Todo negócio online, independente do segmento que atende, têm em comum um fator, gerar lucros. Até porque, sem lucros não é possível manter a empresa em funcionamento e nem cumprir com as demandas financeiras, mesmo que básicas, para manter as atividades acontecendo.
Para ajudar nisso, existem diversas práticas que podem ser aplicadas em um negócio online e ajudar a alavancar as vendas e dar destaque para a empresa. Um fator muito importante é conhecer elas e saber exatamente quais os melhores momentos para usar e colocar em prática algumas estratégias.
Quando falamos de sites x landing pages é fundamental que saibamos quais as suas vantagens. Assim ficará mais fácil decidir o momento certo para o uso de cada uma delas e até mesmo quando usar os dois em uma campanha.
Uma dúvida comum que norteia as empresas no momento dessa escolha é justamente quais as vantagens de sites x landing pages em uma estratégia escolhida. Foi pensando nisso, e para acabar de uma vez por todas com as dúvidas sobre esse assunto, que fizemos esse post.
Vamos falar mais sobre essas vantagens e explicar a diferença entre sites x landing pages. Assim será possível esclarecer melhor onde utilizar eles durante uma estratégia da sua empresa. Confira!
A melhor maneira de entender onde sites x landing pages podem se encaixar em uma estratégia é entendendo melhor as características de cada um deles. Apesar de em alguns aspectos apresentarem semelhanças, cada um possui pontos únicos que podem fazer total diferença nos resultados.
Além disso, entender melhor sobre cada um deles também ajuda a identificar as formas como eles são feitos, os profissionais que irão atuar na sua criação e até mesmo na mensuração de tempo entre a sua construção e os possíveis primeiros resultados através deles.
Para ficar mais claro o entendimento de cada um deles e suas particularidades vamos detalhar a seguir:
Muito se ouve falar sobre landing page, ainda mais dentro das estratégias de marketing digital. Mas afinal, o que realmente ela é?
Para garantir o melhor entendimento sobre o assunto, faremos uma breve explicação sobre essa ferramenta e como ela pode te ajudar no aumento das vendas do seu produto ou serviço promovido.
O objetivo principal da landing page é bem simples: criar conversão. Para isso ela é feita em uma página exclusiva com a finalidade de ser visitada pelo usuário e chamar o máximo de sua atenção.
Ela apresenta menos componentes que um site, por exemplo, e é mais “direta ao assunto” proposto. As landing pages podem variar entre diferentes tipos de acordo com a estratégia utilizada na campanha. Podem ser elas:
Existem vários tipos de landing page, mas em comum, elas seguem uma estrutura de criação bem parecida. Geralmente são construídas usando:
Essa estrutura é a mais comum e mais usada nas landing pages, algumas podem apresentar um elemento ou outro diferente, mas em geral não se foge muito dessa montagem apresentada.
É muito importante lembrar que além do visual chamativo é muito importante que uma landing page tenha um texto persuasivo e bem feito.
Ele deve incentivar a pessoa que está visitando a página a realizar a ação desejada. Ao mesmo tempo, ele deve ser leve, de fácil leitura objetivo, evitando o surgimento de dúvidas e questionamentos.
Um site, diferente das landing pages, é uma plataforma completa com informações sobre o seu negócio como um todo. Aqui se vê textos mais completos, podendo inclusive, extrapolar somente o campo da empresa e mostrar também características do mercado que ela está inserida.
Por isso é comum ver números ou outras características em destaque para mostrar que aquela empresa ou aquele produto ou serviço é líder no seu ramo ou no mercado como um todo. Mostrando que ele “domina” e tem autoridade sobre os seus concorrentes.
O site tem um objetivo mais ligado ao institucional, voltado para apresentar a sua empresa ao público em geral. Principalmente para as pessoas que ainda não a conhecem e estão em busca de credibilidade ou mais informações para se tornarem consumidoras.
Ele também possui menus clicáveis e páginas de navegação, que podem variar de layout, design e formas de escrita. Geralmente é possível navegar em ambas que falam de:
Ele representa a presença online do negócio e é uma ótima ferramenta de ranqueamento no Google e em outros sites de pesquisa.
Para isso é muito importante que seja responsivo, ou seja, se adapte às telas de dispositivos móveis como smartphones, tablets e notebooks, que são muito utilizados hoje em dia para acessar a internet por milhares de pessoas todos os dias.
Estar presente entre as primeiras opções de resultados no Google é muito importante, uma vez que, as buscas muitas vezes são feitas com palavras chaves e a chance da pessoa clicar e conhecer o seu site aumenta consideravelmente se ele aparece no topo das pesquisas.
Já mostramos algumas das principais características dos sites x landing pages. É importante conhecer elas para poder saber também das diferenças entre ambos. Essa diferenciação pode ser crucial na hora de escolher qual utilizar em uma estratégia.
Além disso, uma estratégia bem montada utiliza justamente as diferenças entre elas para completar a ação como um todo. O que uma atende pode ser diferente da outra e assim, trabalhando em conjunto, os resultados podem ser muitos melhores e mais proveitosos.
A landing page não possui menus para navegação, ela é feita em apenas uma página com a estrutura bem direta.
O objetivo principal, como dito anteriormente, é a conversão, por isso, ela não apresenta pontos sobre outro assunto que possam tirar o foco do objetivo. Quanto menos distração o visitante tiver, maiores as chances de conversão.
A landing page apresenta menos componentes e é mais “direta ao assunto”. As landing pages podem variar entre alguns diferentes tipos. Isso mudará de acordo com a estratégia empregada na campanha utilizada na empresa. São algumas delas:
Também conhecida como Squezze, essa é um dos tipos de landing page mais utilizadas pelas empresas.
Ela tem como principal característica o objetivo de capturar o e-mail do usuário. Feito isso, o usuário entra no processo de nutrição de leads, recebendo diversos materiais ricos e relevantes.
Similar a anterior, porém, tem como maior objetivo gerar leads por meio da captação de mais informações das pessoas que a visitam, como: Nome completo, empresa que trabalha, cargo, e-mail, área de atuação, entre outros.
É uma página intermediária, que serve para ligar o usuário entre um site, blog ou post em rede social a outro destino. Ela não é usada especificamente para a captura de leads, e sim, para mostrar promoções ou outro tipo de anúncio.
Focada em vender, através de mensagens diretas e um layout bem atrativo. Ela é pensada para responder todas as dúvidas que um possível cliente possa ter sobre o produto ou serviço oferecido.
Nesta página é oferecido diretamente o seu produto ou serviço à venda. Aqui podem ocorrer duas situações diferentes.
Se o processo de venda for todo automatizado, é muito importante que o conteúdo da landing page responda todas as dúvidas do cliente e o encaminhe para o fechamento.
Agora, se a venda for feita através do atendimento do setor comercial da empresa, além das informações claras igual ao primeiro caso, deve-se comunicar que o contato será feito pelo time responsável antes da concretização da compra.
Essa landing page é semelhante à de destino, porém, ela é usada especificamente para quem já é um lead em sua base de contatos.
Ela é utilizada de forma direcional, ou seja, será enviada para a pessoa, através do e-mail, divulgando a oferta ou novidade da empresa.
Também conhecida como “Thank you page” é usada como redirecionamento para agradecer os leads, seja pela sua inscrição para acesso a informações ou por dispor de seus dados.
Ela pode também apresentar ofertas relacionadas à ação tomada anteriormente e sugerir próximos passos que podem ser tomados pelo lead.
Esse tipo de landing page é utilizado para promover um produto ou serviço oferecido pela sua empresa sem necessariamente oferecer a venda do mesmo.
Aqui é mostrado os benefícios que a pessoa terá utilizando a sua solução e oferta de utilização do mesmo de forma gratuita.
Caso o produto seja digital, pode-se oferecer uma versão trial para a pessoa experimentar as funcionalidades, ou, até mesmo, uma versão sem todas as funcionalidades disponíveis para ela conhecer mais e experimentar utilizando.
Aproveita de uma página de erro em um site para a conversão de leads, indicando outros links como o do blog ou rede social da empresa, a partir dela.
Essa opção serve também para amenizar um pouco a situação de erro apresentada no momento e pode gerar mais leads.
Alguns negócios utilizam diferentes tipos de landing page dentro da mesma estratégia.
O importante é analisar qual delas faz mais sentido para a sua empresa e utilizar de forma correta, aumentando a chances de geração de leads e vendas.
O site é uma plataforma "navegável", repleta de informações e opções de conhecimento que podem aproximar a pessoa da empresa. Ele é o endereço do seu negócio de forma online.
O site hospeda dentro de um mesmo domínio, várias páginas diferentes relacionadas com a sua empresa, diretamente ou indiretamente. O visitante pode encontrar todos os dados disponíveis sobre a sua marca.
Como ele apresenta diversos menus clicáveis para selecionar a página que o visitante deseja navegar, é muito importante que ele seja organizado e facilite a estádia e o uso durante a sua utilização. Isso vale desde os textos utilizados até as cores de preenchimento.
A organização do site, além de facilitar a navegação do visitante, também serve para demonstrar a organização da própria empresa. Além disso, quanto mais dificuldade a pessoa tiver para utilizar o site, maiores são as chances dela desistir e abandonar. aumentando as chances dela desistir do seu trabalho e ir para um concorrente.
Existem alguns modelos de sites que são comumente mais utilizados. Eles podem variar de acordo com o tipo de negócio ou proposta do que deseja apresentar. São alguns deles:
São sites que apresentam a empresa para as pessoas. Ele funciona como um cartão de visitas e mostra coisas como a descrição do negócio, história, descrição dos produtos ou serviços e outros.
Eles funcionam muito bem como porta de entrada para as pessoas conhecerem mais sobre a empresa e a partir disso consumir outros conteúdos ou até mesmo fazer uma compra.
Esse é um modelo mais diversificado, com atualizações e inserções de conteúdos constantemente. Isso pode acontecer com novos vídeos, textos, fotos, documentos e outras coisas que sejam novidade nas páginas.
Esse tipo de site é muito fácil de atualizar e não é preciso saber programar para poder inserir as informações nele. Geralmente são feitos a partir de sistemas de gerenciamento acessíveis como o WordPress ou Joomla.
Também chamado de single page, esse tipo de site possui apenas uma página com todas as informações. Ele apresenta um layout único e concentra todo o seu conteúdo em um mesmo ambiente.
O site one page visa trazer mais dinamismo e agilidade para a pessoa que o visita ter durante a navegação em seus conteúdos. É muito parecido com algumas redes sociais, como o Facebook, onde as informações aparecem à medida que vai-se rolando a tela.
Esses tipos de sites contêm muitas informações e conteúdos. Geralmente são utilizados por empresas de notícias como jornais, emissoras de TV, agências de comunicação, entre outros.
Ele também serve como um ponto de apoio para o acesso a outros sites internos ou externos. Um exemplo disso são os sites de notícia que possuem sub-sites para falar das novidades esportivas e outros para falar da vida de famosos.
Como o próprio nome passa a ideia, são sites feitos para efetuar vendas de produtos ou serviços. Aqui podem estar sites mais robustos, com diversas informações, até, páginas mais simples e diretas ao objetivo da comercialização.
Esse tipo de site permite que a pessoa realize o caminho completo de uma compra que vai desde o conhecimento do produto ou serviço até o pagamento e recebimento ou acesso dele.
São criados para reforçar uma campanha ou publicidade. Muito usado em datas comemorativas como natal e black friday. Ele é utilizado para promoções sazonais, promovendo algo por um tempo determinado.
O hotsite ajuda a manter a estabilidade de um site em caso de muitos acessos simultâneos, principalmente em datas especiais ou comemorativas do nosso calendário. Ele é uma ótima ferramenta de demonstração do novo produto, serviço ou promoção que está sendo lançado.
Alguns exemplos trabalham juntos sendo possível encontrar uma loja virtual dentro de um site institucional, por exemplo. Cada um possui especificidades mas em alguns casos um não substitui o outro.
Como vimos anteriormente, existem diversas opções de sites x landing pages, para situações diferentes e estratégias distintas. Para saber qual utilizar é preciso primeiro entender o que fará mais sentido para a sua empresa e o que deseja colocar em prática durante a sua utilização.
A melhor ou a menos interessante irá depender justamente da estratégia escolhida para promover determinado produto ou serviço ofertado pela sua empresa.
No caso das landings pages, a mensagem é mais direta e objetiva. Uma vez que a função dela é converter o cliente e transmitir de forma mais sucinta isso, ela é uma ótima opção para promoções, ações específicas ou até mesmo lançamentos de novos produtos físicos ou digitais.
O site contém mais informações sobre os produtos, serviços e a empresa em todo em si. Ele pode sim ter um foco em vendas mas também transmite muitas informações. Isso não fica exclusivamente para o produto ou serviço em si, mas também sobre a empresa, parceiros, assuntos relacionados, entre outros.
Apesar das diferenças, um não substitui o outro e é difícil definir uma opção melhor para trabalhar, o ideal é utilizar os dois modelos em conjunto.
Muitas vezes é bem trabalhoso encontrar as empresas ideias para criar site x landing pages para a sua empresa. Essa tarefa deve ser feita de forma minuciosa, pois os resultados do trabalho podem influenciar diretamente a produtividade da sua equipe e os números da empresa.
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Trata-se das duas principais empresas do mercado quando o assunto é criar site e landing pages. São anos de experiência e diversos projetos entregues. E mais, clientes satisfeitos que tiveram a presença de suas empresas totalmente modificadas na internet depois dos trabalhos entregues.
A Construsite é reconhecida no mercado pelo profissionalismo e qualidade nas entregas, a Construsite é autoridade quando o assunto é criação de sites profissionais, lojas online ou sites personalizados.
São mais de 100 profissionais apaixonados pelo seu trabalho, entregando soluções eficientes todos os dias para o seu cliente. A maior missão da Construsite é oferecer soluções inovadoras para todas as empresas e ajudá-las a se desenvolver continuamente.
Neste post mostramos as vantagens dos sites x landing pages na sua estratégia. Agora que você já está mais por dentro do assunto, nada melhor que ver na prática.
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