A internet é um ótimo lugar para realizar vendas. Isso porque milhares de pessoas estão conectadas todos os dias, e em muitas dessas ocasiões, estão procurando produtos, conhecendo coisas novas, vendo outras pessoas usando e falando sobre ele e outras coisas relacionadas.

Existem muitos lugares onde as pessoas podem comprar produtos e serviços, como, lojas virtuais, redes sociais, marketplaces e outros. Uma ótima opção que também é muito usada e gera otimo benefícios para as empresas são as páginas de vendas.

Uma das peças chaves para fazer uma página de vendas despontar e ganhar presença na internet é utilizar algumas práticas durante a sua criação. Isso pode fazer total diferença para uma empresa, uma vez que quanto mais pessoas ela atrair, maiores são as chances de converter as vendas. Consequentemente, é mais lucro para a empresa.

Mas o que é preciso fazer para isso acontecer? É possível criar página de vendas grátis? Quais as melhores estratégias deve-se aplicar nelas? Essas são apenas algumas dúvidas que podem surgir sobre esse assunto.

Pensando nisso e para te ajudar a criar página de vendas grátis e elevar os números da sua empresa de uma vez por todas, criamos esse post. Vamos te mostrar todos os passos para você aprender e colocar em prática o mais rápido possível. Confira!

Página de vendas: O que é?

As páginas de vendas são muito comuns na internet e provavelmente você já navegou por algumas delas. Ela nada mais é que uma landing page que mostra um determinado produto ou serviço, físico ou digital, e comercializa ele.

Ela funciona como uma vitrine online de demonstração e pode conter vídeos, fotos, descrição do produto ou serviço e todas as informações sobre ele. Além disso, essa landing page pode conter também depoimentos de clientes que utilizaram a solução e informações da própria empresa por trás delas.

O maior objetivo dessa página, como o próprio nome já diz é vender, dessa forma é possível aplicar algumas técnicas que quebram as objeções dos clientes relacionadas à compra e aumenta o número de conversões.

E para finalizar a venda é muito fácil, isso porque a página de vendas disponibiliza um botão onde a pessoa interessada clica e já é redirecionada para a finalização, ou checkout. Aqui ela insere a forma de pagamento desejada de acordo com as opções existentes e finaliza a compra.

Página de vendas x landing page

Apesar de terem como objetivo principal levar o visitante a executar uma ação, que no caso, é finalizar a compra, a página de vendas e a landing page contém algumas diferenças.

Uma landing page pode atuar de acordo com o funil de marketing da estratégia implantada na empresa. Uma delas é a geração de leads. Nesse caso o seu maior objetivo é coletar os melhores contatos do visitante e, em troca, disponibilizar algum material como ebooks, webinars, vídeo demonstrativo, entre outros.

Já a página de vendas tem o objetivo de efetuar a venda em si. Ela é estrategicamente voltada para a comercialização de um único produto ou serviço, desprendendo de ações para chamar a atenção do visitante para ele e finalizar a venda.

As duas opções são bem objetivas em suas funções, e até compartilham disso, porém a landing page pode variar de acordo com a estratégia aplicada e ainda ser um caminho para gerar um cliente.

Diferença de página de venda para loja virtual

Assim como uma landing page apresenta diferenças para um site convencional, na página de vendas também acontece em relação a uma loja virtual. Apesar do objetivo final ser o mesmo, efetuar a venda, a forma como elas são montadas para a visualização do visitante é diferente.

A página de vendas oferece o produto ou serviço de uma forma mais atraente, com um enfoque maior nele. Geralmente é direcionada para uma única solução e direciona o cliente para a finalização da compra somente com essa opção.

Uma loja virtual é diferente. Nela você pode encontrar um estoque com todos os produtos oferecidos pela empresa. Esses produtos podem aparecer divididos por categorias e disponibilidade ou não. Além disso, é possível selecionar mais de uma opção, colocá-la em um carrinho e finalizar a compra com todas juntas.

Justamente pelas diferenças que uma página de vendas e uma loja virtual podem ser usadas em conjunto, principalmente se tiver uma estratégia de vendas bem montada. Dentro de um site, uma landing page de vendas pode ser usada para destacar um produto ou serviço, ou em datas especiais como natal ou dia das mães, por exemplo.

Muitas vezes utilizar um canal de vendas ou outro vai depender da própria empresa e de sua demanda. Lojas com maior variedade de produtos em estoque, a loja virtual pode atender melhor. Já para um mix pouco diversificado, a página de vendas pode ser uma opção mais atraente.

Vantagens de criar uma página de vendas

Como falamos anteriormente, a página de vendas é direcionada a um produto ou serviço e tem como principal objetivo fazer com que o visitante efetue a compra. Apesar de ser bem objetiva, criar uma pode apresentar vantagens para a sua empresa e até mesmo facilitar o fechamento das vendas.

Com uma página de vendas é possível ter vantagens como:

  • Amplo alcance - É possível otimizar uma página de vendas com técnicas de SEO e posicionar ela nos primeiros resultados de pesquisa do Google. Também existe a possibilidade de divulgar o link dela em redes sociais, e-mail marketing e anúncios pagos;
  • Maior taxa de conversão - Com a possibilidade de divulgar o produto ou serviço oferecido com fotos, vídeos, depoimentos e detalhes, fica mais fácil convencer o cliente, quebrar objeções e finalizar a compra;
  • Credibilidade - A página de vendas gera mais credibilidade ao vendedor e ao que está sendo vendido, consequentemente. Diferente de vender por outros locais, como as redes sociais, aqui, as informações são mais detalhadas. Isso gera mais segurança e credibilidade.

Como criar uma landing page no formato de página de vendas?

Existem alguns pontos que são cruciais em uma landing page no formato de uma página de vendas. Como falamos anteriormente, é possível colocar nela diversas informações para dar credibilidade ao produto ou serviço oferecido e com isso ganhar a confiança dos visitantes.

Invista em um copy que mostre a descrição completa do que a empresa está oferecendo. Coloque também imagens reais do produto ou dos resultados da solução, vídeos demonstrativos e o que tiver disponível para dar mais credibilidade ao visitante.

Pense que a página de vendas é o recurso para convencer outra pessoa a comprar a sua solução, mesmo que ela nunca tenha visto antes. Outro fator importante é fazer com que ele efetue a compra no momento que visita a página, deixando disponível que isso aconteça em poucos cliques.

Escolha uma ferramenta

O primeiro passo para criar uma página de vendas e escolher uma ferramenta especializada no assunto. Existem várias no mercado, inclusive com a possibilidade de criar página de vendas gratis. Porém algumas funções podem ser limitadas para esse modelos de trabalho.

Um ponto muito importante é optar por um layout responsivo. Isso possibilita que o conteúdo da página se adapte ao dispositivo que as pessoas estão usando para ver. Isso faz muita diferença quando se usa um smartphone ou um computador para visualizar as informações, além de evitar que fique tudo desconfigurado.

Chame a atenção

Uma das coisas que mais prendem a atenção das pessoas são os títulos chamativos. Ele geralmente é a primeira coisa que é vista e por isso tem um papel muito importante nos conteúdos. Ele precisa prender a atenção, criar curiosidade e ainda passar credibilidade.

Crie títulos bem criativos e chamativos. Ao mesmo tempo, tenha em mente que também é preciso ser atrativo e objetivo. Aqui você irá dar uma prévia do que será mostrado e da proposta do que será oferecido. O objetivo principal é despertar o desejo para que a pessoa tenha motivação para continuar consumindo o conteúdo oferecido.

Capriche na descrição

Se o seu título cumpriu o papel e prendeu a atenção do visitante o próximo desafio é descrever o produto ou serviço oferecido da melhor forma possível. Descreva detalhadamente as características da solução oferecida, para quem estiver lendo possa entender perfeitamente sobre ela.

Apesar de mostrar cada detalhe, não se esqueça de usar uma linguagem bem clara e direta. É preciso ter em mente que aquilo pode ser algo totalmente novo para uma pessoa e cada detalhe explicado pode fazer a diferença.

Uma boa técnica para se usar aqui é o storytelling, uma vez que ela consiste em contar uma história seguindo uma linha do tempo. Usando ela você pode explicar sobre o produto ou serviço e mostrar onde ele será útil na vida do visitante.

Tenha um processo de compra transparente

Da mesma forma que é preciso deixar todas as informações na página de vendas sobre o produtos ou serviço, tenha claro também todo o processo de efetivação da compra. Deixe as opções aceitas para o pagamento bem visíveis e também os prazo de entrega ou de acesso ao produto, caso seja um infoproduto.

Caso o valor modifique de acordo com a forma ou quantidade de parcelas do pagamento, isso também deve ficar claro. Aqui, inclusive, é uma boa hora de sugerir ao cliente formas de pagamento que possuem a retirada mais rápida, como o pix. Mostrando que com ele o valor pode ser menor, por não conter juros, por exemplo.

Pense em todas as dúvidas

Mesmo que a descrição do produto ou serviço esteja completa na página de vendas, sempre uma dúvida ou outra pode acabar surgindo. Por isso, é preciso estar preparado e reter o cliente, deixando disponível as respostas para qualquer informação que for procurada.

Crie um espaço com respostas para perguntas frequentes, conhecido como FAQ(Frequently Asked Questions). Por mais ingênua que uma dúvida possa parecer, caso não tenha uma resposta, pode ser crucial para o fechamento da venda.

Com a FAQ criada, o visitante pode facilmente encontrar as respostas para suas dúvidas sobre a solução oferecida, prazos, formas de pagamento e qualquer outra que esteja relacionada.

Depoimento de clientes

Uma das melhores formas de demonstrar que algo é bom, é através de depoimentos de outras pessoas que já usaram e ficaram satisfeitas. Explore essa vantagem e coloque depoimentos reais de pessoas que já compraram e recomendam, se possível até, dando exemplos de como a solução serviu para elas.

Um ponto forte da página de vendas é a possibilidade de mostrar esses depoimentos de diversas formas. Eles podem ser em vídeo, em texto e até mesmo prints de conversas em aplicativos de comunicação ou redes sociais. Lembrando sempre, que é muito importante, que tenha o consentimento do cliente para colocar na página.

Utilize gatilhos mentais

Os gatilhos mentais são técnicas que podem ser aplicadas em diversos tipos de situações. Alguns deles são perfeitos para uma página de vendas e podem gerar um maior interesse e agilidade para o cliente fechar a compra.

Um deles é o gatilho da escassez que cria a ideia que a oportunidade é limitada. É muito comum usar frases como “vagas limitadas” e "restam poucas unidades”. Mesmo que a pessoa ainda esteja em dúvida, vendo que pode perder a chance de adquirir o produto, corre para decidir e garantir o seu.

Outro gatilho mental muito usado é o da urgência. Nesse caso é muito comum ver um cronômetro decrescente com o aviso que quando ele zerar a oferta termina. Isso gera justamente a urgência. Outras coisas que também geram são avisos de promoção relâmpago ou oportunidade única.

Chamada para ação

Talvez essa seja uma das principais características de uma página de vendas bem montada. A chamada para ação ou CTA(Call to Action) é o que direciona o visitante para a página de pagamento.

Aqui pode-se colocar um botão com a chamada na primeira pessoa como “Quero aproveitar” ou “Quero comprar agora”. Uma boa opção é realizar testes A/B e ver quais dão mais resultados. Às vezes uma troca da cor do botão ou uma frase de efeito pode gerar mais conversões.

Como criar uma página de vendas que converte?

Para ter uma página de vendas que realmente converta, evite distrações e vá direto ao assunto principal.

Todos os elementos da página devem ser pensados com o único objetivo de vender. É preciso ter atenção em tudo, links, imagens, layout, texto e o que mais for fazer parte da sua página de vendas.

Confira algumas informações primordiais que a sua página de vendas deve possuir para gerar mais vendas:

  • Evite distrações,
  • Foque nas informações essenciais;
  • Design responsivo;
  • Bom CTA.

Como falamos anteriormente, é muito importante também realizar testes A/B para saber qual modelo tem o melhor poder de conversão. Essa diferença pode aparecer na cor de um botão ou no uso de uma imagem no lugar de um gráfico, por exemplo.

Para fazer isso, é preciso publicar duas páginas com as opções escolhidas (design, cor de botões, texto, etc) e ver qual delas terá mais conversão em um determinado tempo. Através disso é possível observar qual terá o melhor desempenho entre elas.

Quem faz uma página de vendas?

Assim como outros produtos digitais, a página de vendas pode ser feita por profissionais da área ou sistemas especializados que facilitam a sua criação. Apesar do objetivo bem assertivo e direcionado, é possível fazer uma página de vendas de forma rápida e fácil.

Existem algumas formas de fazer a sua página de vendas que são:

  1. Faça você mesmo - Apesar de ao primeiro momento parecer ser algo complicado ou difícil de ser feito, criar a sua própria página de vendas pode ser mais fácil do que parece. Existem serviços gratuitos e pagos no mercado que possibilitam a criação de sua própria página de vendas;
  2. Profissionais freelancer - Existem freelancers especializados na criação de páginas de vendas. Esses profissionais trabalham por conta própria e prestam seus serviços para diversos cliente;
  3. Agências - Existem agências que oferecem o serviço de criação de páginas de venda. Algumas são conhecidas e possuem um portfólio grande. Porém, podem ser mais caras.

Essas são as formas disponíveis no mercado para a criação da sua página de vendas. uma grande vantagem em você mesmo criar a sua é o conhecimento do seu próprio negócio, do seu público e das estratégias que mais fazem efeito para a sua empresa.

Outra vantagem de você mesmo construir a sua página de vendas é acompanhar todo o processo de criação, sabendo exatamente tudo que será feito e como será aplicado.

Além disso, você aprende cada vez mais sobre estratégias de marketing digital e aplica elas para o benefício da sua própria empresa.

É possível criar uma página de vendas grátis?

Apesar de ser uma ferramenta assertiva e que pode gerar muitas conversões para a sua empresa, é possível sim criar uma página de vendas de forma totalmente grátis. Existem ferramentas que oferecem esse tipo de serviço e você pode montar a sua e colocá-la no ar.

Da mesma forma, também existem as opções pagas para criar a sua página de vendas. Nesse caso elas são mais completas e contam com configurações mais avançadas que podem fazer total diferença nos resultados das suas vendas.

Tudo depende do valor disponível para o investimento, porém, é preciso ter em mente que quanto mais vendas a página gerar, maiores serão os lucros. Ou seja, uma página de vendas com mais recursos, rapidamente, devolve o valor investido na criação dela.

Por isso, mesmo existindo a opção de criar a sua página de vendas gratuitamente é muito importante colocar na balança esse retorno e até mesmo os objetivos com as vendas. Com os resultados e metas atingidas de forma mais rápida, vale a pena investir na criação da página de vendas e rodar outras ofertas. Criando assim, um carrossel de lucros.

Agora que você já sabe as diversas vantagens das páginas de vendas e o potencial que elas podem trazer para as suas vendas, nada melhor do que ver funcionando na prática. Colocando a mão na massa!

Aqui na Landing Pro você pode fazer um teste grátis para criação de página de vendas de forma rápida e simplificada.

Não perca tempo e aproveite para alavancar o seu negócio digital com uma das melhores ferramentas de conversão existentes no mercado. Comece a usar e descubra um novo mundo de oportunidades e crescimento. Eleve o patamar da sua empresa e aumente as possibilidades de conquistar lucros nunca atingidos antes.

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