Ter a sua marca na internet hoje em dia é imprescindível. A rede é uma grande vitrine e milhares de pessoas estão conectadas diariamente, consumindo diversos tipos de conteúdos e informações que estão online.

Estar conectado é tão importante que o número de negócios que existem apenas no online não para de crescer e já representa uma boa parte da economia de muitas pessoas, isso quando não é a principal fonte de renda.

Quando o assunto é vendas, ainda existem algumas dúvidas muito comuns entre as pessoas, principalmente, quem está começando nesse meio. Existem diversas opções para mostrar o seu produto ou serviço e outra pessoa adquirir ele, mas você sabe qual é a melhor?

Para muitos a resposta pode ser um site, outros podem dizer uma landing page. É fundamental saber as diferenças entre as duas ferramentas e principalmente em quais situações devem ser usadas.

Uma dúvida constante é: Qual a hora certa de usar sites x landing pages? Pensando nisso, preparamos este post com algumas dicas e informações sobre os dois para acabar de uma vez por todas com as dúvidas. Confira!

Sites x landing pages

Em muitas ocasiões podemos confundir e até achar que os dois são a mesma coisa. Apesar de ambas as opções serem ferramentas para a internet, a landing page possui características únicas, diferentes de um site, e vice-versa.

Essas diferenças são pontos positivos nos seus objetivos de entrega. Para ficar mais claro vamos explicar o que é cada um deles e quais são as suas particularidades:

O que é um site?

Diferente das landing pages, um site é uma plataforma completa com diversas informações diferentes sobre o seu negócio.

Ele também possui menus clicáveis e páginas de navegação, que podem variar de layout, design e formas de escrita. Geralmente é possível navegar em abas diferentes que mostram informações distintas, como:

  • História da empresa;
  • Produtos ou serviços;
  • Cases;
  • Clientes atendidos;
  • Matérias.
  • Blog,
  • Contato, entre outros.

O site tem um objetivo mais ligado ao institucional, voltado para apresentar a sua empresa ao público em geral, principalmente para as pessoas que estão tendo o primeiro contato com ela.

Ele representa a presença online do negócio e é uma ótima ferramenta de ranqueamento no Google e em outros sites de pesquisa. Isso é muito importante para atingir diversos públicos diferentes, principalmente os que não conhecem a empresa e estão em busca de alguma solução.

Para isso é muito importante que seja responsivo, ou seja, se adapte às telas de dispositivos móveis como smartphones e tablets, que são muito utilizados hoje em dia para acessar a internet por milhares de pessoas todos os dias.

O que é uma landing page?

Existem alguns diferentes tipos de landing page, porém, em comum, elas têm como principal função converter o usuário em um lead qualificado. Em alguns casos elas têm o objetivo principal de executar a venda, como acontece nas páginas de venda.

A sua estrutura é atraente e tem um texto objetivo que apresenta oferta de valor para o visitante com o principal objetivo de coletar os seus principais dados, através do preenchimento de campos de um formulário ou algo parecido.

Existem modelos de landing pages para cada etapa do funil de vendas de uma estratégia. Apesar dessa diferença, a estrutura é muito parecida entre elas e são constituídas basicamente de:

  • Título chamativo com a oferta do negócio;
  • Texto explicativo e demonstrativo;
  • Formulário ou campos para preenchimento de dados;
  • CTA (Call to Action).

Também é muito comum apresentarem alguma vantagem em contrapartida do compartilhamento dos dados pessoais.

Geralmente as landing pages do início ou meio de funil oferecem como recompensa acesso à a materiais ricos e com bastante informação relevante como: e-books, planilhas, check lists, apresentações, entre outros.

Já os usuários de meio e fundo de funil podem ter acesso à conteúdos voltados para essa etapa como webinars, vídeo-aulas, acesso a demonstrações, contato com um consultor e mais vantagens.

Essas recompensas podem variar de acordo com o produto ou serviço oferecido. O importante é seguir as etapas do funil de vendas e alinhar a estratégia de acordo com a posição que o lead se encontra.

Lembrando que as recompensas também fazem parte da estratégia de marketing e através delas que o cliente vai se aprofundando e conhecendo melhor a empresa. Isso é um grande fator para a continuidade de consumo dos materiais disponíveis.

Diferença entre sites x landing pages

Agora que já falamos um pouco das características de cada um dos modelos vamos mostrar algumas diferenças entre sites x landing pages.

Landing page

A landing page não possui menus para navegação, ela é feita em apenas uma página com a estrutura bem direta.

O objetivo principal, como dito anteriormente, é a conversão, por isso, ela não apresenta pontos sobre outro assunto que possam tirar o foco do objetivo. Quanto menos distração o visitante tiver, maiores as chances de conversão.

A landing page apresenta menos componentes e é mais “direta ao assunto”. As landing pages podem variar entre alguns diferentes tipos. Isso mudará de acordo com a estratégia empregada na campanha utilizada na empresa. São algumas delas:

  • Landing page de captura - Tem como maior objetivo gerar leads por meio da captação de informações das pessoas que a visitam;
  • Landing page de vendas - Focada em vender, através de mensagens diretas e um layout bem atrativo;
  • Landing page de oferta direta - Nesta página é oferecido diretamente o seu produto ou serviço à venda;
  • Landing page de obrigado - Também conhecida como “Thank you page” é usada para agradecer os leads, seja pela sua inscrição para acesso a informações ou por dispor de seus dados;
  • Landing page de destino - Também conhecida como Squezze, tem como principal característica o objetivo de capturar o e-mail do usuário;

Landing page de progressive profile - semelhante à de destino, porém, ela é voltada para quem já é um lead em sua base de contatos. Ela é usada de forma direcional, através do e-mail, divulgando a oferta ou novidade da empresa;

Landing page click through - utilizado para promover um produto ou serviço sem necessariamente oferecer a venda. Aqui é mostrado os benefícios que a pessoa terá utilizando a sua solução e oferta de utilização do mesmo de forma gratuita.

É muito importante analisar qual delas faz mais sentido para a sua empresa e utilizar de forma correta a que melhor se encaixar no seu objetivo.Assim aumentando a chances de geração de leads e vendas.

Alguns negócios utilizam diferentes tipos de landing page dentro da mesma estratégia. Claro, sempre respeitando as especificidades de cada uma delas e as principais motivações para incentivar a conversão do visitante da página.

Site

O site é uma plataforma "navegável", repleta de informações e opções de conhecimento que podem aproximar a pessoa da empresa. Ele é o endereço do seu negócio de forma online.

O site hospeda dentro de um mesmo domínio, várias páginas diferentes relacionadas com a sua empresa, diretamente ou indiretamente. O visitante pode encontrar todos os dados disponíveis sobre a sua marca.

Como ele apresenta diversos menus clicáveis para selecionar a página que o visitante deseja navegar, é muito importante que ele seja organizado e facilite a estádia e o uso durante a sua utilização. Isso vale desde os textos utilizados até as cores de preenchimento.

A organização do site, além de facilitar a navegação do visitante, também serve para demonstrar a organização da própria empresa. Além disso, quanto mais dificuldade a pessoa tiver para utilizar o site, maiores são as chances dela desistir e abandonar. aumentando as chances dela desistir do seu trabalho e ir para um concorrente.

Existem alguns modelos de sites que são comumente mais utilizados. Eles podem variar de acordo com o tipo de negócio ou proposta do que deseja apresentar. São alguns deles:

  • Site institucional - São sites que apresentam a empresa para as pessoas. Ele funciona como um cartão de visitas e mostra coisas como a descrição do negócio, história, descrição dos produtos ou serviços e outros;
  • Site dinâmico - Esse é um modelo mais diversificado, com atualizações e inserções de conteúdos constantemente;
  • Site One page - Também chamado de single page, esse tipo de site possui apenas uma página com todas as informações;
  • Portal - Esse tipos de sites contêm muitas informações e conteúdos. Geralmente são utilizados por empresas de notícias como jornais, emissoras de TV, agências de comunicação, entre outros;
  • Loja virtual - Como o próprio nome passa a ideia, são sites feitos para efetuar vendas de produtos ou serviços;
  • Hotsite - São criados para reforçar uma campanha ou publicidade. Muito usado em datas comemorativas como natal e black friday.

Alguns exemplos trabalham juntos sendo possível encontrar uma loja virtual dentro de um site institucional, por exemplo. Cada um possui especificidades mas em alguns casos um não substitui o outro.

Sites x landing pages: Qual usar?

Agora que já falamos um pouco das características de cada um deles, podemos perceber que o mais importante para a escolha de qual usar é a estratégia que será usada junto com uma ou outra ferramenta.

O certo é que uma não substitui a outra, sites x landing pages são ferramentas diferentes e podem inclusive trabalhar em conjunto para gerar melhores e maiores resultados para a sua empresa.

Podemos frisar algumas diferenças entre elas que podem agregar mais valor em uma determinada estratégia ou não. Nesse sentido pode acontecer a escolha em qual delas usar para a divulgação do produto ou serviço oferecido.

No caso das landings pages, a mensagem é mais direta e objetiva. Uma vez que a função dela é converter o cliente e transmitir de forma mais sucinta isso, ela é uma ótima opção para promoções, ações específicas ou até mesmo lançamentos de novos produtos físicos ou digitais.

O site contém mais informações sobre os produtos, serviços e a empresa em todo em si. Ele pode sim ter um foco em vendas mas também transmite muitas informações. Isso não fica exclusivamente para o produto ou serviço em si, mas também sobre a empresa, parceiros, assuntos relacionados, entre outros.

Apesar das diferenças, um não substitui o outro e é difícil definir uma opção melhor para trabalhar, o ideal é utilizar os dois modelos em conjunto.

Uma estratégia de marketing digital eficiente usa os dois e trabalha com diferentes estratégias que aplicam eles de formas complementares. Eles se completam e um pode redirecionar para o outro de forma estratégica.

Inclusive diferentes tipos de landing pages podem ser usados em um mesmo site, ou até mesmo, em diferentes campanhas dependendo dos objetivos de cada uma delas. O contrário também pode acontecer, caso o site varie entre os modelos apresentados e as estratégias de marketing digital que serão utilizadas.

Quanto custa criar uma landing page e um site?

Uma das maiores preocupações na hora de criar um site ou uma landing page são os valores de cada um deles. Os preços são relativos, geralmente uma média de valores, visto que os números variam de acordo com o tipo de negócio e a complexidade de sua criação.

A média de valores para a criação de uma landing page pode variar entre R$497 a R$7.100 no mercado atual. Esse valor em alguns casos pode ser até maior, de acordo com o projeto que ela será utilizado.

Já um site profissional possui um valor médio de criação a partir de R$2.500. Ele também tem a necessidade de manutenção mensal que tem um valor que gira em torno de R$100 a R$400 normalmente.

Lembrando que existem diversas formas de se fazer um site, desde as mais simples até as totalmente profissionais. Os valores podem ser muito maiores dependendo da complexidade de criação e da quantidade de armazenamento de dados presentes no seu domínio.

Existem ferramentas gratuitas para a criação de ambas as opções. Em muitos casos é possível criar e utilizar dessa forma, porém é preciso se atentar às funcionalidades oferecidas nas plataformas sem custos. Muitas vezes existem limitações e a demanda do seu negócio pode precisar ir além delas.

Uma boa opção é fazer testes em plataforma gratuitas e iniciar o funcionamento do seu site x landing page. A partir disso, de acordo com o que foi visualizado, fazer o investimento e ter uma ferramenta profissional.

Lembrando que se você tem um site ou landing page profissional, muito bem feito e com diversas estratégias aplicadas, o retorno do investimento pode acontecer de forma bem rápida. Fazendo assim, valer a pena.

Quanto maior for o retorno, maiores serão os lucros e a possibilidade de investir em outras campanhas e promoções da empresa também crescem. Além disso, também investir em infraestrutura, estoque, novidades e outras coisas que trarão benefícios para o negócio como um todo.

Onde fazer uma landing page e um site?

Existem empresas e profissionais autônomos que são especializados em criação de sites e landing pages. A escolha deles é essencial para os resultados do trabalho. Isso porque o conhecimento na área e a experiência na criação fazem total diferença na hora de contratar esse serviço.

Além disso, a execução bem feita aumenta consideravelmente as chances de conversão de novos clientes para o seu negócio. É muito importante optar por profissionais com experiência no mercado, especializada nesse tipo de trabalho e principalmente resultados comprovados e clientes satisfeitos.

Uma boa opção para escolher é pesquisar referências em outras empresas que já trabalharam com quem vai fazer o seu site ou landing page e ver como foi trabalhar com eles, o que foi feito, quais foram os resultados e outras informações.

Como os trabalhos já foram executados é fácil visualizar. Se a empresa tiver construído um site para uma outra, por exemplo, basta acessar esse site e ver a sua formatação, as formas de visualização e todas as características dele. Uma boa técnica é procurar tudo o que gostaria de ter no seu próprio site e ver como funciona na prática.

Parceria de sucesso para a sua empresa

Encontrar a melhor opção para criar site x landing pages pode ser uma tarefa um pouco trabalhosa. Isso porque, pode fazer toda a diferença nos resultados da sua campanha e impactar diretamente no lucro da sua empresa. Fora o tempo perdido, que muitas vezes acontece ao procurar por opções desconhecidas.

Pensando nisso, a Landing Pro e a Construsite uniram forças e criaram uma parceria que pode gerar muito sucesso para a sua empresa.

Trata-se das duas principais empresas do mercado quando o assunto é criar site e landing pages. São anos de experiência e diversos projetos entregues. E mais, clientes satisfeitos que tiveram a presença de suas empresas totalmente modificadas na internet depois dos trabalhos entregues.

E o melhor de tudo é que essa parceria traz as duas soluções em um único local, facilitando as suas buscas e o trabalho desenvolvido. Com a integração dos serviços, os resultados podem ser muito maiores, uma vez que a criação de ambas as ferramentas são feitas em conjunto.

Construsite

Reconhecida no mercado pelo profissionalismo e qualidade nas entregas, a Construsite é autoridade quando o assunto é criação de sites profissionais, lojas online ou sites personalizados.

São mais de 100 profissionais apaixonados pelo seu trabalho, entregando soluções eficientes todos os dias para o seu cliente. A maior missão da Construsite é oferecer soluções inovadoras para todas as empresas e ajudá-las a se desenvolver continuamente.

Crie o melhor site x landing pages agora mesmo

Neste post mostramos as características dos sites x landing pages e suas funções para ficar claro qual a melhor hora para poder utilizar cada uma deles. Agora que você já está mais por dentro do assunto, o melhor é colocar em prática e buscar quem é especialista.

Aqui na Landing Pro nós te oferecemos um teste grátis para criação de landing page de forma simples e intuitiva. Além de criar a sua página, você conhece a nossa ferramenta e descobre como alavancar o seu negócio com apenas alguns cliques.

E quando o assunto é site, a Construsite é a escolha certa. Isso porque são especialistas na área e contam com uma equipe totalmente preparada para executar todo o trabalho.

Quer fazer a diferença com o site perfeito para a sua empresa? Construímos um site totalmente personalizado, além de ser totalmente otimizado com as técnicas de SEO e as principais ferramentas, como um blog. Além disso, oferecemos suporte para todas as dúvidas e muito mais. Não perca mais tempo e transforme a sua presença digital!

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