O objetivo primordial de uma landing page é a conversão. E para que ela cumpra a função a de converter a landing page precisa ser bem feita e muito bem acompanhada em suas métricas.

Sempre que o usuário chegar em sua landing page o ideal é que compreenda a oferta e faça a ação da chamada da CTA, seja para preencher um formulário, seja para seguir na jornada de compra.

E métricas são um conjunto de indicações que quantificam sobre um tema. Usar as métricas é avaliar, compreender e controlar o desempenho de sua estratégia usando dados numéricos.

E por meio dessas métricas você pode ter uma avaliação precisa se sua landing page está realmente alcançando seu objetivo. Os indicadores que você consegue através das métricas permitem que você possa alterar o que for preciso e criar estratégias cada vez mais eficientes.

O que as métricas de marketing representam

Devido às transformações digitais é possível fazer avaliações das campanhas de marketing com precisão, pois com os indicadores certos é possível saber qual o real alcance de sua campanha e se é necessário criar estratégias e ações mais acertadas.

Ao utilizar as métricas em sua landing pages é mais fácil entender o que está funcionando e o que precisa ser alterado e como está o desempenho da página. Assim você pode acompanhar tudo referente à campanha conseguindo melhores resultados a longo prazo.

Através das métricas você consegue ter os números exatos para avaliar sua landing page em um teste A/B e saber qual converte melhor.

Acompanhar essas métricas permite que fique mais fácil acompanhar os resultados, porém não adianta apenas mensurar, é necessário documentar suas métricas. Organize seus dados em planilhas e gráficos para que você possa usar para guiar suas próximas ações.

Pois para avaliar como estão seus resultados ter dados para comparação e avaliação de seu crescimento em seus registros permite o ajuste das estratégias já desenvolvidas ou a aplicação de novas.

Usar as métricas também colabora para o uso de seus recursos de marketing de forma mais inteligente, pois você vai saber investir no que vai proporcionar que sua landing page traga retornos mais satisfatórios.

Existem algumas métricas que devem ser acompanhadas e consideradas para certificar que suas landing pages tenham bons resultados.

Métricas que uma Landing Page deve mensurar

Quando um usuário entra em sua landing page, você tem 15 segundos para cativar a atenção e convencê-lo a continuar. Caso você não tenha captado a atenção dele, a possibilidade dele sair da página e não retornar é grande.

As métricas vão te ajudar a reconhecer e responder os desejos do seu público.

É importante conhecer seu cliente ideal para descobrir quem realmente é seu público. Conhecer suas motivações, os resultados que procuram e as soluções que você pode oferecer, ou seja, você tem que ter uma persona e fazer sua campanha voltada para ela.

No marketing digital é mais fácil reter o visitante em sua landing page do que conseguir um novo. Desenvolver a taxa de conversão de sua landing page, mesmo que seja pouco, já fará uma grande diferença em suas taxas futuras.

Para construir uma landing page de alta conversão você tem que ajustar diferentes elementos para atrair seu público e fazendo isso baseada no valor das métricas é mais fácil você obter sucesso e alcançar seu objetivo.

Ferramentas de mensuração como por exemplo o Google Analytics fornecem várias métricas, porém em sua landing page analise as métricas certas focando no que interessa para aprimorar seus resultados e estratégias futuras.

Quais as principais métricas para avaliar as minhas landing pages

Mesmo todos os dados estatísticos estando disponíveis, mensurar o desempenho de suas landing pages ainda não é nada simples. Isso pode acontecer por falta de perspectiva sobre as principais métricas que devem ser consideradas.

Para criar uma landing page você precisa ter em mente a conversão que você quer. Primeiramente fazer com que a página receba visitantes que permaneçam na landing page até a conversão. A principal métrica de sua landing page é o volume de conversões.

Portanto, as métricas específicas de marketing devem apoiar o resultado das principais métricas de sua landing page. vamos ver quais são as principais métricas que você deve ficar atento na hora de avaliar o desempenho das suas landing pages:

Taxa de Conversão

A taxa de conversão (Conversion rate) é a principal a ser levada em conta em sua landing page.

Essa métrica mostra o sucesso de sua landing page, se realmente os visitantes estão agindo de acordo com o objetivo de sua landing page, seja este completar um cadastramento, se inscrever em algum curso, ou fazer o download de algum material.

Uma landing page é criada para converter, portanto essa é uma métrica que precisa ser levada em conta e analisada com cuidado no mínimo uma vez por semana para que durante a campanha você possa fazer os ajustes necessários para conseguir melhores resultados.

A taxa média de conversão de uma landing page é em torno de 2%, quanto maior essa porcentagem melhor a performance de sua landing page. Caso a taxa esteja muito baixa você precisa verificar sem perda de tempo vários itens, desde o layout de sua landing page, se as chamadas estão persuasivas, se a página ficou intuitiva.

Sem contar que para aumentar cada vez mais sua taxa de conversão você deve fazer testes constantes, com layouts e chamadas diferentes, inclusive teste A/B para observar qual modelo produz mais resultado aumentando sua taxa de conversão ao fazer com que os visitantes cumpram a ação esperada.

Taxa de Rejeição

A Bounce Rate, ou taxa de rejeição mede a quantidade de visitantes que entraram em sua landing page, porém saíram sem interagir de jeito nenhum, ou seja, saíram antes de completar qualquer ação.

Isso é medido quando o visitante fecha a landing page ou digita o endereço de outro site no navegador saindo de alguma forma da página.

Você tem que analisar os motivos que levaram a essa rejeição que pode ser falta de congruência entre o anúncio que levou o visitante a sua landing page e o próprio conteúdo da landing page, ou você precisa verificar se sua landing page está confusa ou não intuitiva, como por exemplo a pessoa não saber onde clicar para fazer o download.

Seu anúncio tem que estar condizente com o que a landing page vai entregar. Se promete o download de um ebook, tem que entregar o ebook prometido, se está prometendo uma aula gratuita, tem que entregar a aula, se está vendendo algo, tem que ser condizente e persuasiva para a pessoa chegar até a compra.

Taxa de visitantes novos x os visitantes que retornaram

Saber quantos novos visitantes chegam a sua landing page pela primeira vez e quantos retornam a ela e comparar esses números pode ser usado para otimizar sua landing page e gerar mais conversão.

Pois caso você chegue à conclusão de que os visitantes não estão convertendo na primeira vez que caem em sua landing page, talvez você tenha que fazer com que sua oferta fique mais apelativa ou deixá-la mais entendível para o público.

Origem do tráfego

Analisar por onde chegam seus visitantes a sua landing page é muito importante para que você possa investir na campanha certa.

Os visitantes podem chegar através de:

  • Redes sociais, como Instagram, Facebook, Pinterest;
  • Acessos diretos, estes contam quando o visitante digita seu endereço no navegador;
  • Busca orgânica, através do marketing de conteúdo, como por exemplo pelos blogs;
  • Referências, quando vem de uma linkagem de outro site para sua landing page;
  • Tráfego pago, são os links patrocinados;
  • Por e-mail, as que entram na landing page através de algum e-mail;
  • Por display, tráfego de campanhas de mídia onde você insere anúncios em sites relevantes para seu serviço ou produto.

Conhecer essas métricas que indicam a eficiência das estratégias usadas e trabalhar mais nelas para conseguir mais acessos, ou reformular sua landing page ou suas estratégias para trazer visitantes.

É importante conhecer essa análise de origem de tráfego para conhecer o alcance de sua estratégia e apontar por onde os visitantes estão chegando em sua landing page.

Tempo médio na landing page

A observação do tempo que o visitante permanece na página deve ser feita caso a caso, pois é uma métrica ligada diretamente à experiência do usuário.

Se ao acessar sua landing page o visitante ficar nela por mais tempo significa que o conteúdo dela é relevante e a navegabilidade está boa.

Entretanto, se o tempo de permanência do visitante de sua landing page for muito curto e a taxa de rejeição aumentar pode ser que sua página esteja demorando muito para carregar, a navegabilidade está ruim ou que sua landing page não está entregando o que o visitante espera.

Taxa de Abandono do formulário

Essa taxa de abandono (exit rate) mede os visitantes de sua landing page que começaram a preencher o formulário porém saíram antes de terminar.

É parecida com a taxa de rejeição, porém indica os visitantes que começaram a interagir na página e por alguma razão saíram sem concluir a ação.

Os motivos para os visitantes saírem de sua página podem ser muitos, mas ter certeza de que a oferta disponibilizada e os dados solicitados estão alinhados é importante.

Ao entrar em sua landing page, o visitante tem que compreender que vai responder um formulário, ou saber que tem que baixar um arquivo ou se inscrever em algo e todos os elementos visuais tem que encaminhar o visitante para que ele tome as ações que você quer.

A taxa de abandono pode acontecer se você tiver um formulário muito longo, se você for solicitar muitas informações por um lado você pode ter uma maior rejeição, porém você terá leads mais qualificados, isso você escolhe conforme os objetivos de sua landing page.

Uma landing page deve ser intuitiva, de fácil navegação e objetiva para que cumpra seus objetivos.

Custo por conversão

Esta é uma métrica importante para saber quanto custa a conversão de sua landing page, pois representa o quanto você está investindo em cada conversão.

Inclusive quem tem várias visitas em sua landing page tem que ficar atento pois sua estratégia para saber se você está lucrando ou tendo muitos gastos. Para esse cálculo, defina um período e divida o valor que investiu no desenvolvimento da landing page e nas campanhas pagas pelo número de conversões conseguidas.

Quando esse valor de custo por lead fica muito alto ou muito mais baixo, você deve analisar os dados e definir o que pode ser alterado.

Porcentagem de leads que se tornaram clientes

A métrica da taxa de conversão de visitantes em clientes é importante para medir a eficácia de sua landing page.

Pois o que realmente importa é o número real de clientes que a landing page converteu.

Otimizar mensurando sempre

Saber utilizar as métricas para saber a eficácia de sua landing page, e a eficácia de sua estratégia é a melhor maneira de saber se sua landing page está gerando os resultados desejados ou não.

Acompanhando regularmente cada métrica e fazendo as alterações necessárias, a sua landing page vai gerar os resultados que você deseja.

E para você ter uma landing page que traga resultados em conversões é fundamental criar uma landing page profissional, então veja agora como é fácil criar sua landing page intuitiva conosco.

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