conversão de visitantes em leads e de leads em clientes, dependendo da estratégia e da etapa da venda.

Ela cria expectativa, porque o usuário fica esperando a data de lançamento e gera proximidade, já que os usuários podem contribuir com comentários e curtidas.

Planilhas

Planilhas eletrônicas prontas para usar são um brinde precioso. Elas são funcionais, úteis e facilitam o trabalho do usuário. Podem ser utilizadas no escritório, em casa ou na faculdade, dependendo do segmento do produto e da campanha que está sendo divulgada.

Além disso, podem ser compartilhadas com outras pessoas pelo usuário. Só é preciso que elas deixem os dados para baixar o arquivo e então...Mais leads!

Infográficos

Infográfico devem conter elementos visuais atrativos capazes de resumir informações importantes.Eles ajudam a otimizar a compreensão da matéria, uma vez que mesclam elementos visuais e escritos.

Podem apresentar estatísticas, dados matemáticos e imagens intuitivas que atraem pelo conforto e facilidade de leitura.

São gostosos de ler e de fácil entendimento, por isso é comum que sejam muito compartilhados, aumentando a possibilidade de gerar leads e divulgar a campanha.

Materiais úteis para imprimir

Cartazes, atividades escolares ou lúdicas, imagens para lojas, calendários de mesa, passatempos. Esses são exemplos de brindes que podem ser oferecidos ao usuário que preencher os dados solicitados.

Dependendo do segmento da empresa e do produto que está sendo divulgado, basta usar a criatividade e converter muito!

Vídeos

Vídeos são materiais dinâmicos e de alto potencial didático. Fica mais fácil aprender com os recursos audiovisuais que um bom vídeo pode oferecer, além de ter uma visão mais realista dos produtos e serviços..

Por que criar uma landing page de conversão?

Nessa história toda, a landing page de conversão é a chave que abre o cofre do tesouro.

É clicando na landing page de conversão para material rico e deixando os dados que o visitante se torna um lead.

Portanto, na hora de criar landing page de conversão para material rico é preciso conhecer as melhores estratégias.

Para que seja uma landing page que atraia o visitante e que o convença a deixar seus dados em troca do material rico, ela precisa seguir alguns critérios de elaboração.

Vamos conhecê-los agora.

Como criar landing page de conversão para material rico?

Para criar landing page de conversão que realmente converta para material rico , é preciso seguir alguns critérios básicos no que diz respeito ao conteúdo, ao formato, ao layout, à identidade visual e à escrita.

Precisamos lembrar que landing page não é blog,assim como samba não é rumba!( rsrs!). Brincadeiras à parte, não podemos confundir uma coisa com a outra porque cada estratégia visa atingir um objetivo diferente

Sendo assim, o foco da landing page deve ser somente a conversão. Nada de estufar a página com textos imensos e excesso de informação.É preciso cativar o visitante no primeiro olhar, tipo amor à primeira vista.

A seguir, veja características básicas de uma landing page que converte e conquista clientes.

Objetividade

Se o assunto é landing page, objetividade é a palavra. Se a landing page é a chave que abre o baú do tesouro, essa chave deve ser fácil de ser vista, deve ser atrativa e específica, afinal, uma chave não abre duas fechaduras diferentes.

Ao criar landing page de conversão, é preciso ter em mente que o usuário precisa estar tentado a clicar no CTA de maneira consciente. Mas estratégias que ativam a parte inconsciente do cérebro sempre foram usadas em marketing e podemos aproveitá-las.

Título Simples

Títulos simples são fáceis de ler. Passam a mensagem claramente e chamam a atenção do leitor com o uso correto das palavras adequadas, não com a quantidade de termos.

Um bom título para landing page deve causar impacto, ser apelativo, ou seja , tocar a dor e o desejo do usuário. De acordo com Freud, o desejo é o motor da humanidade e o objetivo é chamar para a ação.

Não Use Menus

Colocar menus na landing page pode ser contraditório.A ideia de menu não combina com landing page, porque tira o foco do objetivo principal, que é clicar no CTA.

Cores Estratégicas

Sabe-se que cores específicas ativam regiões específicas do cérebro. Explorar essa potencialidade, escolhendo cores mais ou menos estimulantes, de acordo com o tema, o público e a situação, aplicando a psicologia das cores de forma assertiva vai ajudar a turbinar suas conversões.

Fomulários Fáceis de Preencher

Formulários que exigem muitas informações geram desconfiança e geram desistência. Ninguém gosta de ficar compartilhando dados pessoais na internet e além disso cansa ficar preenchendo um monte de coisas

Call to Action Específicos e Focados no Objetivo

Acho que já ficou claro o quanto a objetividade é importante para criar landing page de conversão que converta, não?

Aqui, a dica é garantir que o botão CTA seja específico, oferecendo destinos reais.Ele deve direcionar exatamente ao que promete.

Palavras pouco assertivas não mostram exatamente para onde o CTA vai levar e causam desistência.

Seja específico : “baixe o livro”, “imprima nosso calendário”, “ baixe a planilha”, "inscreva-se para o webinar gratuito,” são frases específicas. Termos como “clique aqui”, “clique” ou “quero” devem ser evitados.

O que você precisa saber antes de criar landing page de conversão para materiais ricos

Atualmente existem muitas plataformas para criar landing page de conversão que podem oferecer modelos que facilitam a vida e economizam tempo de quem trabalha com marketing digital e quer implementar uma estratégia matadora.

A Landing PRO oferece serviço completo para criação de landing pages com qualidade e custo benefício imbatível.

É importante conhecer as estratégias por trás da elaboração de uma landing page de qualidade para sua campanha ter o sucesso que você espera , mas mais do que isso, contar com uma empresa de confiança vai te poupar tempo e garantir qualidade.

A Landing PRO pode fazer isso por você. Ela é uma plataforma completa que oferece ferramentas acessíveis e diversos pacotes para criar landing pages de um jeito fácil e rápido.

Não é preciso entender de programação ou de linguagem de marketing. A LandingPro deixou tudo fácil.

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