A landing page é uma ferramenta fundamental dentro de uma estratégia de marketing digital. Ela possui atribuições únicas e voltadas diretamente para a conversão de novos leads para o seu negócio.
Apesar da finalidade assertiva, a sua construção requer diversos cuidados, justamente para cumprir o seu principal objetivo é obter os melhores resultados finais.
Uma dúvida bem comum que aparece na hora de fazer landing page é: Qual profissional qualificado eu devo buscar para construir esse tipo de página?
Pensando justamente sobre isso, preparamos esse post com todas as informações sobre esse assunto. Acabe de uma vez por todas com suas dúvidas. Confira!
Muito se ouve falar sobre landing page, ainda mais dentro das estratégias de marketing digital. Mas afinal, o que realmente ela é?
Para garantir o melhor entendimento sobre o assunto, faremos uma breve explicação sobre essa ferramenta e como ela pode te ajudar no aumento das vendas do seu produto ou serviço promovido.
O objetivo principal da landing page é bem simples: criar conversão. Para isso ela é feita em uma página exclusiva com a finalidade de ser visitada pelo usuário e chamar o máximo de sua atenção.
Ela apresenta menos componentes que um site, por exemplo, e é mais “direta ao assunto” proposto. As landing pages podem variar entre diferentes tipos de acordo com a estratégia utilizada na campanha. Podem ser elas:
Existem vários tipos de landing page, mas em comum, elas seguem uma estrutura de criação bem parecida. Geralmente são construídas usando:
Essa estrutura é a mais comum e mais usada nas landing pages, algumas podem apresentar um elemento ou outro diferente, mas em geral não se foge muito dessa montagem apresentada.
É muito importante lembrar que além do visual chamativo é muito importante que uma landing page tenha um texto persuasivo e bem feito.
Ele deve incentivar a pessoa que está visitando a página a realizar a ação desejada. Ao mesmo tempo, ele deve ser leve, de fácil leitura objetivo, evitando o surgimento de dúvidas e questionamentos.
Apesar da estrutura ser comumente padronizada, como mostramos acima, existem diferentes tipos de landing page, que podem ser utilizadas de maneiras diversas, de acordo com a estratégia de marketing digital escolhida para o seu negócio.
Elas se diferenciam de acordo com o funil de vendas aplicado na estratégia de marketing utilizada pela sua empresa. Para você conhecer melhor, vamos mostrar cada uma delas e falar um pouco de suas funções:
Também conhecida como Squezze, essa é um dos tipos de landing page mais utilizadas pelas empresas.
Ela tem como principal característica o objetivo de capturar o e-mail do usuário. Feito isso, o usuário entra no processo de nutrição de leads, recebendo diversos materiais ricos e relevantes.
Similar a anterior, porém, tem como maior objetivo gerar leads por meio da captação de mais informações das pessoas que a visitam.
É comum solicitar mais informações do visitante como: Nome completo, empresa que trabalha, cargo, e-mail, área de atuação, entre outros.
É uma página intermediária, que serve para ligar o usuário entre um site, blog ou post em rede social a outro destino. Ela não é usada especificamente para a captura de leads, e sim, para mostrar promoções ou algum outro tipo de anúncio da empresa.
Focada em vender, através de mensagens diretas e um layout bem atrativo. Ela é pensada para responder todas as dúvidas que um possível cliente possa ter sobre o produto ou serviço oferecido.
Além disso, mostra de forma bem clara todos os benefícios que a pessoa terá ao adquirir a oferta oferecida.
Nesta página é oferecido diretamente o seu produto ou serviço à venda. Aqui podem ocorrer duas situações diferentes.
Se o processo de venda for todo automatizado, é muito importante que o conteúdo da landing page responda todas as dúvidas do cliente e o encaminhe para o fechamento.
Agora, se a venda for feita através do atendimento do setor comercial da empresa, além das informações claras igual ao primeiro caso, deve-se comunicar que o contato será feito pelo time responsável antes da concretização da compra.
Essa landing page é semelhante à de destino, porém, ela é usada especificamente para quem já é um lead em sua base de contatos.
Ela é usada de forma direcional, ou seja, será enviada para a pessoa, através do e-mail, divulgando a oferta ou novidade da empresa.
Também conhecida como “Thank you page” é usada como redirecionamento para agradecer os leads, seja pela sua inscrição para acesso a informações ou por dispor de seus dados.
Ela pode também apresentar ofertas relacionadas à ação tomada anteriormente e sugerir próximos passos que podem ser tomados pelo lead.
Esse tipo de landing page é utilizado para promover um produto ou serviço oferecido pela sua empresa sem necessariamente oferecer a venda do mesmo.
Aqui é mostrado os benefícios que a pessoa terá utilizando a sua solução e oferta de utilização do mesmo de forma gratuita.
Caso o produto seja digital, pode-se oferecer uma versão trial para a pessoa experimentar as funcionalidades, ou, até mesmo, uma versão sem todas as funcionalidades disponíveis para ela conhecer mais e experimentar utilizando.
Aproveita de uma página de erro em um site para a conversão de leads, indicando outros links como o do blog ou rede social da empresa, a partir dela.
Essa opção serve também para amenizar um pouco a situação de erro apresentada no momento e pode gerar mais leads.
Alguns negócios utilizam diferentes tipos de landing page dentro da mesma estratégia.
O importante é analisar qual delas faz mais sentido para a sua empresa e utilizar de forma correta, aumentando a chances de geração de leads e vendas.
Existem diversas formas de fazer landing page, tudo pode variar de acordo com a estratégia e o valor disponível para a sua criação.
Apesar do objetivo bem assertivo e direcionado, é possível fazer uma landing page de forma rápida e fácil. Conheça algumas formas de criar a sua:
Ninguém melhor para entender a estratégia da empresa e seus clientes do que você mesmo. Apesar de ao primeiro momento parecer ser algo complicado ou difícil de ser feito, criar a sua própria landing page pode ser mais fácil do que parece.
Existem serviços gratuitos e pagos no mercado que possibilitam a criação de sua própria landing page. Além disso, esse tipo de criação já apresenta diversos pontos assertivos baseados no tipo de landing page que você precisa.
Essa é uma ótima opção, visto que, as empresas que oferecem essa modalidade são especialistas no assunto e orientam a sua criação baseado nas estratégias de marketing digital, voltadas para o seu tipo de negócio.
Além disso, existem ferramentas totalmente intuitivas e fáceis de serem utilizadas. Não precisa ser nenhum “gênio da tecnologia” para poder usá-las e criar a sua própria landing page profissional. Elas te orientam em todo passo a passo da sua construção até a sua publicação.
Contratar freelancers no mercado de tecnologia é muito comum e na criação de landing pages não é diferente.
Esses profissionais trabalham por conta própria e não prestam serviço unicamente para uma outra empresa. Podem ser mais baratos, mas, ao mesmo tempo, podem demandar mais tempo para a entrega da sua página.
É muito importante que ao procurar um profissional freelancer busque também por outros trabalhos que ele já realizou e se possível indicações sobre a entrega do seu trabalho e a qualidade do mesmo.
Outra opção existente no mercado são as agências. Essa modalidade muitas vezes gera mais segurança que um freelancer, pelo fato de algumas serem mais conhecidas e terem um portfólio grande. Porém, podem ser mais caras.
Um fator a se observar ao contratar uma agência são os prazos de entrega e as especificidades de tudo que será realizado.
Algumas agências possuem muitos clientes e, geralmente, contas que são maiores, demandam mais mão de obra dos funcionários, sobrando assim, menos tempo para empresas menores.
Essas são as formas disponíveis no mercado para a criação da sua landing page. uma grande vantagem na criação self service, onde você mesmo faz a sua, é o conhecimento do seu próprio negócio, do seu público e das estratégias que mais fazem efeito para a sua empresa.
Outra vantagem de você mesmo criar a sua landing page é acompanhar todo o processo de criação, sabendo exatamente tudo que será feito e como será aplicado.
Além disso, você aprende cada vez mais sobre estratégias de marketing digital e aplica elas para o benefício da sua própria empresa.
Uma das maiores preocupações que podem surgir na hora de criar uma landing page são os valores de cada uma delas.
Os preços são relativos, geralmente uma média, visto que os números variam de acordo com o tipo de negócio e a complexidade de sua criação.
A média de valores para a criação de uma landing page pode variar entre R$497 a R$7.100 no mercado atual. Esse valor em alguns casos pode ser até maior, de acordo com o projeto que ela será utilizado.
Geralmente, as opções mais baratas são as que incluem menos coisas. É comum cobrirem apenas o design da página e a estrutura. O restante fica a cargo do cliente que contrata o serviço.
Seguindo essa lógica, as que têm maior valor, entregam mais serviços atrelados a sua criação.
Agora que você já sabe qual profissional faz uma landing page e que você mesmo pode criar a sua própria,não restam dúvidas do que seja o melhor a ser feito.
A melhor parte de tudo isso é que ela pode ser feita de forma gratuita. E não pense que só por ser totalmente grátis, não irá render resultados. Pelo contrário! Todas as funcionalidades são aplicadas e o funcionamento da landing page é totalmente profissional.
Aqui na Landing Pro nós te oferecemos um teste grátis para criação de landing page de forma simples e intuitiva.
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