A influência dos gatilhos mentais nas vendas tem sido objeto de estudo e aplicação prática em uma amplitude cada vez maior no universo do marketing e vendas.

Entender que o comportamento humano é direcionado por reações instintivas baseadas em padrões de comportamento estabelecidos permite que as empresas montem estratégias mais eficientes e assertivas.

Convertendo em números, um estudo publicado na Harvard Business Review (2019), revela que empresas que aplicam gatilhos mentais em suas estratégias de vendas podem aumentar suas taxas de conversão em até 14% e receitas em até 15%.

Em meio a essa perspectiva, as landing pages assumem um papel de destaque no cenário digital. Ricamente projetadas para gerar conversões, a apropriação assertiva de gatilhos mentais nestas páginas é o diferencial que dará riqueza ao seu negócio.

Mas como aplicar o uso dessa estratégia ao criar landing pages?Conheça agora mesmo 21 exemplos de gatilhos mentais mais potentes e aplique já na sua página!

nProjetos Criacao de Sites - Como usar os gatilhos mentais no marketing  digital

Afinal, o que são os Gatilhos Mentais?

Gatilhos mentais são técnicas de persuasão que se relacionam com aspectos instintivos, emocionais e sociais presentes na psicologia humana, influenciando assim a tomada de decisões.

São aspectos ou estímulos que o cérebro associa a determinadas situações, culminando em uma resposta quase imediata e automática.

Por exemplo, estratégias de escassez ou urgência ("compre agora antes que acabe") relacionam-se ao gatilho mental de perda, pois as pessoas costumam dar mais valor ao que temem perder.

Outro gatilho poderoso é o de autoridade, onde a opinião ou recomendação de alguém considerado expert em determinado assunto é capaz de influenciar a decisão de outras pessoas.

Portanto, compreender e aplicar corretamente esses gatilhos é uma estratégia eficaz no campo do marketing, vendas e negociações em geral.

O poder dos Gatilhos Mentais em Landing Pages

Para entender o poder dos gatilhos mentais em landing pages, é preciso aprofundar-se na psicologia por trás desses gatilhos.

Sendo estratégias de persuasão que se baseiam em insights da psicologia cognitiva, os gatilhos mentais tratam de específicos padrões de pensamento que tendem a levar a decisões rápidas em vez de ponderadas.

Nesse contexto, são usados para desencadear emoções como medo, urgência, exclusividade ou necessidade, que podem ser extremamente eficazes para influenciar a tomada de decisões.

Servem como técnicas poderosas para melhorar as taxas de conversão, fornecendo ao usuário estímulos subconscientes que os empurram para a ação desejada.

Gatilhos mentais: Impacto psicológico x poder de compra

Baseado na função psicológica e emocional proporcionada pela sua aplicação, os gatilhos mentais desempenham um papel crucial na influência das decisões de compra.

Por exemplo, o simples fato de um produto estar disponível apenas por tempo limitado (gatilho de escassez) pode criar uma sensação de urgência no cliente, influenciando-o a comprar.

O uso da prova social, como depoimentos de outros clientes ou indicações de especialistas, também pode reforçar a confiança do usuário no produto, uma vez que há uma tendência intrínseca de seguir o comportamento do grupo.

Assim, o poder dos gatilhos mentais reside na sua capacidade de subconscientemente inclinar as decisões de compra a favor de uma ação específica.

Escassez: A arte de criar urgência

Destacar a escassez na sua oferta é uma das melhores maneiras de acelerar a tomada de decisão dos clientes. Ao criar um senso de urgência pela escassez, os clientes são despertados para agir rapidamente para evitar perder uma oportunidade.

Este é um forte chamado à ação (CTA) que pode impulsionar vendas e conversões, pois a percepção de escassez aumenta o valor percebido do seu produto ou serviço.

Isso acontece porque os consumidores tendem a atribuir um valor maior a itens escassos, graças à lei da oferta e da demanda.

Além disso, a necessidade de pertencimento também desempenha um papel importante, onde os consumidores são influenciados pela ideia de possuir algo que é limitado ou único.

Implementando gatilho de escassez na sua landing page

Aqui, uma estratégias comum de é usar contagens regressivas para ofertas especiais ou lançamentos de produtos, indicando que a oferta é válida apenas por um curto período de tempo.

Outras técnicas incluem mostrar a quantidade limitada de produtos no estoque ('apenas 3 itens restantes'), ou indicar quantas pessoas estão visualizando ou compraram o produto no momento ('20 pessoas estão olhando para este produto agora').

Alguns sites utilizam a estratégia de liberar novos descontos ou ofertas apenas para os primeiros clientes que realizarem a compra.

Todas essas táticas alimentam a ideia de escassez e urgência, estimulando os visitantes da página a tomarem uma ação rápida em relação à oferta.

Como utilizar os Gatilhos Mentais na sua landing page?

Agora, para além do exemplo de como aplicar o gatilho de escassez ao criar landing pages, é preciso saber de forma geral como aplicar essa estratégia em cada CTA e de um jeito que encaixe melhor.

Para decidir qual gatilho mental usar, considere o objetivo da sua landing page e o que você quer que os visitantes façam.

A título de exemplo, se você quer que as pessoas se inscrevam em sua newsletter, o gatilho da reciprocidade pode funcionar bem - ofereça algo grátis em troca da inscrição.

Já para vender um produto, o gatilho da escassez pode ser mais eficaz. Uma vez que você escolhe um gatilho, incorpore-o de maneira natural e criativa no design e no conteúdo da sua landing page.

Lembre-se, você quer que a experiência seja agradável e não forçada.

Em vez de dizer "Inscreva-se agora, as vagas estão acabando!", você pode tornar a mensagem mais descontraída e divertida, como "Uau! As inscrições estão bombando. Corre e garanta a sua antes que acabe!".

Os sete principais tipos de Gatilhos Mentais

Após entender um pouco mais como funciona a aplicação dos gatilhos mentais e seu efeito quando se trata de vendas e expansão de landing pages, é preciso conhecer mais sobre os seus tipos.

Alguns já foram mencionados ao longo do artigo, mas você vai perceber que existem muito mais gatilhos mentais do que você imagina.

Assim, para começar a dar um gostinho, conheça abaixo os 7 principais tipos de gatilhos mentais e seu papel para o receptor:

  1. Escassez: Um dos mais eficazes para influenciar a decisão de compra de uma pessoa. Se baseia no princípio de que tendemos a valorizar mais alguma coisa quando a percebemos como limitada ou difícil de obter.

  2. Autoridade: Nosso cérebro tende a aceitar opiniões, ações e comportamentos de pessoas que consideramos autoridades em determinados assuntos. Por isso, quando percebemos uma pessoa ou marca como autoridade, tornamo-nos mais propensos a aceitar suas sugestões e conselhos.

  3. Prova Social: Este gatilho é acionado quando vemos muitas pessoas tomando uma determinada ação, nos levando a achar que aquela é a decisão correta a tomar. Isso acontece por causa do nosso instinto de seguir a maioria, que nos leva a crer que há uma maior probabilidade de algo ser bom ou correto se muitas pessoas estiverem fazendo.

  4. Reciprocidade: Basicamente, é o princípio de que estamos inclinados a retornar favor para aqueles que nos fizeram um bem. Um exemplo é fornecer conteúdo gratuito de valor para um potencial cliente, aumentando a probabilidade de ele retribuir com uma compra.

  5. Compromisso e Consistência: Se baseia na ideia de que, uma vez que tomamos uma pequena decisão ou assumimos um pequeno compromisso, somos mais propensos a continuar naquela direção, tomando decisões e compromissos maiores.

  6. Afeição: Busca-se estar mais propensos a concordar ou seguir as sugestões daqueles que gostamos. Isso explica porque sorrir, ser amigável e criar conexões pessoais podem ser tão poderosos em marketing e vendas.

  7. Novidade: O ser humano geralmente é atraído por coisas novas ou inovadoras. O gatilho da novidade é um meio eficaz de captar a atenção das pessoas, criar interesse e eventualmente guiar a ação desejada.

Com toda a certeza, a maior parte das coisas que você já comprou foi após ter sido alvo de um desses gatilhos mentais. Parece algo simples, mas que possui um impacto avassalador nas vendas.

Principais erros a evitar ao usar Gatilhos Mentais na landing page

Contudo, como nem tudo são flores, é preciso ter cuidado e critério ao aplicar o uso de gatilhos mentais na sua landing page. Dos erros mais comuns praticados pelos vendedores, estão:

  • utilizá-los sem uma estratégia definida e clara, o que pode gerar mensagens sem propósito e que não criam o impacto desejado;

  • utilização excessiva, que pode tornar a mensagem cansativa e repetitiva, levando à perda do interesse do público;

  • não personalizar os gatilhos de acordo com o perfil da audiência, tornando a comunicação genérica e menos eficaz;

  • não testar quais gatilhos funcionam melhor com o seu público, levando ao uso ineficaz;

  • e por último, mas igualmente importante, o uso de informações falsas ou enganosas, que podem comprometer a credibilidade da marca e causar danos a longo prazo à relação com o cliente.

Cada uma dessas ações pode levar a um efeito contrário ao aplicar um gatilho mental, fazendo com que, ao contrário de mais vendas, aconteçam cada vez menos. Saiba usar a estratégia corretamente!

Confira 21 exemplos de Gatilhos Mentais para landing pages

Após entender tudo isso e estar afiado sobre o uso de gatilhos mentais na criação de landing pages, basta começar a explorar a sua aplicação!

E para que você saia daqui com muito mais dicas em mãos e tendo vários opções a serem usadas no seu negócio, fizemos uma lista com nada mais nada menos que 21 gatilhos mentais para a sua landing page!

Assim, para a elaboração de uma landing page efetiva, você pode aplicar uma variedade de gatilhos mentais como:

  1. Reciprocidade: Ao compartilhar este conteúdo exclusivo, queremos retribuir o apoio incrível que recebemos de nossa comunidade. Esperamos que aproveite esta oferta especial como um sinal de nossa gratidão.

  2. Escassez: Apenas para os primeiros 50 inscritos! Garanta seu lugar agora antes que todas as vagas se esgotem e você perca a oportunidade de participar do evento mais esperado do ano.

  3. Autoridade: Conheça as estratégias comprovadas pelos principais especialistas do setor. Nosso webinar, apresentado por renomados profissionais, revelará os segredos que os líderes de mercado usam para alcançar o sucesso.

  4. Consistência: Incorporar pequenas ações diárias pode transformar seus resultados. Junte-se a nós nessa jornada de 30 dias para construir hábitos consistentes que impulsionarão sua produtividade e bem-estar.

  5. Afinidade: Você não está sozinho! Nossa comunidade acolhedora está aqui para apoiá-lo em cada passo do caminho. Junte-se a pessoas como você que compartilham os mesmos objetivos e desafios.

  6. Comprovação social: Milhares já transformaram suas vidas com nosso método. Veja as histórias inspiradoras de sucesso de nossos clientes, e descubra como você também pode alcançar resultados extraordinários.

  7. História: Viaje conosco pelos bastidores e descubra a história inspiradora de como nossa empresa superou adversidades para se tornar líder de mercado. Uma jornada que vai além do negócio e inspira inovação.

  8. Antecipação: Algo grande está prestes a acontecer! Inscreva-se agora para ser o primeiro a receber as atualizações exclusivas e participar de um evento que vai revolucionar sua perspectiva.

  9. Novidade: Apresentamos a mais recente inovação tecnológica que mudará a maneira como você aborda o trabalho. Descubra agora as funcionalidades revolucionárias que farão você questionar o status quo.

  10. Curiosidade: O que os especialistas não estão te contando? Desvendamos os segredos pouco conhecidos que podem transformar sua vida. Prepare-se para uma jornada de descobertas que desafiará suas expectativas.

  11. Simplificação: Transformamos a complexidade em simplicidade. Descubra como nossas soluções simplificam tarefas diárias, economizando tempo e esforço para que você possa se concentrar no que realmente importa.

  12. Instantaneidade: Não perca tempo! A oferta exclusiva está disponível apenas hoje. Garanta seu desconto instantâneo agora e desfrute dos benefícios imediatos que temos reservados para você.

  13. Exclusividade: Esta oferta é exclusiva para membros VIP. Torne-se parte de um grupo seleto que desfruta de benefícios exclusivos, eventos privados e acesso antecipado a lançamentos.

  14. Emulação: Inspire-se nos hábitos das pessoas de sucesso. Descubra como líderes influentes incorporam práticas que os impulsionaram ao topo e aprenda como você também pode adotar essas estratégias.

  15. Espelho: Veja a transformação que você pode alcançar. Ao se comprometer com este programa, você está investindo em si mesmo e criando um reflexo positivo do seu potencial.

  16. Rotulagem positiva: Junte-se à comunidade de inovadores e criativos que estão moldando o futuro. Ao participar, você se torna um visionário, contribuindo para a construção de um amanhã mais promissor.

  17. Surpresa: Abra este e-mail para uma surpresa especial! Nossa maneira de agradecer por fazer parte desta jornada incrível. Você não vai querer perder.

  18. Framing: Mude sua perspectiva e alcance novos patamares. Vamos enquadrar os desafios como oportunidades e mostrar como pequenas mudanças de mentalidade podem levar a grandes resultados.

  19. Análise Paralisante: Pare de se perguntar se é o momento certo. A análise excessiva impede o progresso. Tome a decisão agora e experimente as recompensas que vêm com a ação imediata.

  20. O poder do AGORA: A transformação começa agora! Não espere até amanhã para iniciar sua jornada de autodescoberta. Clique no link abaixo e dê o primeiro passo para uma vida mais plena e satisfatória.

  21. O valor do comparativo: Compare e veja a diferença. Nossa solução oferece resultados 30% superiores em metade do tempo. Descubra por que somos a escolha preferida entre os concorrentes e eleve seu desempenho.

Através desse mix de gatilhos mentais, que vão desde os mais usados até aqueles mais específicos, a depender a ação desejada, o que não falta são ferramentas para melhorar os seus resultados!

Medindo a eficácia dos gatilhos mentais na sua landing page

Finalmente, medir a eficácia dos gatilhos mentais na sua landing page é um aspecto vital para entender a reação e a interação do usuário com seu conteúdo.

Para fazer isso, você pode se basear em métricas como taxa de conversão, tempo gasto na página, taxas de rejeição e análise do caminho de navegação do usuário.

A utilização de ferramentas de rastreamento de visitantes pode fornecer insights valiosos sobre como os visitantes estão respondendo aos gatilhos mentais implementados.

Ao analisar esses dados, pode-se ajustar e otimizar os gatilhos mentais para melhorar o engajamento e a conversão na landing page.

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Os gatilhos mentais são ferramentas eficazes e versáteis para engajamento e aumento de conversões em landing pages. Mas, precisam ser adaptados e testados de acordo com o público-alvo.

Com os 21 exemplos abordados nesse artigo, você está equipado com várias opções viáveis para experimentar em sua própria página.

Aplique já os conhecimentos adquiridos e veja a transformação acontecer. Precisando de ajuda? Conte com a Landing PRO para criar uma landing page que realmente funciona!

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