Há muita confusão devido às similaridades entre página de vendas e página de conversão.

Se prestar atenção somente em suas estruturas elas podem ser até parecidas, mas o intuito de cada é bem diferente.

A página de conversão, também conhecida como Landing Page, tem o intuito de coletar dados do usuário, na maioria das vezes é mais curta e enxuta.

Embora raramente possa até ter um botão de compra, geralmente nela é ofertado como isca, algum material digital rico que vai nutrir o visitante para fazer com que ele percorra a jornada até a compra.

Já a página de vendas, é mais detalhada e o intuito é exclusivamente vender o produto ou serviço. Nela haverá todo um script para conduzir a pessoa até a compra.

Vamos conhecer as diferenças e o que contém cada uma delas.

O que é página de conversão ou landing page

A página de conversão ou landing page como também é conhecida, ou página de captura nomenclatura usada por analistas de marketing, geralmente é a página de chegada do visitante.

Para fazer com que o usuário se cadastre e deixe seu contato, geralmente é oferecido um material rico para que a pessoa baixe após o cadastro como um ebook, um workshop, etc.

O uso mais frequente dela é atrair novos clientes, e para isso você tem que saber como montar a landing page de forma eficaz.

Para que servem as páginas de conversão

Em uma landing page o conteúdo tem que ser voltado para a conversão. Todo tráfego que você gerar para a página de conversão é para a captação de leads, que são os visitantes que deixaram seu contato.

Aumentando a base de leads

Lead é todo aquele que em algum momento forneceu o contato para sua empresa, seja o nome, e-mail, whatsapp, em troca de algum conteúdo rico que foi oferecido.

Sendo assim, o lead é um possível consumidor do seu produto ou serviço, pois já se mostrou interessado neste conteúdo oferecido.

Conhecendo os leads

Nas landing pages além de pegar esse contato também podem ser feitas perguntas pontuais para serem respondidas pelo público.

Através dessas perguntas você pode definir melhor seu público e pelo que ele mais se interessa daquilo que você oferece.

Reduzindo custos

Conhecendo melhor a persona que se interessa e consome seu produto ou serviço, você pode focar apenas nele e deixar de ter gastos com públicos que não tem conexão com o que você oferece.

Elementos básicos da Landing Page

A landing page ou página de conversão deve ser bem feita e ter um motivo claro pelo qual a pessoa foi conduzida a entrar, e este deve levá-la a ação requerida.

Não existe uma regra única de como a página deve ser montada, muitas vezes somente através de testes para saber o que a torna mais atrativa, porém há alguns itens que não podem faltar.

Títulos simples e diretos

E também que sejam atrativos. Que não deixe dúvida da proposta e faça o visitante pensar que realmente precisa do que está sendo oferecido, deixando claro qual o benefício oferecido.

Pode ser usado também um subtítulo para dar mais ênfase à proposta do título e fazer com que a pessoa prossiga na página.

Formulários Eficientes

Este é um componente essencial da página para criar uma landing page de sucesso. Esta é sua primeira aproximação com o potencial cliente.

Deve conter perguntas objetivas, para que a pessoa não tenha que parar para pensar e acabe desistindo de continuar. Caso faça parte de sua pesquisa sobre o lead deixe apenas uma pergunta aberta, mas sem obrigatoriedade de responder para receber o material.

Deve deixar claro que não será uma fonte de spam e que só será enviado materiais ricos.

Não use links ou menus

Quanto menos possibilidades de saída da página melhor, pois o que se quer é que a pessoa fique na página até cumprir com a ação desejada que é deixar seu contato.

Quando há possibilidade dela sair da página, pode ser que se distraia e não retorne, e aí você perdeu o lead.

Adeque ao funil e à oferta

Em um pequeno texto, explique o que a pessoa encontrará no material que está sendo oferecido à ela.

Torne-o mais atrativo e explique o que ela irá encontrar, ou aprender e como pode modificar a vida dela. Com um visual destacado e um texto chamativo para levá-la à ação.

Imagens e Vídeos para complementar

Elementos visuais são muito importantes e dão grande apoio ao texto escrito.

Provas sociais

Ter outras pessoas falando bem de você e do que está sendo ofertado aumenta sua autoridade.

A validação social pode ser feita através de depoimentos, números alcançados, clientes grandes reconhecidos, reportagens citadas.

Senso de urgência

Usar o gatilho da urgência também ajuda muito. Quando você ouve que só hoje estará disponível aquilo que você quer, com certeza você para o que está fazendo e adquire para não perder, não é mesmo?

CTA direto e atraente

O CTA da página de conversão geralmente encontra-se no botão, que deve ser direto, chamativo e estar destacado. Ao invés de colocar no botão apenas “Envio”, faça-o mais chamativo como “Baixe agora seu E-book”.

O que é página de vendas?

A página de vendas deve mostrar ao visitante o produto ou serviço oferecido, o que será solucionado com a compra e como sua vida melhorará.

Ela tem que ter conexão com o anúncio mostrando a relevância desta, e acabará baixando o valor do clique, mantendo o interesse de continuar na página.

A página de vendas tem que ter um único objetivo que é a venda do produto ou serviço sem desvios e sem distrações que tirem a pessoa da página, assim como na landing page.

Como fazer a página de vendas

O fundamental da página de vendas é ser persuasiva, e que seja descrito todos os detalhes do produto.

Usar pontos de escassez motiva o cliente a comprar, pode ser escassez do próprio produto ou serviço, ou algum bônus caso seja um produto ou serviço que está sempre à venda.

Título atraente

Tenha um grande benefício com um título que atraia a atenção causando curiosidade. No título da página de vendas usa-se gatilhos mentais voltados para a venda.

Subtítulo

Destrinche o benefício da promessa feita no título, respondendo que a pessoa vai descobrir ao continuar na página de vendas.

Texto com oferta

Comece mostrando um grande benefício prometido no título, faça perguntas que toquem na dor da pessoa por não ter o produto e use a jornada do herói para mostrar que o personagem do produto é igual ao usuário.

Mostre que o produto ou serviço resolveu seus problemas e que resolverá o da pessoa.

Liste várias transformações que a pessoa terá com o produto e deixe claro que o produto é para quem está vendo e as diferenças do produto, mostrando o que o diferencia e o torna melhor que os outros.

As dores que o produto resolverá de forma detalhada e que vão de encontro com a necessidade do público.

Construa a visão do futuro dos sonhos no usuário ao adquirir o produto ou serviço

Vídeo de Vendas

O vídeo deve conter o conteúdo que a pessoa verá na página.

Deve ser gravado como se fosse uma conversa direta com a pessoa que está assistindo o vídeo.

Valor Agregado

Mostre o valor agregado do produto, detalhe as facilidades de pagamento que pode oferecer e use a garantia como confiança que tem no produto.

CTA estimulante

Tem que aparecer em cada dobra da página e levar o cliente até a compra. Aqui também tem que ser utilizado gatilhos mentais.

Caso seja venda de produtos perpétuos, você pode apresentar um bônus extra e usar a escassez desse bônus.

Prova Social

É importante provar que você é uma autoridade para falar sobre o assunto, independente do produto ou serviço.

Depoimentos de clientes contam muito, pois são provas reais de que realmente funciona e ao adquirir a pessoa poderá ter os mesmos resultados.

Sobre a Empresa

Mostre o diferencial da empresa, crie um storytelling que marque na memória do leitor. Conte como foi criada a empresa ou o negócio, o motivo, o planejamento, as mudanças que causou em sua vida e na das pessoas ao redor. Isso cria conexão.

FAQ

O principal uso do Faq é para quebra de objeções, principais dúvidas e obstáculos devem ser respondidos.

Geralmente é onde a pessoa falaria com o vendedor, então deve ser feita como se fosse uma pessoa respondendo aquelas dúvidas que ainda estão impedindo a pessoa de fechar a compra.

Diferenças entre lojas virtuais e página de vendas

As lojas virtuais mostram vários produtos que a empresa vende. É uma grande vitrine virtual, onde a pessoa pode escolher entre diversos produtos oferecidos.

Já a página de vendas de grande conversão oferece apenas um produto ou serviço, destrinchando esse produto ou serviço ao máximo e levando a pessoa à compra sem distrações com outras coisas.

Como divulgar página de Vendas

A página de vendas pode ser divulgada diretamente para seus leads através de e-mails marketing.

Em suas redes sociais, seu canal do youtube e principalmente através de conteúdos do seu blog.

Como divulgar página de Conversão

Um dos canais mais utilizados para fazer com que as pessoas cheguem até as páginas de conversão são as redes sociais. Pois ao utilizarem seu algoritmo acabam mostrando às pessoas o que elas já estão procurando.

Também é usado e-mail marketing para os leads já existentes.

E o anúncio em mídias pagas, onde você pode utilizar ferramentas de análise para otimizar seus anúncios.

Qual a diferença entre página de vendas e página de conversão?

A página de conversão é para captação do lead e a página de vendas é aquele caminho final para que o lead compre seu produto.

A página de conversão tem que ser um chamativo para o usuário vir a conhecer o produto ou serviço e deixar seu contato. Também pode ser usada para segmentar esse lead e saber o que mais o interessa.

Na página de conversão você oferece algum material rico e gratuito para que seja trocado pelo contato da pessoa.

A página de vendas é o passo final, após esse lead ter sido nutrido com seu conteúdo.

A página de vendas somente vai falar do que está sendo oferecido guiando a pessoa até a compra. É uma página onde deve-se usar muita persuasão e quebra de obstáculos.

Quando usar página de conversão

Assim, quando você quer apenas captar o lead, fazer com que o visitante da sua página receba seu conteúdo para prepará-lo mais adiante para comprar de você, você faz com que ele passe pela sua página de conversão.

Na sua página de conversão você vai pegar os dados dele como e-mail, whatsapp, etc, para que você o alimente com o seu conteúdo e transforme esse visitante em seu seguidor para que mais adiante ele venha a descer o funil e queira comprar o que você oferecer.

Seu próximo passo então é após ter nutrido esse contato e ele estar pronto, enviá-lo para sua página de vendas, onde aí sim, o produto ou serviço estará detalhado em uma página completa que o levará a compra.

E para que seu visitante transforme-se em seu seguidor e siga toda a jornada de compra é indispensável que sua página de conversão seja atrativa e impactante para que você consiga seu contato.

A página de conversão tem impacto direto em suas vendas, saiba como ampliar seus resultados com ela.

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